Banner Portal
Eu só quero criar peixes! A construção de significados para conceitos químicos em um curso de aquacultura
ENGLISH
PORTUGUÊS
ÁUDIO

Palavras-chave

Ensino superior
Ensino de graduação
Química
Aprendizagem baseada em problemas

Como Citar

QUADROS, Ana Luiza de; FERREIRA, Dalva Ester da Costa; CORRÊA, Roberta Guimarães. Eu só quero criar peixes! A construção de significados para conceitos químicos em um curso de aquacultura. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. e023004, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8660820. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660820. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A partir de perspectivas construtivistas, a aprendizagem implica na busca pelo significado das “coisas”. Aprender Química na sala de aula, portanto, remete à construção de significados para os conceitos que ali circulam e, no Ensino Superior, é indicado que esses conceitos sejam associados ao campo de trabalho futuro do aprendiz. Com o objetivo de construir significados na disciplina de Química Geral ofertada aos estudantes de um curso de Aquacultura, desenvolvemos as atividades que culminaram neste trabalho. Para isso, usamos estratégias oriundas da aprendizagem baseada em problemas em uma turma de estudantes desse curso e analisamos o envolvimento deles com as atividades. Observamos uma valorização do conteúdo desenvolvido e uma participação ativa dos estudantes em todas as etapas. A maior valorização da disciplina observada nessa turma pode trazer implicações para os professores de Química Geral, além de nos desafiar a planejar novas experiências.

https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8660820
ENGLISH
PORTUGUÊS
ÁUDIO

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Questões de estilística no ensino da língua. Tradução: Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2013. 120 p. ISBN 9788573265422.

BOYD, Claude E. Water Quality: an introduction. (2º ed.) Springer International Publishing Switzerland, 2015. 357 p. ISBN 9783319174464

BRANDA, Luís A. A aprendizagem baseada em problemas: o resplendor tão brilhante de outros tempos. In: ARAÚJO, Ulisses F.; SASTRE, Genoveva. (Org.). Aprendizagem baseada em problemas. 3. ed. São Paulo: Summus, 2016. p. 205-236. 236 págs.

ISBN 978-85-323-0532-9.

BRUNER, Jerome. (1986). Actual minds, possible worlds. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1986. 201 p. ISBN 9780674003668

CÉSAR, Janaína, ANDRADE, João Carlos; ALVIM, Terezinha Ribeiro. Tendência das disciplinas de Química Geral no Brasil. Chemkeys, 2005. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/331143308_Tendencia_das_disciplinas_de_quimica_geral_no_Brasil. Acesso em: 04 jun. 2020.

CONRADO, Dália Melissa; NUNES-NETO, Nei F.; EL-HANI, Charbel N. Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na Educação Científica como Estratégia para Formação do Cidadão Socioambientalmente Responsável. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 2, p. 77-87, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4351 Acesso em: 30 jul. 2020.

CRIPPEN, Kent J.; BOYER, Treavor H.; KOROLEV, Maria; TORRES, Trisha; BRUCAT, Phil J.; WU, Chang-Yu. Transforming Discussion in General Chemistry With Authentic Experiences for Engineering Students. Journal of College Science Teaching, v. 45, n. 5, p. 75-83, 2016. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/24892401?seq=1 Acesso em: 30 jul. 2020.

DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas. O Ensino por meio da resolução de problemas. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Novas tramas para as técnicas de ensino e estudo. Campinas: Papirus, 2013. p. 69-98. 160 p. ISBN: 9788530811365

DEL PINO, José Claudio. Um estudo sobre a organização curricular de disciplinas de Química Geral. Acta Scientiae, v. 14, n. 1, 2012. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/214 Acesso em: 16 nov. 2021.

