O espaço europeu de ensino superior e cidadania europeia

Palavras-chave: Processo de Bolonha. Ensino superior - Europa. Reforma universitária - Europa. Cidadania europeia. Universidade.

Resumo

O presente artigo objetiva resgatar os antecedentes, bem como a trajetória da construção do Espaço Europeu de Ensino Superior – EEES –, apontando que a ideia de sua organização é anterior ao Processo de Bolonha, embora este tenha sido sua face mais conhecida. O texto busca cotejar essa construção com a busca de uma nova ideia de cidadania europeia. Considera-se no texto os marcos de repercussão política, jurídica e educacional no âmbito do concerto europeu contemporâneo, idealizando um conceito de Europa alargada e, igualmente, um espaço para a sua projeção no campo educacional no mundo globalizado, contribuindo para a alocação e desenvolvimento da cidadania europeia, valor que se vincula aos campos da cultura e da educação e, neste caso, à constituição de uma universidade europeia com harmonização de estrutura, currículo, tempo, créditos e níveis de formação. O EEES passou a existir formalmente, a partir de 2010, embora sua estruturação continue em processo, seja por conta das questões próprias dos 48 países que o compõem, seja pelas questões internas das universidades que a ele se agregam.

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Biografia do Autor

Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira, Universidade Estadual de Campinas
Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Estdaual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação pela University of Sheffield e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Livre Docente e Titular pela UNICAMP.
Rogério Duarte Fernandes dos Passos, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS).

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Publicado
2018-01-09
Como Citar
Pereira, E. M. de A., & Passos, R. D. F. dos. (2018). O espaço europeu de ensino superior e cidadania europeia. Revista Internacional De Educação Superior, 4(1), 175-196. https://doi.org/10.22348/riesup.v4i1.8651136

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