Banner Portal
Indicadores de internacionalização: o que os Rankings Acadêmicos medem?
PDF

Palavras-chave

Internacionalização. Educação superior. Rankings acadêmicos.

Como Citar

LEAL, Fernanda Geremias; STALLIVIERI, Luciane; MORAES, Mário César Barreto. Indicadores de internacionalização: o que os Rankings Acadêmicos medem?. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 52–73, 2018. DOI: 10.22348/riesup.v4i1.8650638. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650638. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

 

Um dos aspectos que reflete a importância da internacionalização da educação superior no contexto contemporâneo é criação de rankings acadêmicos globais e a inclusão de indicadores de internacionalização nessas ferramentas, que têm influenciado significativamente as políticas universitárias e governamentais. A despeito do prestigiado status adquirido pelos rankings, seus indicadores ainda refletem certa obscuridade e, nesse sentido, suscitam debates sobre sua capacidade de mensurar qualidade educacional. Diante desse cenário, o objetivo deste artigo é analisar os principais rankings acadêmicos internacionais e nacionais, com foco nos indicadores relacionados à internacionalização da educação superior. A pesquisa internacional, na forma de publicação, constitui-se como o indicador de internacionalização mais significativo para os rankings investigados, em parte devido a seu caráter quantitativo, que viabiliza a análise transnacional. Na ausência de análises qualitativas e contextualizadas, com indicadores e pesos adotados segundo justificações teóricas, os rankings acabam não contemplando a totalidade dos objetivos e missões que permeiam as universidades ao redor do mundo, e tampouco a complexidade inerente ao conceito de internacionalização da educação superior.

https://doi.org/10.22348/riesup.v4i1.8650638
PDF

Referências

AGUILLO, Isidro. Rankings de universidades: el ranking Web. Higher Learning Research Communication, v. 2, n. 1, p. 3-12. 2012. Disponível em: < http://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1134275.pdf >. Acesso em: 6 out. 2017.

ALTBACH, Phillip. The dilemmas of ranking. International Higher Education, n. 42, p. 2-3, 2015. Disponível em: < https://ejournals.bc.edu/ojs/index.php/ihe/article/view/7878/7029 >. Acesso em: 6 out. 2017.

ALTBACH, Phillip; HAZELKORN, Ellen. Pursuing rankings in the age of massification: for most- forget about it. International Higher Education, n. 89, p. 8-10, Spring 2017. Disponível em: < https://ejournals.bc.edu/ojs/index.php/ihe/article/view/9834/8616>. Acesso em: 6 out. 2017.

ACADEMIC RANKING OF WORLD UNIVERSITIES (ARWU). ARWU 2015: metodologia. 2016. Disponível em: < http://www.shanghairanking.com/pt/aboutarwu.html >. Acesso em: 8 set. 2016.

BERNINI, Giuliano. For a language policy in the internationalized university. Journal of Technology Transfer, v. 40, n. 3, p. 380-386. 2015. Disponível em: < https://link.springer.com/article/10.1007/s10961-014-9351-1>. Acesso em: 6 out. 2017.

BUELA-CASAL, Gualberto; GUTIÉRREZ-MARTÍNEZ, Olga; BERMÚDEZ-SÁNCHEZ, María Paz; VADILLO-MUÑOZ, Oscar. Comparative study of international academic rankings of universities. Scientometrics, v. 71, n. 3, p. 349-365, 2007. Disponível em: < https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11192-007-1653-8>. Acesso em: 6 out. 2017.

DE WIT, Hans. Is the international university the future for higher education? International Higher Education, n. 80, Spring 2015. Disponível em: < https://ejournals.bc.edu/ojs/index.php/ihe/article/view/6133/5372>. Acesso em: 6 out. 2017.

DE WIT, Hans. The impact of rankings on internationalization. IREG-8 Conference, Lisbon, Portugal. 4-6 May 2016.

GUIA DO ESTUDANTE. Conheça a trajetória do Guia do Estudante. 2016. Disponível em: <http://guiadoestudante.abril.com.br/premio/sobre-premio/conteudo_132818.shtml >. Acesso em: 1 out 2016.

GUIA DO ESTUDANTE. Prêmio Melhores Universidades Guia do Estudante 2015. 2016a. Disponível em: < http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem/escolas-nota-dez-premio-melhores-universidades-guia-estudante-2015-905103.shtml>. Acesso em: 1 out. 2016.

