Banner Portal
Andragogia no ensino superior
PORTUGUÊS
ENGLISH

Palavras-chave

Andragogia
Pressupostos andragógicos
Ensino superior
Professores de licenciaturas

Como Citar

FERREIRA, Tássia Fernandes; MAGALHÃES JUNIOR, Antônio Germano; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria. Andragogia no ensino superior: a percepção de professores de licenciaturas. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022029, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8661980. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8661980. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

A Andragogia e seus pressupostos comportam elementos fundamentais ao desenvolvimento do ensino e da aprendizagem de adultos, contemplando questões específicas que requerem atenção por parte dos educadores. Nesse ínterim, no presente artigo objetivou-se compreender a percepção de professores de licenciaturas sobre a importância dos pressupostos andragógicos de Malcolm Knowles. Para isso, partiu-se da seguinte questão: “Os professores de licenciaturas, ainda que possam não saber especificamente o que é Andragogia, percebem como importantes os pressupostos desta?”. Utilizou-se da abordagem de métodos mistos (JOHNSON; ONWUEGBUZIE, 2004), com aplicação de instrumentos de viés quantitativo e elaboração de gráficos, e com análise de cunho qualitativo. Foram sujeitos desta pesquisa 21 professores de nível superior em cursos de licenciaturas, respondentes de um questionário online, dividido em duas seções: questões que abordavam o perfil dos professores; e perguntas sobre a Andragogia e o grau de importância atribuído aos seis pressupostos andragógicos. Conforme análise, verificou-se que os seis pressupostos foram classificados pela maior parte dos 21 professores como importante/muito importante com uma pequena parcela (dois professores, correspondendo a 9,5%) que se utilizou da classificação “pouco importante”. Dessa maneira, considera-se que o questionamento central da pesquisa, supramencionado, foi respondido afirmativamente. À vista dos resultados obtidos, reafirma-se a importância da difusão do conhecimento sobre Andragogia e seus pressupostos, uma vez que proporciona aos professores maior fundamentação teórica e subsídios em suas práticas, possibilitando-lhes ressignificá-las.

https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8661980
PORTUGUÊS
ENGLISH

Referências

BECK, Caio. A origem do termo Andragogia. Andragogia Brasil. 2018. Disponível em: https://andragogiabrasil.com.br/a-origem-do-termo-andragogia/. Acesso em: 15 jul. 2020.

CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. (2016).Resolução nº 510/2016. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf Acesso em: 20 jul. 2020.

De AQUINO, Carlos Tasso Eira. Como aprender: Andragogia e as habilidades de aprendizagem. 1ª edição, São Paulo Pearson Prentice Hall, 2007.160 p. ISBN-13 : 978-8576051589

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 10ª edição, São Paulo: Paz & Terra, 2012. 240 p. ISBN-13:978-8577531868

JOHNSON, R. Burke.; ONWEGBUZIE, Anthony John. A Mixed Methods Research: A research paradigm whose time has come, Educational Researcher, Vol. 33, nº. 7, 2004, p. 14-26. Disponível em: http://sites.uci.edu/socscihonors/files/2017/09/Mixed_Methods_Research.pdf Acesso em: 10 jul. 2020.

KNOWLES, Malcom Shepherd. HOLTON III, Elwood F. SWANSON, Richard A. Aprendizagem de Resultados: Uma Abordagem Prática para Aumentar a Efetividade da Educação Corporativa. 2ª edição. Tradução de Sabine Alexandra Holler. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. Recurso digital. ISBN 978-85-352-4928-6

PIAGET, Jean. O Juízo Moral na Criança. 4ª edição, São Paulo: Summus Editorial, 1994. 304 p. ISBN-13:978-8532304575

SOBOLL, Renate Stephanes. Metodologia andragógica e docência transdisciplinar na educação à distância. In: 16º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO à DISTÂNCIA. 2010, Paraná. Anais do 16º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Cd. ISBN: 2175-4098. Foz do Iguaçu, Paraná: Associação Brasileira de Educação a Distância. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2010/cd/252010184616.pdf Acesso em: 16 jul. 2020.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista Internacional de Educação Superior

Downloads

Não há dados estatísticos.