Banner Portal
Estudos sobre a formação da enfermeira para o cuidado
PORTUGUÊS
ENGLISH

Palavras-chave

Ensino superior
Função do professor
História
Processo de ensino e aprendizagem
Profissão
Serviço de enfermagem

Como Citar

BARBOSA, Elane da Silva; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria. Estudos sobre a formação da enfermeira para o cuidado : o estado da questão. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022018, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8660420. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660420. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O cuidado de Enfermagem, embora considerado núcleo caracterizador da profissão, é colocado como algo secundário. Assim, identifica-se a necessidade de se reportar para o ensino superior em Enfermagem, para compreender como são trabalhados os fundamentos para o exercício do cuidado. Objetiva-se, então, debater sobre o processo de formação da enfermeira para o cuidado. Trata-se de estudo do tipo reflexivo, que se utiliza da perspectiva do Estado da Questão (EQ). Estabeleceram-se as seguintes fontes para levantamento dos dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn). Em relação ao cuidado de Enfermagem, as concepções vão desde procedimentos até ação de valorização da integralidade humana. As discussões sobre a formação da enfermeira convergem, ainda que com especificidades, para o argumento de que transformações no curso levam a mudanças na atuação profissional. A formação para o cuidado na Enfermagem tem sido pesquisada sob diversos vieses: comportamento do aluno no contato com o corpo do outro que procura o serviço de Enfermagem; relação estabelecida entre profissional e usuário; estratégia para materializar a humanização no atendimento em saúde; reflexão acerca da função do professor para mediar esse aprendizado e conhecimentos abordados. Constata-se, portanto, a relevância das investigações sobre a formação da enfermeira para o cuidado, pois existem lacunas nas produções inventariadas no que concerne à perspectiva da história e valorização das singularidades desses diversos contextos no processo de ensino e aprendizagem.

https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8660420
PORTUGUÊS
ENGLISH

Referências

AYRES, Lilian Fernandes Arial et al. As estratégias de luta simbólica para a formação da enfermeira visitadora no início do século XX. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.19, n.3, p. 861-881, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104- 59702012000300005/. Acesso em: 15 out. 2015.

BACKES, Dirce Stein et al. Interatividade sistêmica entre os conceitos interdependentes de cuidado de enfermagem. Revista Chia, Colômbia, v. 16, n. 01, p. 24-31, mar., 2016. Disponível em: http:// www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S1657- 59972016000100004&script=sci.... Acesso em: 17 out. 2016.

BARROS, Sonia et al. Tentativas inovadoras na prática de ensino de assistência na área de saúde mental. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v.33, n.2, p. 192-199, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0080- 62341999000200011&script=sci_arttext/. Acesso em: 15 out. 2015.

CAMARGO JÚNIOR, Kenneth Rochel. A biomedicina. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 07, n. 01, p. 45-68, 1997. Disponível em: http://www.scielosp.org/pdf/physis/v7n1/03.pdf . Acesso em: 15 out. 2016.

CARBOGIM, Fábio da Costa. Integralidade do cuidado na formação do enfermeiro: um enfoque histórico-cultural. 2012. 126 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Enfermagem) – Departamento em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012. Disponível em: http://www.ufjf.br/pgenfermagem/files/2010/05/Disserta%C3%A7%C3%A3o-C3%A1bio-da-Costa-Carbogim.pdf/. Acesso em: 03 nov. 2015.

CARVALHO, Maria Dalva de Barros et al. Expectativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio em hospital. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v.33, n.2. p. 200-206, 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v33n2/v33n2a12/. Acesso em: 15 out. 2015.

CARVALHO, Vilma de. Por uma epistemologia do cuidado de enfermagem e a formação dos sujeitos do conhecimento na área da Enfermagem - do ângulo de uma visão filosófica. Revista da Escola de Enfermagem Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 13, n. 02, p. 406-414, 2009. Disponível em: http:// www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452009000200024. Acesso em: 23 out. 2016.