FARIA, Regina Helena Sant’Ana; MORAIS, Marister; SORANNA, Maria Regina Gonçalves de Souza; SALLUM, Willibaldo Brás. Manual de criação de peixes em viveiros. Brasília: Codevasf, 2013. 136 p. ISBN 9788589503136

KUBITZA, Fernando. Qualidade da água no cultivo de peixes e camarões. Jundiaí, SP: F. Kubtiza, 2003. 208 p. ISBN 9788598545080

GONZÁLEZ, Yelamy Travieso; GONZÁLEZ, Miguel Ángel Rangel; BACALLAO, Lourdes García; FIGUEROA, Luis Felipe de la Cruz; MORALES, Esteban Egaña; GUEVARA, María Elena Soca. Propuesta de actividades para la enseñanza problémica de la Química General en Ciencias Básicas Biomédicas. Revista ;Habanera de Ciencias Médicas, v. 16, n. 4, p. 510-526, 2017. Disponível em: http://scielo.sld.cu/pdf/rhcm/v16n4/rhcm04417.pdf Acesso em: 30 jul. 2020.

HOLME, Thomas. Divergence of Faculty Perceptions of General Chemistry and Problem Solving Skills. Journal of Chemical Education. v. 78, n. 12, 2001. Disponível em: https://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/ed078p1578 Acesso em: 30 jul. 2020.

LEITE, Sidnei Quezada Meireles; SANTOS, Wildson Luiz Pereira. Formação de professores de química com enfoque CTSA no contexto da educação profissional brasileira: do currículo às atividades pedagógicas. Uni-pluri/versidad (Medellín), v. 14, n. 2, p. 60-68, 2014. Disponível em: http://aia-cts.web.ua.pt/SEPARATA%20REVISTA%20UNIPLURIVERSIDAD%20NRO%2041.pdf Acesso em: 30 jul. 2020.

LEMES, Anielli Fabiula Gavioli. Evidência não evidente: as explicações em uma disciplina de Química Geral. 2016. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, 2016.

LIMA, Franciane S. C.; ARENAS, Leliz T.; PASSOS, Camila G. A metodologia de resolução de problemas: uma experiência para o estudo das ligações químicas. Química Nova, v. 41, n. 4, p. 468-475, 2018. Disponível em: http://quimicanova.sbq.org.br/detalhe_artigo.asp?id=6731 Acesso em: 30 jul. 2020.

LOPES, Renato Matos; SILVA FILHO, Moacelio Veranio; MARSDEN, Melissa and ALVES, Neila Guimarães. Aprendizagem Baseada em Problemas: uma experiência no ensino de química toxicológica. Química Nova, v. 34, n. 7, p. 1275-1280, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-40422011000700029&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em: 30 jul. 2020.

FIGUEIREDO, Margarida; NEVES, José; GOMES, Guida; VICENTE, Henrique. Assessing the Role of General Chemistry Learning in Higher Education. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 228, p. 161-168, 2016. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042816309508 Acesso em: 30 jul. 2020.

HOLME, Thomas A.; CARUTHERS, Heather. A Trajectory of Reform in General Chemistry for Engineering Students. In: HOLME, Thomas; COOPER, Melanie M.; VARMA-NELSON, Pratibha (eds.). Trajectories of Chemistry Education Innovation and Reform. American Chemical Society, 2013, p. 65-78. Disponível em: https://lib.dr.iastate.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1439&context=chem_pubs. Acesso em: 16 nov. 2021.

OVERTON, Tina Lyn; RANDLES, Christopher A. Beyond Problem-based Learning: Using Dynamic PBL in Chemistry. Chemistry Education Research and Practice, v. 16, n, 2, p. 251-259, 2015. Disponível em: https://pubs.rsc.org/en/content/articlehtml/2015/rp/c4rp00248b. Acesso em: 30 jul. 2020.

PAULA, Islayne; MEL, Paula Freitas; SANTIAGO, Thyago Thomé do Amaral; CASARTELLI, Maria Regina de Oliveira. Medidas para minimizar o alto índice de evasão e reprovação no componente Química Geral. In: 8º SALÃO INTERNACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 2016, Rio Grande do Sul, Anais do ... Universidade Federal do Pampa, 2016. p. 1-2.

