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O uso de diferentes estratégias em aulas de química para o ensino superior
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Palavras-chave

Ensino de química
Contextualização
Diferentes estratégias

Como Citar

MARQUES, Marieli. O uso de diferentes estratégias em aulas de química para o ensino superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021004, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8659572. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659572. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este relato descreve a experiência que foi desenvolvida na disciplina de Métodos Instrumentais de Análises Químicas do 4° semestre do curso Superior de Tecnologia em Alimentos de uma instituição pública no interior do RS. Utilizou-se diferentes atividades, planejadas de maneira sequencial, e com uso de diferentes estratégias e recursos didáticos: aulas expositivas- dialogadas; abordagem temática; pesquisa; planejamento e realização de atividades experimentais; escrita de artigo e apresentação oral.  A partir dos assuntos abordados nas aulas expositivas e a percepção acerca das implicações sociais da Química e das tecnologias em suas vidas, os estudantes sugeriram o tema água para consumo humano e os métodos de oficiais de análise para a realização de uma pesquisa bibliográfica. Após isso, os estudantes fizeram a coleta e as análises físico-químicas das amostras de água. E na sequência, apresentaram os resultados no formato de um artigo, seguido de uma apresentação oral. Observou-se que a experiência motivou e despertou o interesse pelos assuntos estudados na disciplina e contribuiu para aprendizagem e apropriação do conhecimento. Cabe salientar ainda que, diferentemente de semestres anteriores, não houve nenhuma reprovação por infrequência ou nota. As avaliações individuais, a desenvoltura na realização das atividades laboratoriais, o domínio e conhecimento demonstrado durante a apresentação e discussão dos resultados ratificam essa constatação.

https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8659572
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