COSSA, Raquel Maria Violeta. O ensino do processo de Enfermagem em uma Universidade Pública e Hospital Universitário no sul da Bahia na perspectiva de seus docentes e enfermeiros. 2011. 128 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Enfermagem) – Departamento em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/28968/000774186.pdf?...1/. Acesso em: 03 nov. 2015.

FERREIRA, Noeli Marchioro Liston Andrade; VALLE, Elizabeth Ranier Martins do. Ser-com-o-outro no mundo do cuidado em enfermagem. Revista de Enfermagem da UERJ, Rio de Janeiro, v. 13, p. 354-360, 2005. Disponível em: http://www.facenf.uerj.br/v13n3/v13n3a10.pdf/. Acesso em: 15 out. 2015.

FERREIRA, Márcia de Assunção. A comunicação no cuidado: uma questão fundamental na enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 59, n. 03, p. 327-330, maio-jun., 2006. Disponível em: http:// www.scielo.br/pdf/reben/v59n3/a14v59n3.pdf/. Acesso em: 23 out. 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

GUERREIRO, Maria das Graças da Silva. Formação do enfermeiro na perspectiva da atenção integral: os múltiplos olhares de alunos e docentes. 2012. 100 f.

Dissertação (Mestrado em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde) – Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2012. Disponível em: http://www.uece.br/cmacclis/dmdocuments/Maria%20das%20Gra%C3%A7as.pdf /. Acesso em: 03 nov. 2015.

LANDIM, Simone Alves; SILVA, Gilberto Tadeu Reis da; BATISTA, Nildo Alves. A vivência clínica na formação do enfermeiro. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 64, n. 03, p. 558-562, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000300021/. Acesso em: 15 dez. 2015.

LOPES, Roberlandia Evangelista; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; ALMEIDA, Maria Irismar de. Estado da Questão como método de pesquisa para evidência do objeto em estudos da Enfermagem. Enfermagem em Foco, São Paulo, v. 09, n. 01, p. 66-70, 2018. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/viewFile/1127/430 . Acesso em: 25 dez. 2018.

MOSTARDEIRO, Sadja Cristina Tassinari de Souza; PEDRO, Eva Néri Rubim. O cuidado de Enfermagem em situações de alteração da imagem facial. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 32, p. 02, p. 294-301, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472011000200012. Acesso em: 15 out. 2015.

MONTEIRO, Ana Paula Teixeira de Almeida Vieira; CURADO, Manuel. Por Uma Nova Epistemologia da Enfermagem: Um Cuidar Post-Humano? Revista de Enfermagem Referência, Coimbra, v. 01, n. 08, p. 141-148, jan./fev./mar., 2016. Disponível em: www.redalyc.org/articulo.oa?id=388245618010. Acesso em: 17 out. 2016.

OLIVEIRA, Maria Amélia de Campos et al. Desafios da formação em enfermagem no Brasil: proposta curricular da EEUSP para o bacharelado em enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 41, n. especial, p. 820-825, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080- 62342007000500014/. Acesso em: 15 out. 2015.

OLIVEIRA, Lilian Felippe Duarte de. Interdições ao corpo no cuidado de enfermagem: percepções e superações de estudantes de graduação. 2011. 141 f. Tese (Doutorado Acadêmico em Enfermagem) – Departamento de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: http://objdig.ufrj.br/51/teses/EEAN_D_LilianFelippeDuarteDeOliveira.pdf/. Acesso em: 05 nov. 2015.

OLIVEIRA, Marília de Fátima Vieira de; CARRARO, Telma Elisa. Cuidado em Heidegger: uma possibilidade ontológica para a enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, 64, n. 02, p. 376-380, mar.-abr., 2011. Disponível em: http:// www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000200025/. Acesso em: 23 out. 2016.

OLIVEIRA, Denize Cristina de et al. Construção de um paradigma de cuidado de enfermagem Pautado nas necessidades humanas e de saúde. Revista da Escola de Enfermagem Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 15, n.04, p. 838-844, out.-dez., 2011. Disponível em: http:// www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414- 81452011000400025/. Acesso em: 23 out. 2016.