GUIA DO ESTUDANTE. Entenda como é feita a avaliação de cursos do Guia do Estudante. 2016b. Disponível em: <http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-

enem/entenda-como-feita-avaliacao-guia-estudante-950288.shtml >. Acesso em: 1 out. 2016.

HAMEL, Rainer Enrique; LÓPEZ, Elisa Álvarez; CARVALHAL, Tatiana Pereira. Language policy and planning: challenges for Latin American universities. Language Planning, v. 17, n. 3-4, p. 278-297. 2016. Disponível em: < http://www.tandfonline.com/doi/abs/

1080/14664208.2016.1201208 >. Acesso em: 6 out. 2017.

HUDZIK, J. Comprehensive internationalization. Washington, DC: NAFSA, 2011.

IREG: OBSERVATORY ON ACADEMIC RANKING AND EXCELLENCE. IREG-8 Conference. University rankings and International Academic Relations: a bridging tool oh hindrance?. 2016. Disponível em: < http://ireg-observatory.org/en/ireg-8-programme >. Acesso em: 16 mar 2017.

JONS, Heike; HOYLER, Michael. Global geographies of higher education: the perspective of world university rankings. Geoforum, v. 46, p. 45-59, 2013. Disponível em: < http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0016718512002886>. Acesso em: 6 out. 2017.

KIM, Terri. Academic mobility, transnational identity capital, and stratification under conditions of academic capitalism. Higher Education, v. 73, n. 6, p. 981-997, 2017. Disponível em: < https://link.springer.com/article/10.1007/s10734-017-0118-0>. Acesso em: 6 out 2017.

KNIGHT, Jane. Internationalization remodeled: definition, approaches, and rationales. Journal of Studies in International Education, v. 8, n. 1, 5-31, 2004. Disponível em: < http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/1028315303260832>. Acesso em: 6 out 2017.

KNIGHT, Jane. Student mobility and internationalization: Trends and tribulations. Research in Comparative and International Education, v. 7, n. 1, p. 20-33, 2012. Disponível em: < http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.2304/rcie.2012.7.1.20>. Acesso em: 6 out. 2017.

KNIGHT, Jane. International universities: misunderstandings and emerging models? Journal of Studies in International Education, v. 19, n. 2, p. 1-15. 2015. Disponível em: < http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1028315315572899>. Acesso em: 6 out. 2017.

LAUS, Sônia. A internacionalização da educação superior: um estudo de caso da Universidade Federal de Santa Catarina. 2012. Tese (Doutorado em Administração). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.

LEAL, Fernanda Geremias; MORAES, Mário César Barreto. Internacionalização do currículo: um olhar crítico fundamentado no pensamento complexo. In: LUNA, Marcelo. (Org.). Internacionalização do currículo: educação, interculturalidade, cidadania global. São Paulo: Pontes, 2016. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/

_Internacionalizacao_do_curriculo_Um_olhar_critico_fundamentado_no_pensamento_complexo>. Acesso em: 6 out 2017.

LEASK, Betty; BRIDGE, Christopher. Comparing internationalisation of the curriculum in action across disciplines: theoretical and practical perspectives. Compare: a journal of comparative and international education, v, 43, n. 1, p. 79-101. 2013. Disponível em: < https://federation.edu.au/__data/assets/pdf_file/0015/200409/Comparing-IoC_Leask-and-Bridge2013.pdf >. Acesso em: 6 out 2017.

LIMA, Manolita Correia; CONTEL, Fábio Betiolli. Internacionalização da educação superior: nações ativas, nações passivas e a geopolítica do conhecimento. São Paulo: Alameda, 2011.

LIU, Nian. Cai. The story of Academic Ranking of World Universities. International Higher Education, Chestnut Hill, MA, v.54, p. 2-3, Winter 2015. Disponível em: < https://ejournals.bc.edu/ojs/index.php/ihe/article/view/8409/7543>. Acesso em: 6 out 2017.

MARGINSON, Simon. Global university ranking and performance improvement: what kind of international academic relations are created by rankings? IREG - CONFERENCE, 8.: 2016, Lisboa. [Proceedings…]. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 2016.

MARGINSON, Simon. Do rankings drive better performance? International Higher Education, n. 89, Spring 2017. Disponível em: < https://ejournals.bc.edu/ojs/

index.php/ihe/article/view/9833/8615 >. Acesso em: 6 out 2017.

MARINGE, Felix; FOSKETT, Nick; WOODFIELD, Steve. Emerging internationalisation models in an uneven global terrain: findings from a global survey. Compare: a Journal of Comparative and International Education, v. 43, n. 1, p. 9-36, 2013.

