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Avaliação
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Palavras-chave

Avaliação da aprendizagem
Relato de experiência
Formação de professores
Concepções
Práticas docentes

Como Citar

PIRES, Aparecida Carneiro; CORRÊA, Adriana Moreira de Souza; BORBA, Valéria Maria de Lima. Avaliação: experiência no curso de pedagogia da UFCG do campus de Cajazeiras-PB. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022034, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8659790. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659790. Acesso em: 17 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a experiência de uma docente na disciplina Avaliação da Aprendizagem, oferecida nos turnos diurno e noturno, aos estudantes do curso de Pedagogia do 5º período, do Centro de Formação de Professores (CFP), campus de Cajazeiras, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no semestre 2017-1. Em face do exposto, suscitou-nos as seguintes inquietações: quais são as experiências docentes que influenciam na construção do conceito de avaliação da aprendizagem? Como esses saberes da experiência interferem nas atividades voltadas para a formação do licenciando para a realização da avaliação da aprendizagem considerando as variáveis (concepções, estratégias e instrumentos)? Metodologicamente, realizamos uma pesquisa bibliográfica, com dados documentais, coletados a partir dos diários de classe, de campo e fotografias, os quais foram analisados em uma abordagem qualitativa. Para isso, apoiamo-nos em teóricos como Hoffmann, Luckesi, Vasconcellos, entre outros. Como resultados identificamos que a percepção do educador sobre a temática e as suas experiências com o tema influenciam na seleção da base teórica e na abordagem dos conteúdos referentes à avaliação da aprendizagem. Outrossim, com as intervenções propostas pela docente (estudo de textos, de recursos audiovisuais, debates, produção científica e atividades de extensão), os discentes refletiram sobre as suas concepções sobre a avaliação da aprendizagem que eram, inicialmente, voltadas para o exame/classificação e, progressivamente, construíram visões/percepções acerca da avaliação formativa e diagnóstica na perspectiva de promoção social em prol do aprendizado.

https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8659790
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