PARANHOS, Vania Daniele; MENDES, Maria Manuela Rino. Currículo por competência e metodologia ativa: percepção de estudantes de enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 18, n. 01, p. 01-07, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-11692010000100017&script=sci_abstract&tlng

=pt /. Acesso em: 15 out. 2015.

PIRES, Denise Elvira Pires de. Transformações necessárias para o avanço da Enfermagem como ciência do cuidar. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 66, n. especial, p. 39-44, 2013. Disponível em: http:// www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000700005/. Acesso em: 23 out. 2016.

QUEIRÓS, Paulo Joaquim Pina. Cuidar: da condição de existência humana ao cuidar integral profissionalizado. Revista de Enfermagem Referência, Coimbra, v. 05, ano 4, p. 141-148, abr./maio/jun., 2015. Disponível em:

www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874.... Acesso em: 17 out. 2016.

RANGEL, Rosiane Filipin. Cuidado integral em saúde: percepção de docentes e discentes de enfermagem. 2011. 99 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Enfermagem) – Departamento de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2011. Disponível em: http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/3077/rosianerangel.pdf?sequence=1/. Acesso em: 03 nov. 2015.

RIBEIRO, Aridiane Alves. O cuidado no espaço de intermedicalidade em uma aldeia indígena. 2015. 206 f. Tese (Doutorado Acadêmico em Enfermagem) – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2015. Disponível em: http:// www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde- 04032016-204741/. Acesso em: 03 nov. 2016.

RODRIGUES, Carla Daiane Silva; CULAU, Janice Maria da Cunha; NUNES, Dulce Maria. Aprendendo a cuidar: vivências de estudantes de enfermagem com crianças portadoras de câncer. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 28, n. 02, p. 274-282, 2007. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/23578/000601147.pdf?sequence=1. Acesso em: 03 nov. 2016.

SANTOS, Tânia Cristina Franco. Significado dos emblemas e rituais na Formação da identidade da enfermeira brasileira: uma reflexão após oitenta anos. Revista da Escola de Enfermagem Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 08, n. 01, p. 81-86, 2004. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=127717725011/. Acesso em: 15 out. 2015.

SCHAURICH, Diego; CROSSETTI, Maria da Graça Oliveira. O elemento dialógico no cuidado de enfermagem: um ensaio com base em Martin Buber. Revista da Escola de Enfermagem Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 12, n. 03, p. 544-548, 2008. Disponível em: http:// www.scielo.br/pdf/ean/v12n3/v12n3a22.pdf/. Acesso em: 23 out. 2016.

SILVA, Lúcia de Fátima da; DAMASCENO, Marta Maria Correia; MOREIRA, Rui Verlaine Oliveira. Contribuição dos estudos fenomenológicos para o cuidado de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 54, n.3, p. 475-481, jul.-set., 2001. Disponível em: http:// www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0034...nrm=iso&tlng... /. Acesso em: 23 out. 2016.

SILVA, Luzia Wilma Santana da et al. O cuidado na perspectiva de Leonardo Boff, uma personalidade a ser (re)descoberta na enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 58, n.04, p. 471-475, 2005. Disponível em: http:// www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672005000400018 . Acesso em: 23 out. 2016.

SILVA, Kênia Lara; SENA, Roseni Rosângela de. A formação do enfermeiro: construindo a integralidade do cuidado. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 59, n. 04, p. 488-491, jul.-ago., 2006. Acesso em: 23 out. 2016. Disponível em: http:// www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672006000400003/. Acesso em: 23 out. 2016.

SILVEIRA, Clarice Santigo; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria. Estudos sobre pesquisa e formação de professores da educação básica: a elaboração do Estado da Questão. Revista Educação em Questão, Natal, v. 41, n. 27, p. 219-243, 2011. Disponível em: http://www.periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4008/3275/. Acesso em: 15 ago. 2015.