MORAES, Mário César Barreto. 503 dúvidas para você tirar sobre a educação superior no Brasil. Florianópolis: Naus, 2016.

NUNES, Edson; FERNANDES, Ivanildo. Rankings internacionais: a irresistível polêmica em torno de seus sentidos e metodologias. Revista Ensino Superior, Campinas, n.12, jan./mar. 2014. Disponível em: < https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/artigos/rankings-internacionais-a-irresistivel-polemica-em-torno-de-seus-sentidos-e-metodologias>. Acesso em: 6 out 2017.

O’CONNELL, Catherine; SAUNDERS, Murray. Mediating the use of global university rankings: perspectives from education facilitators in an international context. Journal of Studies in International Education, v. 17, n. 4, p. 354-376. 2012. Disponível em: < http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/1028315312453743>. Acesso em: 6 out 2017.

PÉREZ-ESPARRELLS, Carmen; LOPEZ GARCÍA, Ana. Rankings de instituciones de educación superior: panorama internacional. Calidad em la Educación, v. 30, p. 328-343. 2009.

PÉREZ-ESPARRELLS, Carmen; GÓMEZ-SANCHO, Jose Maria. Los rankings internacionales de las instituciones de educación superior y las clasificaciones universitarias en España: visión panorámica y prospectiva de futuro. Fundación de Las Cajas de Ahorros, 2010. Disponível em: < http://www.univnova.org/documentos/440.pdf >. Acesso em: 6 out. 2017.

PRIETO-FLORES, Òscar; FEU, Jordi; CASADEMONT, Casademond. Assessing intercultural competence as a resulto f internationalization at home efforts: a case study from the Nightingale Mentoring Program. Journal of Studies in International Education, n. 20, v. 50, p. 437-453. 2016. Disponível em: < http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/1028315316662977 >. Acesos em: 6 out. 2017.

QUACQUARELLI SYMONDS (Q&S). Q&S University rankings. Disponível em: < http://www.iu.qs.com/university-rankings>. Acesso em: 9 set. 2016. 2016.

RANKING UNIVERSITÁRIO FOLHA (RUF). O que é o RUF. 2016. Disponível em: < http://ruf.folha.uol.com.br/2015/o-ruf/>. Acesso em: 9 set. 2016.

RANKING UNIVERSITÁRIO FOLHA (RUF). Como é feito o ranking de universidades. 2016a. Disponível em: < http://ruf.folha.uol.com.br/2015/o-ruf/ranking-universidades/>. Acesso em: 9 set. 2016.

STALLIVIERI, Luciane. Estratégias para a internacionalização do currículo: do discurso à prática. In: Luna, Marcelo (Org.). Internacionalização do currículo: educação, interculturalidade, cidadania global. São Paulo: Pontes, 2016.

STALLIVIERI, Luciane. Internacionalização e intercâmbio: dimensões e perspectivas. Curitiba: Appris, 2017.

TIMES HIGHER EDUCATION (THE). About. 2016. Disponível em: < https://www.timeshighereducation.com/world-university-rankings/about-the-times-higher-education-world-university-rankings>. Acesso em: 9 set. 2016.

TIMES HIGHER EDUCATION (THE). Methodology. 2016a. Disponível em: < https://www.timeshighereducation.com/news/ranking-methodology-2016>. Acesso em: 9 set. 2016.

TIMES HIGHER EDUCATION (THE). Brand u: how colleges and universities nurture their reputations. 2016b. Disponível em: < https://www.timeshighereducation.com/world-university-rankings/times-higher-education-to-host-symposium-on-university-reputation-and-brands >. Acesso em: 16 abr. 2017.

UNESCO. Rankings and accountability in higher education: uses and misuses. UNESCO, 2013.

VIEIRA, Rosilene; LIMA, Manolita Correia. Academic rankings: from its genesis to its international expansion. Higher Education Studies, v. 5, n. 1, p. 63-72. 2015. Disponível em: < http://www.ccsenet.org/journal/index.php/hes/article/view/42347/24161>. Acesso em: 6 out. 2017.

VIEIRA, Rosilene; LIMA, Manolita Correia. A busca pelo selo “universidade classe do mundo” e os rankings acadêmicos globais pioneiros. Interfaces Brasil/Canadá, Canoas, v. 16, n. 1, 97-116. 2016. Disponível em: < https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/interfaces/article/view/7704/5616>. Acesso em: 6 out. 2017.

Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.