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Internacionalização na universidade nacional de San Luis, Argentina 2005-2014
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Palavras-chave

Universidade
Internacionalização
Cooperação
Interculturalidade
Diálogo

Como Citar

QUIROGA, Sergio Ricardo. Internacionalização na universidade nacional de San Luis, Argentina 2005-2014: faces institucionais e não institucionais. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022041, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8662689. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8662689. Acesso em: 22 maio. 2024.

Resumo

Esta apresentação descreve e analisa a natureza da cooperação e internacionalização, os rostos institucionais e não institucionais da internacionalização do ensino superior na Universidade Nacional de San Luis (Argentina), no período 2005-2014. Seu objetivo é examinar o papel dos atores e normas institucionais, como o Estatuto da Universidade, o Plano Organizacional, a ação do Escritório de Relações Interinstitucionais, a Lei Nacional do Ensino Superior e as sugestões dos documentos emanados de organizações internacionais, por um lado e facetas não institucionais, como a motivação de alunos e professores nos processos de internacionalização. Com essa tarefa, normas e documentos institucionais foram examinados e, por meio de entrevistas semiestruturadas, as visões de internacionalização de alunos e professores. Após o estudo proposto, podemos concluir que a UNSL deve reconhecer seus problemas e dificuldades nessa área, priorizar o Escritório de Relações Interinstitucionais, estabelecer possíveis agendas, incorporar uma cultura coletiva e colaborativa que busca reconhecer a internacionalização como um instrumento gerencial de aprendizado múltiplo impacto intercultural e internacional devido ao seu conteúdo e finalidade educacional que transcende as fronteiras do espaço temporal e trabalha para a internacionalização de e para a universidade, seu significado e atenção são essenciais para expandir as possíveis modalidades de cooperação eficaz entre as universidades.

https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8662689
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