Uso de jogo educacional na engenharia civil

tornando o dimensionamento de pavimentos divertido com o jogo "dimensione"

Palavras-chave: Educação lúdica, Material didático, Brincadeiras educativas, Educação superior, Ensino de graduação, Métodos de ensino

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir os resultados da inclusão de uma alternativa educacional ativa - o jogo de tabuleiro DIMENSIONE, criado pelas autoras – de modo a avaliar o seu impacto no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da disciplina de Pavimentação do curso de engenharia civil da Universidade Federal de Alagoas. Os alunos utilizaram o jogo e o avaliaram com uso de questionário. Foi realizada uma análise sobre as respostas dos alunos que permitiu concluir que 63% destes observaram melhora nos aspectos motivação, experiência do usuário e conhecimento após utilizar o DIMENSIONE como complemento do aprendizado na disciplina de Pavimentação. Espera-se que este jogo seja implementado em mais universidades e possa ajudar a tornar mais eficiente e divertido o ensino do método de dimensionamento de pavimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessica Helena de Lima, Universidade Federal de Alagoas

É professora assistente da Universidade Federal de Alagoas e professora de curso de especialização do Centro Universitário de João Pessoa. Está cursando o doutorado em Engenharia Civil.

Danielly Amatte Lopes, Universidade Federal de Alagoas

Professora da Universidade Federal de Alagoas, vinculada ao curso de Design. Obteve seu doutorado no departamento de comunicação na Universidade de Brasília (UnB) quando desenvolveu pesquisa sobre vídeogame, a figura do avatar e a noção do corpo nos dias atuais. 

Referências

AVEDON, Elliott M, SUTTON-SMITH, Brian. The study of games. New York: J. Wiley, 1981.

FREITAS, Matheus Silva et al. Construction of interactive Card Game as appliance for the learning in discipline Transport's Systems in Civil Engineering course of Universidade Federal do Paraná. International Journal of Innovation Education and Research, v. 3, n. 7, 2015.

CAILLOIS, Roger. Man, play and games. 1958. Trans. Meyer Barash. Urbana and Chicago: University of Illinois Press, 2001. Tradução do original francês Les jeux et lês hommes, 1958.

DE PAULA, Taís Rocha. Estudo exploratório sobre jogos na logística humanitária. Dissertação (mestrado em engenharia de produção). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2016.

GARCÍA, Daniel Sergio Presta. Projeto ponto de partida: o ensino de projetos de rodovias através de uma abordagem lúdico-real-didática. TRANSPORTES, v. 25, n. 3, p. 135-165, 2017.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Editora da Universidade de S. Paulo, Editora Perspectiva, 1971.

JUUL, Jesper. The game, the player, the world: Looking for a heart of gameness. PLURAIS-Revista Multidisciplinar, v. 1, n. 2, 2018.

MELO, R. A.; LIMA, CDA. Jogos Educativos para Estradas e Transportes. In: Congresso Nacional de Ensino e Pesquisa em Transportes, XXVII ANPET, Belém. 2013.

MORAES, M. N. JOGO de Tabuleiro para Gestão de Projetos de Infraestrutura Rodoviária. 2018. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Espírito Santo.

PARMEGGIANI, Othon Pedriel et al. Avaliação de pneumáticos na transmissão de esforços em pavimento flexível. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso, UFU.

SALEN, Katie; ZIMMERMAN, Eric. Regras do jogo: fundamentos do design de jogos (vol. 3). Editora Blucher, 2012.

SCHELL, Jesse. The Art of Game Design: A book of lenses. AK Peters/CRC Press, 2014.

SILVA, Suellem Deodoro; DE SOUZA, Cristiane Duarte Ribeiro; MÁRCIO DE ALMEIDA, D.'Agosto. A utilização de metodologias participativas para aprimorar a formação profissional para o setor portuário: o caso do jogo do TECON. TRANSPORTES, v. 21, n. 1, p. 34-43, 2013.

SOUZA, ML de. Método de projeto de pavimentos flexíveis. IPR Publ, v. 667, n. 3, 1981.

SUITS, Bernard. The Grasshopper: Games, Life, and Utopia. 1978.
Publicado
2020-04-07
Como Citar
Lima, J. H. de, & Lopes, D. A. (2020). Uso de jogo educacional na engenharia civil . Revista Internacional De Educação Superior, 7, e021008. https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8656853
Seção
Relatos de experiências