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Ações direcionadas à permanência do estudante universitário
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Palavras-chave

Aprendizagem
Educação superior
Inclusão
Permanência

Como Citar

FIORIN, Bruna Pereira Alves; PAVÃO, Sílvia Maria de Oliveira. Ações direcionadas à permanência do estudante universitário: um olhar a partir de três instituições do Rio Grande do Sul. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022017, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8660398. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660398. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo identificar as ações voltadas à permanência do estudante universitário em três Universidades Federais do Rio Grande do Sul, buscando evidenciar a efetividade dos serviços de apoio e as ações com melhores resultados/maior impacto. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida a partir de dados coletados nas páginas institucionais da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Santa Maria e Universidade Federal do Pampa, em entrevista semiestruturada (gravada em áudio e transcrita) com os 15 coordenadores dos setores que desenvolviam atividades voltadas à permanência dos estudantes nessas Instituições, e grupo de discussão. Os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. Evidenciou-se que os setores pesquisados desenvolvem um trabalho essencial nas Instituições e que interferem diretamente na trajetória dos acadêmicos na universidade, na permanência e na conclusão de curso.

https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8660398
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Referências

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