Eu só quero criar peixes! A construção de significados para conceitos químicos em um curso de aquacultura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8660820

Palavras-chave:

Ensino superior, Ensino de graduação, Química, Aprendizagem baseada em problemas

Resumo

A partir de perspectivas construtivistas, a aprendizagem implica na busca pelo significado das “coisas”. Aprender Química na sala de aula, portanto, remete à construção de significados para os conceitos que ali circulam e, no Ensino Superior, é indicado que esses conceitos sejam associados ao campo de trabalho futuro do aprendiz. Com o objetivo de construir significados na disciplina de Química Geral ofertada aos estudantes de um curso de Aquacultura, desenvolvemos as atividades que culminaram neste trabalho. Para isso, usamos estratégias oriundas da aprendizagem baseada em problemas em uma turma de estudantes desse curso e analisamos o envolvimento deles com as atividades. Observamos uma valorização do conteúdo desenvolvido e uma participação ativa dos estudantes em todas as etapas. A maior valorização da disciplina observada nessa turma pode trazer implicações para os professores de Química Geral, além de nos desafiar a planejar novas experiências.

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Biografia do Autor

Ana Luiza de Quadros, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010) e pós-doutora pela Universidade de São Paulo. Professora de Ensino de Química no Depto de Química (ICEx) da Universidade Federal de Minas Gerais .

 

Dalva Ester da Costa Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais(2011), pós-doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011).   Professora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Roberta Guimarães Corrêa, Universidade Federal de Minas Gerais

 Doutora em Ciências (2015) pela Universidade Federal de São Carlos. É professora Adjunta do Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2022-04-03

Como Citar

QUADROS, A. L. de; FERREIRA, D. E. da C.; CORRÊA, R. G. Eu só quero criar peixes! A construção de significados para conceitos químicos em um curso de aquacultura. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. e023004, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8660820. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660820. Acesso em: 3 fev. 2023.

Edição

Seção

Pesquisas