O PIBID como estratégia pedagógica na formação inicial docente

  • Desire Luciane Dominschek Centro Universitário Internacional
  • Tabatha Castro Alves Centro Universitário Internacional
Palavras-chave: Pibid. Impactos. Formação docente.

Resumo

Este estudo analisa os impactos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na educação básica a nível nacional. O PIBID é uma política pública brasileira que incentiva e valoriza o aprimoramento na formação dos docentes para a educação básica. O objetivo central desse estudo é investigar a ação do programa na formação docente, bem como analisar como está sendo conduzida a formação inicial dos professores. Optou-se em descrever o PIBID e apresentar os dados de desempenho do programa entre os anos de 2007 a 2013, de forma a ilustrar os benefícios do Programa. Como fonte de pesquisa foram utilizados os estudos de Gatti, Pimenta, Saviani, Severino e Tardif. A partir da análise documental das Portarias 038/2007, 122/2009, 096/2013, do Edital 061/2013, do Decreto 7.219/2010, do Relatório de Gestão (2009-2013) e do Relatório de Gestão (2009-2014), os resultados apresentados revelam uma política pública estruturada, que valoriza e fortalece a formação docente, traz melhoria em relação à qualidade nas escolas de rede pública, integrando as universidades e escolas, propicia a formação continuada dos professores da IES e dos Supervisores da escola. O programa proporciona a articulação entre a teoria e a prática, trazendo consigo a oportunidade do estudante se aproximar da realidade do cotidiano escolar, e ao mesmo tempo incentiva a pesquisa, cria condições de uma formação consequente, para que de fato os licenciandos possam participar efetivamente do processo de formação, de maneira emancipadora por meio da apropriação do conhecimento e dos saberes necessários para uma formação transformadora.

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Biografia do Autor

Desire Luciane Dominschek, Centro Universitário Internacional

Doutorado em Educação - Área de Filosofia e História da Educação UNICAMP; Mestrado em Educação -Área de Historia e Historiografia da Educação - UFPR; Professora e Coordenadora de pesquisas e públicações acadêmicas - Comitê de Ética e Coordenadora Institucional PIBID do Centro Universitário Internacional - UNINTER

Tabatha Castro Alves, Centro Universitário Internacional
Pedagoga e especialista em psicopedagogia pelo Centro Universitário  - UNINTER  Professora da educação básica
Publicado
2017-09-04
Como Citar
Dominschek, D. L., & Alves, T. C. (2017). O PIBID como estratégia pedagógica na formação inicial docente. Revista Internacional De Educação Superior, 3(3), 624-644. https://doi.org/10.22348/riesup.v3i3.7771