Banner Portal
A didática na formação inicial docente
PORTUGUÊS
ENGLISH

Palavras-chave

Didática
Formação de professores
Experiência

Como Citar

FORTUNATO, Ivan. A didática na formação inicial docente: experiências de um professor formador em (auto)formação. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022009, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8661350. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8661350. Acesso em: 21 maio. 2024.

Resumo

Este artigo analisa algumas experiências formativas já desenvolvidas na disciplina de Didática, nas licenciaturas do Instituto Federal de São Paulo, campus Itapetininga. O objetivo principal é partilhar determinadas alternativas para a prática do ensino de Didática, ao mesmo tempo em que se coloca uma lente teórica sobre as experiências vividas como professor formador de futuros professores. Ao final, espera-se que este manuscrito tenha dupla serventia; primeiro, num nível superficial, que apresente possibilidades para diversificar o ensino na formação inicial de professores. Segundo, num nível mais profundo, que permita um exame analítico a respeito dos significados da própria formação de professores. 

https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8661350
PORTUGUÊS
ENGLISH

Referências

ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. São Paulo: ARS Poética Editora, 1994.

CANDAU, Vera. A didática e a formação de educadores: da exaltação à negação, a busca da relevância. In: CANDAU, Vera. (Org.). A didática em questão. Petrópolis: Vozes, 1984. p. 13-24

COELHO, Denise Eugenia Pereira; BÓGUS, Cláudia Maria. Vivências de plantar e comer: a horta escolar como prática educativa, sob a perspectiva dos educadores. Saúde Soc., São Paulo, v. 25, n. 3, p. 761-771, 2016.

CUNHA, Carolina Rodrigues; TERRA, Carla Nayelli; FORTUNATO, Ivan. Ateliê de Física para o ensino de termodinâmica: relato de projeto de intervenção escolar. Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, v. 4, n. 3, p. 28-39, 2017.

CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e a sua prática. 24 ed. São Paulo: Papirus Editora, 2012.

FORTUNATO, Ivan. Práticas pedagógicas no ensino superior relato de experiências com a disciplina didática em licenciaturas. Rev. Internacional de Ed. Superior, Campinas, v. 6, e020039, p. 1-13, 2020.

FORTUNATO, Ivan. Ensinando futuros professores a ensinar: reflexões de uma experiência didática. Horizontes, Itatiba, v. 37, e019014, p. 1-19, 2019a.

FORTUNATO, Ivan. Multiculturalismo e formação docente: experiências em um Instituto Federal. Aurora: revista de arte, mídia e política, São Paulo, v. 12, n. 34, p. 128-142, 2019b.

FORTUNATO, Ivan. (Org.). Educação Ambiental no Ensino Fundamental: projeto "Iniciação à Linguagem Ambiental". São Paulo: Edições Hipótese, 2019c.

FORTUNATO, Ivan. (Org.). Crônicas da Escola: fragmentos do cotidiano. São Paulo: Edições Hipótese, 2019d.

FORTUNATO, Ivan. A Didática na formação inicial de professores: relato de experiência. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 1, p. 269-276, 2018a.

FORTUNATO, Ivan. A formação de professores de ciências vista pela ótica da diversão: o caso do Show de Física do IFSP Itapetininga. In: CACHAPUZ, Antonio; SHIGUNOV NETO, Alexandre; FORTUNATO, Ivan. (Org.). Formação inicial e continuada de professores de ciências: o que se pesquisa no Brasil, Portugal e Espanha, 2018b. p. 150-155.

FORTUNATO, Ivan. Cinco anos de narrativas ficcionais para pesquisa em Educação Ambiental: um balanço dessa experiência. Educere, Mérida, v. 21, n. 68, p. 57-63, 2017.

FORTUNATO, Ivan. Porque precisamos de Pesquisas Ambientais. Revista Hipótese, Itapetininga, v. 1, n. 1, p. 6-14, 2015.

FORTUNATO, Ivan. Algumas ideias de Célestin Freinet para motivar a docência. Direcional Educador, São Paulo, n. 105, p. 34-36, 2013.

