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O departamento de desenho da UFPR e o ensino na graduação como definidor da sua trajetória (1974-1993)
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Declaração de Originalidade

Palavras-chave

Desenho
Educação superior
Formação docente
História da educação.

Como Citar

SILVA, Rossano; VAZ, Adriana; KAVAMURA, Emilio Eiji. O departamento de desenho da UFPR e o ensino na graduação como definidor da sua trajetória (1974-1993). Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 5, p. e019004, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v5i0.8652847. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652847. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O artigo focaliza o grupo de professores e a estrutura de ensino de graduação do Departamento de Desenho (DDES) da Universidade Federal do Paraná no período de 1974 a 1993, quando as atividades de extensão e pesquisa eram esporádicas e consequentemente parte dos elementos do estudo da trajetória dessa unidade administrativa girava em torno da estruturação das disciplinas e da capacitação do corpo docente. A discussão tem como aportes teóricos a teoria praxiológica e o conceito de trajetória de Pierre Bourdieu e a ideia de configuração de Norbert Elias, no entendimento de que a história dessa instituição de ensino superior se conforma pela posição dos seus agentes dentro do campo universitário, que representa o microuniverso do Setor de Ciências Exatas. Constatamos que os professores que fundaram o DDES estavam vinculados ao Instituto de Matemática, a maioria tinha formação em Engenharia. Nesse percurso de quase duas décadas houve uma renovação dos docentes a partir de 1992 e 1993. O vínculo com as graduações, mediado pela quantidade de cursos, disciplinas e turmas não apresentou alterações nesse interstício. Entre as disciplinas ofertadas, o DDES apresentava três conteúdos básicos: Desenho Geométrico, Geometria Descritiva e Desenho Técnico, distribuídos em 14 cursos de graduação.

https://doi.org/10.20396/riesup.v5i0.8652847
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