PERRENOUD, Philippe. Organizar e dirigir situações de aprendizagem. In: PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2000. p. 23-39. 192p. ISBN 8573076372

QUADROS, Ana Luiza; RODRIGUES, Victor Augusto Bianchetti; BOTELHO, Maria Luiza Silva Tupy. A imersão na docência com aulas temáticas: uma vivência de professores de Química em formação. Currículo Sem Fronteiras, v. 18, n. 2, p. 566-583, 2018. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss2articles/quadros-rodrigues-botelho.pdf aceso em 30 jul. 2020.

QUADROS, Ana Luiza; SANTOS, Cristiane Martins Pereira; SILVA, Dayse Carvalho; ÁVILA, Erick de Souza; BRANDÃO, Sirlaine Diniz Ferreira. Os alunos de Engenharia de Produção e a disciplina de Química. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2016, Campinas. Anais do... Campinas: Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química, 2006, p. 1-7.

RIOS, Jaime Roberto Teixeira; SANTOS, Adilson Pereira; NASCIMENTO, Caroline. Evasão e Retenção no ciclo básico dos cursos de Engenharia da Escola de Minas da UFOP. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, 2001, Porto Alegre. Anais do.... Porto Alegre/RS, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2001. p. 83-90.

RODRIGUES, Victor Augusto Bianchetti; QUADROS, Ana Luiza. O ensino de ciências a partir de temas com relevância social contribui para o desenvolvimento do letramento científico dos estudantes? REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de Las Ciencias, v. 19, n. 1, p. 1-25, 2020. Disponível em: http://revistas.educacioneditora.net/index.php/REEC/article/view/437 Acesso em: 30 jul. 2020.

SANTOS FILHO, Pedro Faria. Os trinta anos da disciplina de “Química Geral” oferecida aos alunos ingressantes no curso de graduação do Instituto de Química da UNICAMP. Química Nova, v. 23, n. 4, p. 563-567, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422000000400022 Acesso em: 30 jul. 2020.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira. A Química e a formação para a cidadania. Educación Química, v. 22, n. 4, p. 300-305, 2011. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0187-893X2011000400004 Acesso em: 30 jul. 2020.

SILVA, Erivaldo Lopes; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro. Visões de Contextualização de professores de Química na elaboração de seus próprios materiais didáticos. Ensaio: pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 1, p.101-118, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/epec/v12n1/1983-2117-epec-12-01-00101.pdf Acesso em: 30 jul. 2020.

SILVA, Shirley Martim; EICHLER, Marcelo Leandro; DEL PINO, José Cláudio. As percepções dos professores de Química geral sobre a seleção e a organização conceitual em sua disciplina. Química Nova, v. 26, n. 4, p. 585-594, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/zv7HpdsYHkVxxYjtJ5SRq5r/abstract/?lang=en. Acesso em: 16 nov. 2021.

TOURINHO, Cleber. Refletindo sobre a dificuldade de leitura em alunos do Ensino Superior: deficiência ou simples falta de hábito? Revista Lugares de Educação, Bananeiras/PB, v. 1, n. 2, p. 325-346, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rle/article/view/10966 Acesso em: 30 jul. 2020.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. 2ª ed. (Tradução: Paulo Bezerra). São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009. 496 p. ISBN 9788578270773

WARTHA, Edson José; SILVA, Erivanildo Lopes; BEJARANO, Nelson Rui Ribas. Cotidiano e Contextualização no Ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 35, n. 2, p. 84-91, 2013. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc35_2/04-CCD-151-12.pdf Acesso em: 30 jul. 2020.

YAMAGUCHI, Klenicy K. L.; SILVA, Jath da Silva. Avaliação das causas de retenção em Química Geral na Universidade Federal do Amazonas. Química Nova, v. 42, n. 3, p. 346-354, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/qn/v42n3/0100-4042-qn-42-03-0346.pdf Acesso em: 30 jul. 2020.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Revista Internacional de Educação Superior

Downloads

Não há dados estatísticos.