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A organização do trabalho pedagógico no Instituto Federal e as implicações para o trabalho docente
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Palavras-chave

Educação superior
Organização de instituição de ensino
Formação de professores.

Como Citar

PERATZ, Tatiane; PORTELINHA, Angela Maria Silveira. A organização do trabalho pedagógico no Instituto Federal e as implicações para o trabalho docente. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 6, p. e020030, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v6i0.8655481. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8655481. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo é resultado da pesquisa de mestrado cuja temática foca a organização do trabalho pedagógico (OTP) do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e teve como objeto o trabalho docente, especificamente no referente às implicações da OTP. O objetivo é analisar as implicações da OTP para o trabalho docente e formação no IFPR – Campus Palmas, na região sudoeste do estado do Paraná. A metodologia baseia-se em pesquisa bibliográfica com análise de documentos, legislações de dados gerados via questionários, respondidos por 24 docentes da instituição, que se adequaram aos critérios estabelecidos pela investigação. Nas análises, destaca-se a categoria verticalização do ensino como a principal implicação para o trabalho docente e formação, uma vez que essa forma de organização do ensino requer a atuação nos distintos níveis da educação – básica e superior. Contudo, ao mesmo tempo que a verticalização é apontada como uma implicação para o trabalho docente, é também considerada uma oportunidade de aprendizado para esse docente, visto que alternar entre os níveis da educação exige um constante desenvolvimento e disto emergem as necessidades formativas. As discussões revelam contradições no que tange à OTP, ao trabalho docente e à formação para atuar na Educação Profissional.

https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8655481
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