Entre Córdoba e Bolonha

o REUNI e a contraditória expansão da universidade brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/riesup.v5i0.8653586

Palavras-chave:

Ensino superior, REUNI, Córdoba, Bolonha.

Resumo

O estudo analisa o processo de expansão recente da educação superior brasileira em seu movimento contraditório de massificação do acesso e de precarização das instituições públicas. Para tal, investiga, à luz do materialismo histórico-dialético, o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Ao longo do texto, demonstra-se que, embora o Reuni garanta o acesso à educação superior a alunos pertencentes às classes mais pobres da sociedade brasileira, ele o faz submetendo-se às exigências do capital internacional e à sua lógica de aligeiramento e empobrecimento da formação acadêmica. Por fim, conclui-se que, ainda que não se possa negar que o Reuni intensifica o movimento de expansão da educação superior no Brasil – e, nesse ponto, aproxima-se do legado de Córdoba -, ele está mais próximo do chamado Processo de Bolonha e da consequente mercantilização do serviço educacional.

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Biografia do Autor

Lavoisier Almeida dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando em Letras e Linguística e professor de Língua Portuguesa na rede estadual de Sergipe e Alagoas.

Valci Melo, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando em Educação. Professor substituto na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus do Sertão.

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Publicado

2019-05-01

Como Citar

SANTOS, L. A. dos; MELO, V. Entre Córdoba e Bolonha: o REUNI e a contraditória expansão da universidade brasileira. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 5, p. e019015, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v5i0.8653586. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8653586. Acesso em: 22 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos