O modelo católico de ensino superior no Brasil

Padre Leonel Franca e a criação da Pontifícia Universidade Católica – PUC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/riesup.v5i0.8653644

Palavras-chave:

Igreja católica, Ensino superior –Brasil, Leonel Franca

Resumo

O objetivo do presente artigo é discutir a implantação do modelo católico de formação no Ensino Superior brasileiro. Destaca-se o papel desempenhado pelo padre jesuíta Leonel Edgard Silveira Franca (1893-1948), liderança intelectual responsável pela articulação e viabilização institucional da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. Ao avaliarmos sua trajetória, verifica-se que Franca, nas décadas de 1930 e 1940, foi um importante mediador entre a Igreja e o Estado, ao participar - junto ao governo de Getúlio Vargas – da luta pelo retorno do ensino religioso às escolas regulares. Utilizamos, nesta discussão, fontes localizadas no Arquivo da Província dos Jesuítas no Brasil; bem como referencial teórico sustentado nos conceitos do sociólogo francês Pierre Bourdieu, a fim de analisar as disputas nas quais Franca tomou parte no âmbito da institucionalização do ensino superior católico. Para tanto, discute-se como o jesuíta trabalhou junto à sua rede de sociabilidade para viabilizar a criação do Instituto Católico de Estudos Superiores, em 1932; em seguida, como essa ação foi aprimorada com a criação das Faculdades Católicas, em 1941; e, por fim, como o objetivo da militância católica foi alcançado, com a fundação da PUC, em 1948, da qual Leonel Franca se tornou reitor. A criação de uma universidade católica no país foi um marco na trajetória do padre Franca. A racionalidade jesuítica foi sua marca distintiva nos embates travados em diferentes campos do espaço social, base para a construção de alianças, de modo a concretizar conquistas no campo educacional em favor da Igreja Católica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Cristina de Oliveira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Docente do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Névio de Campos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Oriomar Skalinski Júnior, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Professor Adjunto e Chefe do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Referências

ANUÁRIO DAS FACULDADES CATÓLICAS, I, 1941.

ARQUIVO DA PROVÍNCIA DOS JESUÍTAS NO BRASIL, Cartas e anotações. Rio de janeiro, consultas em mar. 2016.

ASSUNÇÃO. Paulo de. Negócios jesuíticos: o cotidiano da administração dos bens divinos. São Paulo: EDUSP, 2004.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas linguísticas: o que falar quer dizer. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008.

BOURDIEU, Pierre. Homo academicus. Florianópolis: UFSC, 2011a.

BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 2011b.

CAMPOS, Névio de. Intelectuais e igreja católica no Paraná: 1926 – 1938. Ponta Grossa: UEPG, 2010.

CASALI, Alípio. Elite intelectual e restauração da Igreja. Petrópolis: Vozes, 1995.

CARTA PASTORAL DO CARDEAL ARCEBISPO DO RIO DE JANEIRO E DOS ARCEBISPOS E BISPOS DO BRASIL, por ocasião do Concílio Plenário Brasileiro, Rio de Janeiro, 20 de janeiro de 1939.

D’ELBOUX, Luiz Gonzaga da Silveira. O padre Leonel Franca, S. J. Rio de Janeiro: Agir, 1953.

FRANCA, Leonel. Alocuções universitárias. In: Alocuções e Artigos – Tomo I. Rio de Janeiro: Agir, 1954.

MICELI, Sérgio. Intelectuais à brasileira. São Paulo: Companhia das Letras. 2001.

MICELI, Sérgio. A elite eclesiástica brasileira: 1890 – 1930. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

RODRIGUES, Cândido Moreira. A ordem - uma revista de intelectuais católico (1934-1945). Belo Horizonte: Autêntica; Fapesp, 2005.

SALEM, Tania. Do Centro D. Vital à Universidade Católica. In: SCHWARTZMAN, Simon (Org). Universidades e Instituições Científicas no Rio de Janeiro. Brasília: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 1982. p. 97-134.

SIRINELLI, Jean-François. Os intelectuais. In: RÉMOND, René. Por uma história política. Rio de Janeiro: FGV, 2003. p. 231-269.

Publicado

2019-01-11

Como Citar

OLIVEIRA, N. C. de; CAMPOS, N. de; SKALINSKI JÚNIOR, O. O modelo católico de ensino superior no Brasil : Padre Leonel Franca e a criação da Pontifícia Universidade Católica – PUC. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 5, p. e019014, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v5i0.8653644. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8653644. Acesso em: 22 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos