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Formação profissional e CTS
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Palavras-chave

Ciência
tecnologia e sociedade. Institutos federais. Formação profissional.

Como Citar

SILVA, Sidney Reinaldo da; FERNANDES, Rodrigo Rafael. Formação profissional e CTS : uma abordagem dos institutos federais. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 5, p. e019019, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v5i0.8653374. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8653374. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este texto faz uma abordagem dos princípios da formação profissional dos Institutos federais (IFs) e sua correlação com a abordagem Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS). Seu objetivo foi mostrar como os IFS contribuem para pensar a formação profissional na perspectiva CTS, isto é, de forma socialmente engajada. A partir de uma apresentação crítica do campo CTS e do tipo de formação profissional a ele associado, foram indicadas as bases ético-políticas da educação no IFs retomando o documento relativo a suas concepções e diretrizes e a lei de sua criação, a Lei nº 11.892. Mostra-se que os Ifs se apresentam como um espaço privilegiado para a formação CTS, podendo ser ocasião para a associação dessa com uma concepção de formação profissional de trabalhadores, pesquisadores e cidadãos capazes de intervir nos processos de decisão pública envolvendo ciência tecnologia.

https://doi.org/10.20396/riesup.v5i0.8653374
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