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Avaliações em larga escala e educação especial
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Palavras-chave

Avaliação em larga escala
Educação especial
Diversidade.

Como Citar

LIEBL, Karin Rank; LIMA, Iana Gomes de; PINTO, Marialva Moog. Avaliações em larga escala e educação especial: alguns pressupostos em questão . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 6, p. e020004, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v6i0.8654095. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8654095. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo trata dos pressupostos gerenciais que embasam a existência das avaliações em larga escala e o discurso de que estas trariam a possibilidade de aferir a qualidade de cada instituição de ensino e, assim, medir o sistema educativo a partir de um padrão homogeneizador. Tem como objetivo apontar que o princípio da homogeneização/padronização que embasa as avaliações em larga escala e o princípio da diversidade que alicerça a inclusão de alunos com deficiência são elementos contraditórios, mas que se apresentam, de forma concomitante, na prática educacional em diferentes etapas de ensino. Para tanto, metodologicamente, fez-se uso de uma revisão bibliográfica a partir de autores que estudam as avaliações em larga escala no Brasil e contextualizou-se o surgimento deste tipo de avaliação no cenário educacional brasileiro. Ademais, realizou-se uma revisão a partir de autores que embasam as discussões sobre a inclusão de alunos com deficiência e a legislação específica que trata desta temática.  A partir da compreensão acerca da temática de estudos, consideramos, por fim, que o sistema educativo não possui um discurso único sobre a inclusão de pessoas com deficiência, uma vez que sua legislação obrigada determinadas ações que não são cumpridas pelo próprio sistema.

https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8654095
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