Indicadores de internacionalização: o que os Rankings Acadêmicos medem?

Palavras-chave: Internacionalização. Educação superior. Rankings acadêmicos.

Resumo

 

Um dos aspectos que reflete a importância da internacionalização da educação superior no contexto contemporâneo é criação de rankings acadêmicos globais e a inclusão de indicadores de internacionalização nessas ferramentas, que têm influenciado significativamente as políticas universitárias e governamentais. A despeito do prestigiado status adquirido pelos rankings, seus indicadores ainda refletem certa obscuridade e, nesse sentido, suscitam debates sobre sua capacidade de mensurar qualidade educacional. Diante desse cenário, o objetivo deste artigo é analisar os principais rankings acadêmicos internacionais e nacionais, com foco nos indicadores relacionados à internacionalização da educação superior. A pesquisa internacional, na forma de publicação, constitui-se como o indicador de internacionalização mais significativo para os rankings investigados, em parte devido a seu caráter quantitativo, que viabiliza a análise transnacional. Na ausência de análises qualitativas e contextualizadas, com indicadores e pesos adotados segundo justificações teóricas, os rankings acabam não contemplando a totalidade dos objetivos e missões que permeiam as universidades ao redor do mundo, e tampouco a complexidade inerente ao conceito de internacionalização da educação superior.

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Biografia do Autor

Fernanda Geremias Leal, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); secretária-executiva da Secretaria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (SINTER/UFSC).

Luciane Stallivieri, Universidade Federal de Santa Catarina
Pós-doutorado em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Mário César Barreto Moraes, Universidade do Estado de Santa Catarina
Professor titular da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

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Publicado
2018-01-09
Como Citar
Leal, F. G., Stallivieri, L., & Moraes, M. C. B. (2018). Indicadores de internacionalização: o que os Rankings Acadêmicos medem?. Revista Internacional De Educação Superior, 4(1), 52-73. https://doi.org/10.22348/riesup.v4i1.8650638