Nova forma de acesso ao ensino superior público: um estado do conhecimento sobre o Sistema de Seleção Unificada - SiSU

Palavras-chave: Acesso ao ensino superior. Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Estado do conhecimento.

Resumo

Este trabalho apresenta um estado do conhecimento sobre o Sistema de Seleção Unificada - SiSU. Tomou-se por objeto o conjunto de trabalhos cadastrados no banco de teses e dissertações mantido pela CAPES que tratam do assunto. A seleção dos trabalhos (n = 16) foi feita com base nas fichas cadastrais e resumos e as análises foram feitas com enfoque nos resumos, introduções e conclusões apresentados pelos autores. Com base nestes dados, foi possível traçar um panorama da produção científica brasileira contemporânea sobre o SiSU, no âmbito dos programas de pós-graduação, identificando suas principais tendências, bem como resultados convergentes e divergentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thainara Cristina de Castro Ariovaldo, Universidade federal de Minas Gerais
Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro no grupo de pesquisa Observatório Sociológico Família-Escola (OSFE).
Cláudio Marques Martins Nogueira, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-doutorado na FLACSO/Argentina. Professor associado de Sociologia da Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador do Observatório Sociológico Família-escola (OSFE).

Referências

ABREU, Luís. Mecanismos de Seleção de Gale-Shapley Dinâmicos em Universidades Brasileiras: SISU, SISUα, SISUβ. 2013. Fortaleza: UFC, 2013. 74 p.

ABREU, Raimundo Luigi Santos de. Assimetrias socioeconômicas e acesso ao ensino superior – um estudo da (des)elitização discente da Universidade Federal do Ceará (UFC). 2013. Fortaleza: UFC, 2013. 151 p.

ABREU, Luís; CARVALHO, José R. Análise do jogo induzido pelo mecanismo SiSU de alocação de estudantes em universidades. In: ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA – ANPEC, 42., Natal, 2014. Anais... Natal: [s.n.] 2014.

ALMEIDA, Aléssio Tony Cavalcante de; SIQUEIRA, Liédje Bettizaide Oliveira de; SILVA, Andrea Ferreira da; SOBRAL, Eryka Fernanda Miranda; ROCHA, Evandro Farias. Estratégia Safe Choice sob menor Incerteza e Alocação Ineficiente no Ensino Superior Brasileiro. In: ENCONTRO REGIONAL DE ECONOMIA, 21., 2016, Fortaleza. Anais... Fortaleza: [s.n.], 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Proposta à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. 2009.

BRASIL.. Ministério da Educação. Termo de Referência. Novo ENEM e Sistema de Seleção Unificada. NET, 08 abr. 2009b. Disponível em: <https://www.ufpe.br/ufpenova/images/documentos/termo.pdf>. Acesso em: 22 set. 2017.

BRASIL.. Ministério da Educação. Portaria MEC n. 2, de 26 de janeiro de 2010. Institui e regulamenta o Sistema se Seleção Unificado. NET, 26 jan. 2010. Disponível em: < http://ces.ufpel.edu.br/vestibular/download/2009i/portaria_sisu_diario.pdf > . Acesso em: 02 mai. 2017.

BRASIL. Presidência da República. Lei Nº 12.711. Brasília: 29 de agosto de 2012.

BRASIL. Edital nº 5, de 13 de janeiro. Sistema de Seleção Unificada – SiSU. 2017.

COSTA, Clayton Pereira. Noções básicas de estatística através de um tema integrador. 2013. Maceió: UFAL, 2013. 84 p.

CZERNIASKI, Lizandra Felippi. Políticas públicas de democratização do ensino superior: um estudo sobre a ocupação das vagas nos cursos de graduação na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Francisco Beltrão. Maringá: UEM, 2014. 111 p.

DUBET, François. Qual democratização do ensino superior?.Cad. CRH, Salvador , v. 28, n. 74, p. 255-266, Aug. 2015.

