Política educacional e estratégias discursivas sobre nacionalismo nos planos nacionais de desenvolvimento (1970-1985)

  • Rosangela Maria de Nazare Barbosa e Silva Universidade da Amazônia
Palavras-chave: Política educacional. Nacionalismo. Planos nacionais. Estratégias discursivas.

Resumo

Este texto tem por objetivo estabelecer relações sobre as estratégias discursivas dos documentos educacionais, a partir dos planos nacionais de desenvolvimento do Regime Militar. Para tal, devemos considerar as especificidades e características do contexto nacional em que foram realizadas as reformas educacionais. Tratava-se de uma sociedade capitalista, inserida de forma periférica no mercado mundial. Ponderamos que tanto o modelo econômico como a conjuntura imposta pela ditadura de segurança nacional teve influência no direcionamento e na forma da política educacional a partir de 1964 e, consequentemente, nas reformas educacionais para a educação superior. Esse processo sofreu influência de grupos sociais organizados e vários outros segmentos da sociedade que polarizaram as atenções de planejadores e estudiosos da educação. Apesar das tensões ensejadas, existia um relativo consenso que se tornava comum, entre os diferentes agentes sociais, uma estratégia discursiva baseada no nacionalismo e na modernização do Brasil que, por vezes atravessariam os projetos educacionais e de desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Rosangela Maria de Nazare Barbosa e Silva, Universidade da Amazônia
Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2009) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2014). Atualmente é Assessora Técnica do Conselho Estadual de Educação. Pesquisadora integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Relações Raciais (GERA-UFPA). Associada à ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as), Associada à ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação. Docente da Universidade da Amazônia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Relações Raciais, atuando principalmente nos seguintes temas: Política educacional, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas, Currículo, Relações raciais, Leitura, escrita, alfabetização.
Publicado
2017-09-17
Como Citar
Silva, R. M. de N. B. e. (2017). Política educacional e estratégias discursivas sobre nacionalismo nos planos nacionais de desenvolvimento (1970-1985). Revista Internacional De Educação Superior, 3(3), 678-705. https://doi.org/10.22348/riesup.v3i3.7760