FORTUNATO NETO, José; FORTUNATO, Ivan. Dicionário ambiental básico: um projeto para a educação ambiental. Educação Ambiental em Ação, Novo Hamburgo, v. 8, n. 30, p. 1-11, 2009.

FREINET, Célestin. Pedagogia do bom senso. Tradução J. Baptista. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

FREINET, Célestin. As técnicas de Freinet da Escola Moderna. 4. ed. Lisboa: Editoral Estampa, 1975.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GARCIA, Tânia Maria F. Braga; SILVA, Vivian Batista da. De como ensinar: traços paradigmáticos nos manuais pedagógicos e perspectivas de investigação (1870-2015). Educ. rev., Curitiba, v. 35, n. 77, p. 135-158, 2019.

HARPER, Babette et al. Cuidado, escola!: desigualdade, domesticação e algumas saídas. 18 ed. São Paulo: editora Brasiliense, 1980.

HERRÁN, Agustin de la; FORTUNATO, Ivan. ¿Por qué desde la Didáctica no se favorece la formación del profesorado? Pro-Posições, Campinas, v. 30, e20170033, p. 1-32, 2019.

MARIN, Alda Junqueira; PENNA, Marieta Gouvêa Oliveira; RODRIGUES, Ana Carolina Colacioppo. A Didática e a formação de professores. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 12, n. 35, p. 51-77, 2012.

MORAIS, Bruno Rogério Ferreira de; CAMILO, Douglas Eleutério. Diálogo com Libâneo sobre didática. Revista Hipótese, Itapetininga, v. 1, n. 2, p. 110-122, 2015.

MORAN, José Manuel. Metodologias Ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José Manuel (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 1-25.

MOURÃO, Francisco Alves. Relatório da delegacia do ensino de Ribeirão Preto, 1936. [mimeo]

NÉRICI, Imídio Giuseppe. Educação e ensino. São Paulo: Ibrasa, 1995.

OLIVEIRA, Fabiane Rezende de; PEREIRA, Emmanuelle Rodrigues; PEREIRA JR., Antônio. Horta escolar, educação ambiental e a interdisciplinaridade. Revbea, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 10-31, 2018.

OLIVEIRA, Luissandro; FORTUNATO, Ivan. Níveis para o domínio do RPG como um elemento didático: RPG pedagógico. (resumo) II Encontro de Práticas Pedagógicas – EPP, Itapetininga. Anais... 2016.

OLIVEIRA, Rodrigo da Silva. O que é o bom professor? Revista Hipótese, Itapetininga, v. 1, n. 3, p. 175-192, 2015.

PEREIRA JR., Melquíades. Fatores de retardamento da vitória completa da Escola Nova. Revista de Educação, São Paulo, v. 5, n. 5, p. 156-159, 1934.

PIMENTA, Selma Garrido; LISITA, Verbena Moreira Soares de Sousa. Pesquisas sobre professores e sua formação: uma análise de pesquisas desenvolvidas no programa de Pós Graduação da FEUSP − 1990 a 1998. Educ. rev., Curitiba, v. 24, n. 24, p. 87-109, 2004.

REIGOTA, Marcos. A floresta e a escola: por uma educação ambiental pós-moderna. São Paulo: Cortez, 1999.

SNYDERS, Georges. Alunos felizes: reflexão sobre a alegria na escola a partir de textos literários. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

SILVA, Carla Nayelli Terra; CUNHA, Carolina Rodrigues. Algumas ideias de Freinet para a educação. Revista Hipótese, Itapetininga, v. 1, n. 3, p. 167-174, 2015.

TEICHNER, Otávio Telles; FORTUNATO, Ivan. Gamificação aplicada ao plano de aula: elementos para potencializar o ensino. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar – RECEI, Mossoró, v. 3, n. 9, p. 380-386, 2017.

TEICHNER, Otávio Telles; FORTUNATO, Ivan. Refletindo sobre a Gameficação e suas possibilidades na educação. Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, v. 2, n. 3, p. 102-111, 2015.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista Internacional de Educação Superior

Downloads

Não há dados estatísticos.