Banner Portal
Mecanismos de apoio mediados por tecnologia: uma proposta a partir do que dizem os estudantes
PDF (Espanhol)
PDF (Inglês)
ÁUDIO
VÍDEO

Palavras-chave

Educação superior
Permanência
Pedagogia da interatividade virtual
Rede de apoio
Estudante universitário

Como Citar

Mecanismos de apoio mediados por tecnologia: uma proposta a partir do que dizem os estudantes. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. e023005, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8663771. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663771. Acesso em: 23 maio. 2025.
Recebida 2020-12-29
Aceita 2021-12-05
Publicada 2022-03-12

Resumo

O ano de 2020 será marcado pela pandemia do COVID-19 e pelo distanciamento social, mais que isso, será marcado por um ano em educativo complemente distinto, no qual todos os atores da educação básica a superior, tiveram que readaptar e reaprender seus processos de ensinar, aprender, de gestão e acompanhamento para manter as atividades apesar das regras de isolamento social. O presente artigo tem por objetivo apresentar propostas para mecanismos de apoio mediados pela tecnologia, a partir da voz dos estudantes da educação superior. Para tal foi realizada uma pesquisa de cunho quali-quantitativo com estudantes de educação superior do Brasil e da Colômbia, os estudantes participaram da pesquisa por meio de questionário eletrônico, sendo que, para este estudo, foi considerada a variável “Tecnologias Digitais” para análise dos resultados e propostas de mecanismos de apoio, sendo a análise realizada por meio da estatística descritiva e análise de conteúdo. Como resultados encontramos que, mesmo antes da pandemia, os estudantes já citavam os recursos das tecnologias digitais como aliada dos processos de ensinar e aprender, recursos para vivenciar e conhecer realidades de estudantes e profissionais de outros países, aumentar a interação entre docentes e estudantes, bem como facilitar processos administrativos. Nesse sentido, podemos concluir que as possibilidades oferecidas pelas tecnologias digitais, principalmente por meio da internet, podem auxiliar a docentes, gestores e instituições educativas a acompanhar os estudantes em seus processos acadêmicos neste momento e também no futuro, quando do retorno das atividades presenciais.

PDF (Espanhol)
PDF (Inglês)
ÁUDIO
VÍDEO

Referências

ARAUJO, Francisco Jonathan de Oliveira, LIMA, Ligia Samara Abrantes de, CIDADE, Pedro Ivo Martins, NOBRE, Camila Bezerra, & NETO, Modesto Leite Rolim. Impact Of Sars-Cov-2 And Its Reverberation In: Global Higher Education And Mental Health. Psychiatry Res, 288(112977), 2020. Disponible: https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.112977 Acceso en: 29 dic. 2020.

ARETIO, Lorenzo García. COVID-19 y educación a distancia digital: preconfinamiento, confinamiento y posconfinamiento. RIED. Revista Iboeroamericana de Educación a Distancia. Vol. 24, n. 1, p. 1-17, 2021. (preprint). Disponible: http://dx.doi.org/10.5944/ried.24.1.28080 Acceso en: 29 dic. 2020.

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede, 7(1), 257-275, 2020. Disponible: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621. Acceso en: 29 dic. 2020.

ASTIN, Alexander W. Assessment For Excellence: The Philosophy And Practice Of Assessment And Evaluation In Higher Education (American Council on Education Oryx Press Series on Higher Education). 1991.

ASTIN, Alexander W. et al. Assessment for excellence: The philosophy and practice of assessment and evaluation in higher education. Rowman & Littlefield Publishers, 2012.

BAIN, Ken. Lo que hacen los mejores estudiantes de universidad. Tradução de Óscar Barberá. Valencia: Universitat de València, 2014.

BARDIN, Laurence; Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010.

COATES, Hamish. A model of online and general campus‐based student engagement. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 32, n. 2, p. 121-141, 2007.

COULON, Alain. O ofício de estudante: a entrada na vida universitária. Educ. Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 4, p.1239-1250, out./dez., 2017. Disponible: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201710167954 Acceso en: 29 dic. 2020.

CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto; Tradução Magda Lopes. – 3 Ed. – Porto Alegre: Artmed. 2010.

FLICK, Uwe. Qualidade na pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed: 2009.

MACHADO, Karen Graziela Weber; SANTOS, Pricila Kohls dos; COSTA, Camila Schwanke. As contribuições das tecnologias digitais para a internacionalização da Educação Superior em casa e a construção da cidadania global. Revista Cocar 14.29 (2020): 700-722.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa. 7 ed. São Paulo: Atlas S.A, 2011.

OECD. Innovating Education and Educating for Innovation: The Power of Digital Technologies and Skills, Educational Research and Innovation, OECD Publishing, Paris, 2016. Disponible: https://doi.org/10.1787/9789264265097-en. Acceso en: 29 dic. 2020.

PÉREZ GÓMEZ, Angel. I. Educação na era digital: a escola educativa. Traduzido por Marisa Guedes. Porto Alegre: Penso, 2015.

PRENSKY, Marc. From digital nativesto digital wisdom: hopefulessays for 21st Century learning. Thousand Oaks: Corwin, 2012.

ROLDÁN, Otto Granados. La educación del mañana: ¿Inercia o transformación? Madrid: Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI), 2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa. La cruel pedagogía del virus. Ediciones AKAL, 2020a.

SANTOS, Pricila Kohls dos. Permanência na Educação Superior: desafios e perspectivas. Brasília: Cátedra UNESCO e Juventude, Educação e Sociedade, 2020b.

TINTO, Vincent. Leaving college: Rethinking the causes and cures of student attrition. University of Chicago Press, 5801 S. Ellis Avenue, Chicago, IL 60637, 1987.

TINTO, Vincent. Completing college: Rethinking institutional action. Chicago: University of Chicago Press, 2012.

TINTO, Vincent. Reflections on student persistence. Student Success, 8(2), 1-9, 2017.

TINTO, Vincent. Learning better together. Transitioning Students in Higher Education: Philosophy, Pedagogy and Practice, New York: Routledge, 2020.

VEEN, Win; VRAKKING, Bem. Homo zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: ArtMed, 2009.

UNESCO, UIS. UNESCO Institute of Statistics. Equity in Education, 2020. Disponible: uis.unesco.org. Acceso en: 23 ago. 2020.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista Internacional de Educação Superior