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A prática pedagógica colaborativa
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Palavras-chave

Ensino superior
Pesquisa-ação
Prática pedagógica coletiva
Trabalho colaborativo

Como Citar

RUIZ, Sofia Maria de Araújo; GEBRAN, Raimunda Abou. A prática pedagógica colaborativa: pesquisa-ação em um curso de administração. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 5, p. e019016, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v5i0.8653174. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8653174. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta o processo e os resultados de uma pesquisa-ação colaborativa com docentes do Curso de Administração de uma universidade pública. O objetivo centrou-se em analisar a prática pedagógica colaborativa na educação superior, investigando suas dificuldades/limitações e seus avanços, bem como o contexto no qual ela ocorre. A questão que se pretendeu responder foi se havia possibilidades de desencadear um processo de repensar a prática docente a partir de ações colaborativas num grupo com características de trabalho individualizado, visando à melhoria qualitativa no processo formativo dos alunos e dos docentes. A pesquisa caracterizou-se como pesquisa qualitativa e foram utilizados como procedimentos entrevistas semiestruturadas com os participantes, análise documental, especificamente do projeto pedagógico do curso, dos planos de ensino, para identificar as concepções de educação e se existiam registros de trabalho coletivo; por fim, foram realizados encontros com os docentes para reflexão crítica sobre a ação colaborativa. Os caminhos metodológicos proporcionados pela pesquisa-ação crítico-colaborativa apontaram que, embora a formação de um trabalho colaborativo seja um percurso conquistado a longo prazo, esta se constituiu em uma oportunidade de aprendizagem e de desenvolvimento profissional, que os docentes participantes mostraram durante as reflexões ser possível e ser necessário. Espera-se que os caminhos metodológicos proporcionados pela pesquisa-ação crítico-colaborativa possam contribuir com a análise da prática docente e, como consequência, uma oportunidade de aprendizagem profissional; pois, a partir do envolvimento dos participantes, seja construído um trabalho mais consistente e comprometido, com vistas à melhoria do processo educativo e formador. 

https://doi.org/10.20396/riesup.v5i0.8653174
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