A Reforma de Córdoba de 1918

estado do conhecimento baseado em artigos científicos (1978-2018)

Palavras-chave: Reforma de Córdoba, Estado do conhecimento, Produção científica, Análise bibliométrica, Análise de conteúdo.

Resumo

No marco do centenário da Reforma de Córdoba, este estudo investigou como se configura a produção científica sobre a reforma universitária e apresenta um balanço das pesquisas que analisaram desde o significado desse movimento ocorrido na Argentina em 1918, até seus e impactos e projeção futura no contexto das universidades da América Latina e do Caribe. O estudo exploratório e descritivo está consolidado em um estado de conhecimento que tomou como objeto de estudo artigos científicos (n=90) disponíveis em bases de dados de acesso aberto publicados em periódicos científicos (n=47) de diferentes países (n=13) no período entre 1978 e 2018. A metodologia adotada combinou a análise bibliométrica e análise de conteúdo e os procedimentos metodológicos foram desenvolvidos nas seguintes etapas: coleta e registro dos dados em uma planilha eletrônica; leitura dos textos completos dos artigos; estabelecimento de categorias de análise; descrição, síntese e análise dos dados. Os artigos foram categorizados em dois grupos: aqueles que abordaram o contexto histórico social e político da Reforma, os princípios do Manifesto Liminar e seus impactos nas universidades argentinas (n=51), e os que focalizaram o legado do pensamento reformista enquanto momento de ruptura e continuidade na história das universidades latino-americanas (n=39). Em seguida foram estabelecidas subcategorias temáticas e as mais frequentes foram: autonomia e extensão universitárias, intelectuais, estudantes e movimento estudantil. Poucos estudos problematizaram questões como gênero, teologia política no movimento reformista, e oposição à Reforma Universitária.

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Biografia do Autor

Marcelo Innocentini Hayashi, Universidade Federal de São Carlos

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos.

Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, Universidade Federal de São Carlos

Docente do Departamento de Ciência da Informação e dos Programas de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos. Doutora em Educação pela UFSCar.

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Publicado
2019-02-16
Como Citar
Hayashi, M. I., & Hayashi, M. C. P. I. (2019). A Reforma de Córdoba de 1918. Revista Internacional De Educação Superior, 5, e019033. https://doi.org/10.20396/riesup.v5i0.8653658
Seção
Artigos

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