Banner Portal
Educação superior
PORTUGUÊS
ENGLISH

Palavras-chave

Internacionalização
Aprendizagens
Estudantes de pós-grauação
Educação superior

Como Citar

MACHADO, K. G. W. .; KAMPFF, A. J. C. Educação superior : as aprendizagens construídas por mestrandos e doutorandos em Educação durante o processo de internacionalização. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 6, p. e020045, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v6i0.8658289. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8658289. Acesso em: 22 fev. 2024.

Resumo

Na atual conjuntura considera-se necessário o desenvolvimento de práticas e iniciativas vinculadas à internacionalização no decorrer do processo educativo da Educação Superior, visando preparar estudantes para atuar e viver em um mundo globalizado. Desse modo, torna-se relevante que as instituições de Educação Superior busquem promover atividades que propiciem a internacionalização aos discentes, contemplando questões como a mobilidade acadêmica, a interação com pesquisadores internacionais, a participação e a apresentação de estudos científicos em eventos internacionais, o desenvolvimento de pesquisas comparativas a partir de problemas globais, entre outros. Neste sentido, o presente estudo visa analisar as aprendizagens construídas pelos estudantes de Pós-graduação em Educação, mediante experiências desenvolvidas no processo de internacionalização, durante os seus percursos de formação acadêmica. O estudo é caracterizado como uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados realizada através de questionário on-line, contendo questões fechadas e abertas, aplicada junto a mestrandos e doutorandos. Os dados coletados foram analisados por intermédio da Análise Textual Discursiva (ATD). A fundamentação teórica do estudo se desenvolve à luz de autores como Marília Costa Morosini, Luciane Stallivieri, Jos Beelen, Jane Knight, Betty Leask, dentre outros. Com este estudo, foi possível perceber a relevância da internacionalização para os estudantes de Pós-graduação, oportunizando o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e valores internacionais e interculturais, em consonância com as demandas atuais para viver e trabalhar num mundo cada vez mais interconectado.

https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8658289
PORTUGUÊS
ENGLISH

Referências

BEELEN, Jos. Implementing internationalisation at home. European Association for International Education (EAIE), 2007.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano Nacional de Pós-graduação (PNPG) 2011-2020. Brasília: CAPES, 2010. Disponível em: https://capes.gov.br/images/stories/download/Livros-PNPG-Volume-I-Mont.pdf. Acesso em: 14 dez. 2019.

CAPES. A internacionalização na universidade brasileira: resultados do questionário aplicado pela Capes. Brasília: Capes/DRI, outubro 2017.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Mestrado e doutorado: o que são. 2014. Disponível em: https://capes.gov.br/avaliacao/sobre-a-avaliacao/mestrado-e-doutorado-o-que-sao. Acesso em: 14 dez. 2019.

CAVICHIOLI, Rita das Graças Candido. Sociedade do conhecimento: a Educação como pilar. Revista de Educação, v. 13, n. 15, 2015.

DELLORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. 1999.

Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.