O departamento de desenho da UFPR e o ensino na graduação como definidor da sua trajetória (1974-1993)

Palavras-chave: Desenho, Educação superior, Formação docente, História da educação.

Resumo

O artigo focaliza o grupo de professores e a estrutura de ensino de graduação do Departamento de Desenho (DDES) da Universidade Federal do Paraná no período de 1974 a 1993, quando as atividades de extensão e pesquisa eram esporádicas e consequentemente parte dos elementos do estudo da trajetória dessa unidade administrativa girava em torno da estruturação das disciplinas e da capacitação do corpo docente. A discussão tem como aportes teóricos a teoria praxiológica e o conceito de trajetória de Pierre Bourdieu e a ideia de configuração de Norbert Elias, no entendimento de que a história dessa instituição de ensino superior se conforma pela posição dos seus agentes dentro do campo universitário, que representa o microuniverso do Setor de Ciências Exatas. Constatamos que os professores que fundaram o DDES estavam vinculados ao Instituto de Matemática, a maioria tinha formação em Engenharia. Nesse percurso de quase duas décadas houve uma renovação dos docentes a partir de 1992 e 1993. O vínculo com as graduações, mediado pela quantidade de cursos, disciplinas e turmas não apresentou alterações nesse interstício. Entre as disciplinas ofertadas, o DDES apresentava três conteúdos básicos: Desenho Geométrico, Geometria Descritiva e Desenho Técnico, distribuídos em 14 cursos de graduação.

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Biografia do Autor

Rossano Silva, Universidade Federal do Paraná

Professor do Departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal do Paraná. Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná.

Adriana Vaz, Universidade Federal do Paraná

Professora do Departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal do Paraná. Mestre  e Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná.

Emilio Eiji Kavamura, Universidade Federal do Paraná

Professor assistente no Depto de Expressão Gráfica na Universidade Federal do Paraná. Mestrado em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná.

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Publicado
2019-05-01
Como Citar
Silva, R., Vaz, A., & Kavamura, E. E. (2019). O departamento de desenho da UFPR e o ensino na graduação como definidor da sua trajetória (1974-1993). Revista Internacional De Educação Superior, 5, e019004. https://doi.org/10.20396/riesup.v5i0.8652847
Seção
Artigos