SILVEIRA, Lia Carneiro et al. Cuidado clínico em enfermagem: desenvolvimento de um conceito na perspectiva de reconstrução da prática profissional. Revista da Escola de Enfermagem Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 17, n. 03, p. 548-554, 2013. Disponível em: http:// www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414- 81452013000300548/. Acesso em: 23 out. 2016.

SOUSA, Valmi Delfino de; BARROS, Alba Lúcia Botura Leite de. O ensino do exame físico em escolas de graduação em enfermagem do município de São Paulo. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 6, n. 3, p. 11-22, 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104- 11691998000300003&script=sci_arttext/. Acesso em: 15 out. 2015.

SOUZA, Norma Valéria Dantas de Oliveira et al. Pedagogia problematizadora: o relacionamento interpessoal dos internos de enfermagem no contexto hospitalar. Revista da Escola de Enfermagem da UERJ, Rio de Janeiro, v. 15, n. 01, p. 27-32, 2007. Disponível em: http://www.facenf.uerj.br/v15n1/v15n1a04.pdf. Acesso em: 23 out. 2016.

SOUZA, Juliana Caldas de et al. Ensino do cuidado humanizado: evolução e tendências da produção científica. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 61, n. 06, p. 878-882, nov.-dez., 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v61n6/a14v61n6.pdf. Acesso em: 23 out. 2016.

TANAKA, Luiza Hiromi; LEITE, Maria Madalena Januário. O cuidar no processo de trabalho do enfermeiro: visão dos professores. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 60, n. 06, p. 681-686, nov.-dez., 2007. Disponível em: http:// www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672007000600012. Acesso em: 23 out. 2016.

THERRIEN, Jacques; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria. Os trabalhos científicos e o estado da questão: reflexões teórico-metodológicas. In: FARIAS, Izabel Maria Sabino; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; NUNES, João Batista Carvalho (Org.). Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto. Fortaleza: EdUECE, 2011.

TÔRRES, Bárbara Lomanto. Acolhimento na produção do cuidado por enfermeiras da emergência de uma unidade hospitalar pública. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Enfermagem) – Departamento de Enfermagem, Programa de Pós- Graduação em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Feira de Santana, 2015. Disponível em: http:// www.uel.br/pos/saudecoletiva/Mestrado/diss/109.pdf. Acesso em: 28 out. 2016.

VALE, Eucléia Gomes; PAGLIUCA, Lorita Marlena Freitag. Construção de um conceito de cuidado de Enfermagem: contribuição para o ensino de graduação. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 64, n. 01, p. 106-113, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672011000100016&script=sci_arttext/. Acesso em: 15 dez. 2015.

VENTURE, Jussemara Nascimento. Cuidados paliativos: o significado para uma equipe de enfermagem de uma unidade oncológica. 2013. 92 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Enfermagem) – Departamento de Enfermagem, Programa de Pós- Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Alfenas, Minas Gerais, 2013. Disponível em: http:// https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/339. Acesso em: 03 nov. 2016.

VIEIRA, Alcivan Nunes; SILVEIRA, Lia Carneiro. O cuidado e a clínica na formação do enfermeiro: saberes, práticas e modos de subjetivação. Revista da Escola de Enfermagem Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 15, n. 04, p.776-783, 2011. Disponível em: http:// www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000400017/. Acesso em: 15 dez. 2016.

WALDOW, Vera Regina. Reflexões sobre Educação em Enfermagem: ênfase em um ensino centrado no cuidado. O Mundo da Saúde, São Paulo, 33, n. 04, p. 488-494, 2009. Disponível em: http:// www.saocamilo-sp.br/pdf/mundo_saude/67/182a188.pdf. Acesso em: 15 out. 2017.

WALDOW, Vera Regina. Cuidar: expressão humanizadora da Enfermagem. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista Internacional de Educação Superior

Downloads

Não há dados estatísticos.