Internacionalização da educação superior

o que está subjacente ao discurso da UNESCO e da OCDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8660706

Palavras-chave:

Educação superior, Internacionalização, OCDE, UNESCO

Resumo

A internacionalização do ensino superior é um tema e uma estratégia que tem se tornado cada vez mais
importante em todos os países do mundo e nas organizações internacionais vinculadas ao ensino superior. No entanto, o processo de internacionalização não é neutro, nem as políticas que o promovem, uma vez que a tradicional missão da universidade como produtora e transmissora de conhecimento enfrenta desafios ligados à pressão do poder político e econômico e à orientação de as narrativas de seus membros. O artigo tenta desvendar o que está subjacente ao discurso da UNESCO e da OCDE e como ele influencia o processo de internacionalização do ensino superior e as políticas que os países implementam a esse respeito. A conclusão é que, na prática, esses discursos estão promovendo um modelo específico de universidade a ser emulado.

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Biografia do Autor

Maria Cristina Parra-Sandoval, Universidade de Zulia

Professora da Universidad del Zulia. Doutorado em Ciências Humanas. División de Estudios para Graduados. Facultad de Humanidades y Educación.

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Publicado

2021-08-01

Como Citar

PARRA-SANDOVAL, M. C. Internacionalização da educação superior: o que está subjacente ao discurso da UNESCO e da OCDE. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022013, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8660706. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660706. Acesso em: 4 dez. 2021.

Edição

Seção

Dossiê