FERNANDES, Aline Marques. Avaliação de Programa Social de Acesso à Educação Superior: o novo ENEM na Universidade Federal de Lavras. Lavras: UFLA, 2013. 101 p.

FLORES, Cézar Augusto da Silva. A escolha do curso superior no sistema de seleção unificada – SiSU: o caso do curso de enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop. Cuiabá: UFMT, 2013. 181p.

FRITSCH, Rosângela et al. A evasão nos cursos de graduação em uma instituição de ensino superior privada. Revista Educação em questão, Natal, v.52, n 38, p.81-108, maio/ago.2015.

GAIA, Elizabeth Silva. Elaboração do manual de orientações do processo seletivo para ingresso inicial nos cursos de graduação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Uberada: UFTM, 2017. 118 p.

GÓMEZ, Magela Reny Fonticiella. Acesso e permanência de alunos de engenharia da UTFPR - Câmpus Medianeira. Marília: UNESP, 2015. 123 p.

LI, Denise Leyi. O Novo ENEM e a plataforma SiSU: efeitos sobre a migração e a evasão estudantil. São Paulo: USP, 2016. 108 p.

LOURENÇO, Vânia Maria. Limites e Possibilidades do ENEM no Processo de Democratização do Acesso à Educação Superior Brasileira. Brasília: UNB, 2016. 145 p.

LUZ, Jackeline Lourenço Noronha da. O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) na Universidade Federal de Mato Grosso – campus Cuiabá – e a relação com a democratização do acesso. Cuiabá: UFMT, 2013. 186 p.

MERLE, Pierre. La démocratisation de l`enseignement. Paris: La découverte, 2009.

NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins; NONATO, Bréscia; RIBEIRO, Gustavo Meirelles; FLONTINO, Sandra Dantas. Promessas e Limites: o SiSU e sua implementação na Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte: Educação em Revista [online]. 2017, vol. 33. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v33/1982-6621-edur-33-e161036.pdf >. Acesso em: 20 de out. de 2017.

OLIVEIRA, Jonas de Paula. Acesso a Educação Superior pelo ENEM/SiSU: uma análise da implementação nas universidades sul-mato-grossenses. Dourados: UFGD, 2014. 134 p.

PAULA, Teófilo Francisco de. Análise das escolhas do curso superior pelos certificandos partici-pantes do ENEM, que ingressaram em uma IES, por meio do SISU, no período 2012-2014. Florianópolis: UFSC, 2015. 136 p.

RIGO, Júlia da Silva. Percursos de Formação de Estudantes de Licenciatura Noturna na UFV: ENEM, SiSU e Evasão. Viçosa: UFV, 2016. 136 p.

RODRIGUES, Aline Xisto. Políticas Públicas de Acesso ao Ensino Superior: os Resultados do SiSU na Universidade Federal De Viçosa. Florestal: UFV, 2016. 61 p.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo 'Estadoda-arte' em educação. Paraná: Diálogo educacional, 2006. p. 37-50.

SANTOS, Janete dos. Acesso à educação superior: a utilização do ENEM/SISU na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Salvador: UFBA, 2013. 126 p.

SANTIN, Andria Caroline Angelo. O desenvolvimento local e a relação com as políticas públicas REUNI e SISU: o estudo de caso da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas: UFPel, 2014. 236 f.

SOUSA, Marcela Regina Porta de. O Sistema de Seleção Unificada e o Preenchimento de Vagas na Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados: UFGD, 2016. 97 p.

SOUSA, Marcio Soares de. Os efeitos do SiSU no acesso ao ensino superior: os fatores condicionantes da não ocupação das vagas pelos convocados na Universidade Federal do Piauí. Teresina: UFPI, 2015. 110 p.

Publicado
2018-01-09
Como Citar
Ariovaldo, T. C. de C., & Nogueira, C. M. M. (2018). Nova forma de acesso ao ensino superior público: um estado do conhecimento sobre o Sistema de Seleção Unificada - SiSU. Revista Internacional De Educação Superior, 4(1), 152-174. https://doi.org/10.22348/riesup.v4i1.8650683