Internacionalização da educação superior na perspectiva sul-sul

movimentos e contextos emergentes em tempos pandêmicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8663797

Palavras-chave:

Educação superior, Internacionalização em casa, Contextos emergentes, Estudantes, Pandemia covid-19

Resumo

Prioriza-se analisar movimentos e contextos emergentes relacionados à internacionalização da Educação Superior na perspectiva sul-sul em tempos pandêmicos, com atenção a internacionalização em casa (IaH) e aos estudantes. A metodologia de pesquisa, natureza qualitativa, constitui-se exploratória-interpretativa com aplicação de questionários on-line à coordenadores de Programas de Pós-graduação (PPGs) da região Sul do Brasil. A análise aborda a articulação de Programas de Pós-graduação quanto a IaH e movimentos de internacionalização sul-sul realizados a partir da pandemia Covid-19. Também, busca-se mapear quais [re]articulações das relações internacionais e de cooperação acadêmica que estão sendo realizadas entre países e Instituições de Educação Superior do global Sul. Tais [re]articulações podem se constituir a partir de movimentos de internacionalização solidária e horizontal ou mercantilista, considerando possíveis novos contextos emergentes na Educação Superior. 

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Biografia do Autor

Marilene Gabriel Dalla Corte, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-doutora em Educação em Educação  pela  Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta do Departamento de Administração Escolar - ADE, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

Marilia Costa Morosini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul  e pós-doutora no LILLAS/Universidade do Texas. Professora aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Vera Lucia Felicetti, Universidade La Salle

Pós-doutorado na University of Maryland - College Park/EUA. Coordenadora e professora no curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle. 

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Publicado

2022-02-11

Como Citar

CORTE, M. G. D. .; MOROSINI, M. C.; FELICETTI, V. L. Internacionalização da educação superior na perspectiva sul-sul: movimentos e contextos emergentes em tempos pandêmicos. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022035, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8663797. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663797. Acesso em: 8 dez. 2022.

Edição

Seção

Dossiê