Banner Portal
Adaptação transcultural do "Questionnarie to evaluation the quality of PBL problems" para uso no Brasil
PORTUGUÊS
ENGLISH (English)
ÁUDIO

Palavras-chave

Tradução
Ensino superior
Aprendizagem

Como Citar

MACIEL, Marcela de Araújo Cavalcanti; ANDRETO, Luciana Marques; FERREIRA, Tatiana Cristina Montenegro. Adaptação transcultural do "Questionnarie to evaluation the quality of PBL problems" para uso no Brasil. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. e023039, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8661400. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8661400. Acesso em: 24 maio. 2024.

Resumo

Introdução: Os grupos tutoriais contribuem para aprendizagem ativa, na Aprendizagem Baseada em Problemas, estimulando o estudante a desenvolver raciocínio crítico-reflexivo e autonomia, direcionando-o à construção de competências necessárias a futura profissão. Para que tal construção teórica seja efetiva, os problemas, norteadores dos grupos tutoriais, devem ser avaliados adequadamente a fim de garantir sua qualidade. Objetivo: Deste modo o presente estudo objetiva-se em adaptar o Questionnarie to evaluation the quality of PBL problems para o português brasileiro. Metodologia: Estudo metodológico de adaptação transcultural. Foram seguidas as etapas: equivalência conceitual dos itens, tradução, síntese das traduções, retradução, resíntese, avaliação pelo comitê de especialista de revisão e pré-teste. O comitê foi composto por uma amostra de 7 especialistas e o pré-teste por 111 estudantes de graduação em Enfermagem.  Os dados foram analisados pelo software SPSS®, verificando-se medidas de dispersão e tendência central. A confiabilidade foi verificada por meio do alfa de Cronbach. Resultados: Foram realizadas traduções, síntese, retraduções e resíntese buscando adequar culturalmente o instrumento e preservando o conteúdo da versão original. O comitê de juízes propôs substituições por sinônimos de palavras mais usuais no ensino superior, assim como ajustes para favorecer a concordância verbal e coerência. No pré-teste s as questões foram analisadas quando a sua clareza, todas tiveram média maior que 3. O alfa de Cronbrach variou entre 0,73 a 0,89. Conclusão: O processo de adaptação transcultural seguiu todas as etapas sistematicamente baseada na literatura. Sendo assim, o Questionnarie to evaluation the quality of PBL problems encontra-se adaptado para uso no Brasil.



https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8661400
PORTUGUÊS
ENGLISH (English)
ÁUDIO

Referências

BAEHR, Marie. Distinction between assessment and evaluation. In Faculty guidebook. Lisle, IL: Pacific Crest. v.4, p.7-10, 2010.

BORGE, Marcos et al. Aprendizado Baseado em Problemas. Medicina (Ribeirão Preto online). v.47, n.3, p. 301-7, 2014. Acesso em: Maio,2010. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/86619. Acesso em: 19 abr. 2020.

BOROCHOVICIUS, Eli; TORTELLA, Jussara. Aprendizagem Baseada em Problemas: um método de ensino-aprendizagem e suas práticas educativas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ. v.22, n.83, p.263-94, 2014. . Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ensaio/v22n83/a02v22n83.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020.

GÓIS, Joselice; et al. Cross-cultural adaptation of the General Comfort Questionnaire to Brazilian patients with myocardial infarction. Rev Bras Enferm. v. 71, n.6, p.2998-3005, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0557. Acesso em: 5 jan. 2020.

GUILLEMIN, Francis; BOMBARDIER, Claire; BEATON, Dorcas. Cross-cultural adaptation of health-related quality of life measures: literature review and proposed guidelines. J Clin Epidemiol. v. 46, n.12p.1417-32, 1993. Disponível em: https://doi.org/10.1016/0895-4356(93)90142-N. Acesso em: 2 dez. 2019.

HUNG, Woei; MEHL, Katherine; HOLEN, Jodi. The relationships between problem design and learning process in problem-based learning environments: Two cases. The Asia Pacific Education Researcher. v.22, n.4, p. 635–645, 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1007/s40299-013-0066-0. Acesso em: 21 dez. 2019.

HUNG, Woei. All PBL Starts Here: The Problem. Interdisciplinary Journal of Problem-Based Learning.v.10, n.2.2016. Disponível em: https://doi.org/10.7771/1541-5015.1604. Acesso em: 20 out. 2019.

JACOBS, Alexandra; et al. Validation of a short questionnaire to assess the degree of complexity and structuredness of PBL problems. Med Educ. v. 37, n.11, p.1001-7, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1046/j.1365-2923.2003.01630.x. Acesso em: 3 Mar. 2020.

KANIN, Carol.; HAWKINS, Jaqueline. A Protocol to Assess the Curricular Validity of Cases for PBL. Teaching and Learning in Medicine. v.9, n.3, p.215-20, 1997. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10401339709539844 Acesso em: 7 ago. 2019.

MOALLEM, Mahnaz.; HUNG, Woei.; DABBAGH, Nada. Problem Design in PBL. The Wiley Handbook of Problem‐Based Learning. John Wiley & Sons, Inc. p. 249-272, 2019. Online ISBN:9781119173243. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/book/10.1002/9781119173243, Acesso em: 10 jan. 2020.

MUNSHI, Fadi; ZAYAT, El Sayet; DOLMANS, Diana . Development and utility of a questionnaire to evaluate the quality of PBL problems. South East Asian Journal of Medical Education. v. 2, n.2, p.32-40, 2008. Disponível em: http://seajme.md.chula.ac.th/articleVol2No2/OR5_Fadi%20Munshi.pdf. Acesso em: 3 fev. 2019.

REGNAULT, Antoine; HERDMAN, Michael. Using quantitative methods within the Universalist model framework to explore the cross-cultural equivalence of patient- reported outcome instruments. Qual Life Res. v. 24, n.1, p.115-24. 2015. https://doi.org/10.1007/s11136-014-0722-8 Acesso em: 7 jan 2019.

REICHEINHEIM, Michael; MORAES, Cláudia. Operacionalização de adaptação transcultural de instrumentos de aferição usados em epidemiologia. Rev Saúde Pública. v.41, n.4, p.665- 73.2007. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102006005000035. Acesso em: 17 jan 2020.

SOUZA, Ana Claudia de, ALEZANDRE, Neusa Maria; GUIRARDELLO, Edinês. Propriedades psicométricas na avaliação de instrumentos: avaliação da confiabilidade e da validade. Epidemiol. Serv. Saude. Brasília, v.26, n.3,p.647-657 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5123/s1679-49742017000300022. Acesso em: 17 jan 2020.

SOUZA, Ana Paula; MARQUES, Jair; SCOTT, Lisiane. Validação de itens para uma escala de avaliação da inteligibilidade de fala. Pró-Fono Revista de Atualização Científica. v. 22, n.3, p.325-32. 2010. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010000300028. Acesso em: 22 jun.2020.

TERWEE, Caroline et al. Quality criteria were proposed for measurement properties of health status questionnairres. J Clin Epidemiol. v.60,n.1,p.34-42.2007. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17161752/. Acesso em: 28 mai.2020.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Revista Internacional de Educação Superior

Downloads

Não há dados estatísticos.