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Oportunidades do novo espaço educativo para a educação superior
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Palavras-chave

Espaço virtual
Ambiente virtual de aprendizagem
Telemática
Internet
Professores de educação superior
Educação superior

Como Citar

ASTUDILLO, Mario; LEGUÍZAMO-LEÓN, Ana Vanessa; CALLEJA, Eloy García. Oportunidades do novo espaço educativo para a educação superior: terceiro entorno digital. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022008, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8659282. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659282. Acesso em: 8 nov. 2024.

Resumo

Este estudo teórico-reflexivo propõe uma análise das mudanças geradas no ensino superior, no papel do professor e da sala de aula, na inclusão das Tecnologias da Informação e Comunicação. Um conjunto de tecnologias permite a construção de um novo espaço social e cultural, denominado terceiro entorno, cuja estrutura é diferente da dos ambientes natural (primeiro entorno) e urbano (segundo entorno) onde a vida social se desenvolveu tradicionalmente, e particularmente educação. A metodologia corresponde à revisão sistemática narrativa qualitativa, para a qual foi utilizada a técnica de análise documental. Nesse sentido, é apresentada a evolução do uso das tecnologias na educação e as mudanças que elas produziram, não apenas no surgimento de novos instrumentos de ensino, mas também afetando a estrutura do espaço social e educacional, que por si só constitui o terceiro ambiente. Essa situação nos leva a repensar o papel do professor, a relevância da área em que a instrução é dada, que no terceiro ambiente é a rede e não a sala de aula, o processo de formação que não é presencial, mas representacional e onde a comunicação é assíncrona. Assim, as mudanças necessárias são descritas tanto na sala de aula quanto no professor para se adaptar e emergir nesse novo espaço social e cultural. Conclui a necessidade urgente de repensar a práxis institucional e de ensino à luz das implicações na integração dos ambientes presencial e digital.

https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8659282
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