A abordagem das Leis de Mendel numa perspectiva histórico-filosófica no Curso de Licenciatura em Educação do Campo

Palavras-chave: História das ciências., Ensino de Ciências., Educação do campo., Genética.

Resumo

O artigo propõe a inserção da história da ciência no ensino, numa perspectiva interdisciplinar, através de um trabalho com educandos do 8º período do curso de licenciatura em educação do campo, habilitação em ciências naturais. Numa roda de conversa perante uma abordagem epistemológica, as professoras orientaram para uma reflexão sobre as Leis de Mendel enquanto um paradigma amplamente presente no ensino de ciências. No decorrer da conversa, foi discutida a forma linear e dogmatizada que, muitas vezes a ciência é apresentada em seu ensino. Ressalta-se a validade da metodologia para a aprendizagem de conceitos científicos de forma significativa, crítica e ampla.

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Biografia do Autor

Débora Schmitt Kavalek, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Professora do  Departamento de Educação e Ciências Humanas na Universidade Federal do Espírito Santo.

Dalana Campos Muscardi, Universidade Federal do Espirito Santo

Doutora em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa. Professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Espírito Santo

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Publicado
2019-12-05
Como Citar
Kavalek, D. S., & Muscardi, D. C. (2019). A abordagem das Leis de Mendel numa perspectiva histórico-filosófica no Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Revista Internacional De Educação Superior, 7, e021007. https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8657368
Seção
Relatos de experiências