Formação pedagógica de professores universitários

contribuições e lacunas identificadas no processo de revisão da produção intelectual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8665155

Palavras-chave:

Formação pedagógica, Educação superior, Bacharelado

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado intitulada: Processos Formativos de docentes atuantes em cursos de bacharelado e as implicações em sua prática pedagógica. A pesquisa busca investigar os processos formativos vivenciados por docentes de cursos de bacharelado na trajetória profissional e as implicações em sua prática pedagógica. Espera-se com a pesquisa ampliar o conhecimento sobre o papel dos professores universitários e a importância de se fomentar, no âmbito das Instituições de Educação Superior, estratégias voltadas à formação destes profissionais. Neste estudo, de natureza quanti-qualitativa, investigaremos as produções acadêmicas publicadas no decênio 2007-2017 sobre a temática: formação pedagógica de professores universitários, tendo como objetivo conhecer as contribuições dessas pesquisas na construção do conhecimento produzido na área. Foram utilizados como fonte de informação os trabalhos completos publicados nos Anais da Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação – ANPED; No banco de teses e dissertações da Biblioteca da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e em sites que divulgam produções relacionadas à área de educação. Com base nas informações dos quadros 1 a 10, constatamos que as discussões acerca desta temática ainda são incipientes. Os resultados revelaram que a formação pedagógica de professores ainda é pouco valorizada no ambiente universitário, sem a legitimação necessária por parte das instituições de educação superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janete Francisca Dias, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestranda em Educação e Formação Humana pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atua  como Coordenadora Pedagógica na NOVA Faculdade e na Rede de Ensino Gênesis (Educação Básica). 

Juliana Cordeiro Soares Branco, Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui pós-doutorado em Educação pela UFMG, doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Atua como professora da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Referências

AGUIAR, Maria Conceição Carrilho de. Tendências e Implicações da Formação Continuada para a Identidade Profissional Docente Universitária. In: ANAIS DA 33ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu, MG. Anais do... Caxambu: MG, 2010.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Formação de Professores a Distancia: avaliação e perspectivas. In: ANAIS DA 37ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis, SC. Anais do... Florianópolis: ANPED, 2015.

ALVARADO PRADA, Luis Eduardo; VIERA, Vânia Maria de Oliveira; LONGAREZI, Andréa Maturano. Concepções de Formação de Professores nos trabalhos da ANPED: 2003-2007. In: ANAIS DA 32ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 32., 2009, Caxambu, MG, 2009. Anais do... Caxambu, MG: ANPED, 2009.

ALVES, Maria Socorro. A Formação Pedagógica e seu Significado para os Docentes do Ensino Superior: Um Estudo com Professores da Faculdade de Letras da UFMG. Sapili Cognitio Germinantis. 2020. Disponível em: https://www.sapili.org/portugues/a-formacao-pedagogica-e-seu-significado-para-os-docentes-do-ensino-superior-um-estudo-com-professores-da-faculdade-de-letras-da-ufmg-maria-socorro-alves. Acesso em: 26/10/2020.

ASSUNÇÃO, Cinthia Gonçalves de. Formação Pedagógica do Professor Universitário: Possibilidades e limites do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino – PAE. In: ANAIS DA 37ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis, SC. Anais do... Florianópolis: ANPED, 2015.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

CAMPOS, Vanessa Therezinha B. Formar ou preparar para a docência no ensino superior? Eis a questão. In: ANAIS DA 35ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 35., 2012, Porto de Galinhas, PE. Anais do... Porto de Galinhas, PE: ANPED, 2012.

CRUZ, Maria Nazaré da; SCHNETZLER Roseli Pacheco. Marcas e Tensões no Desenvolvimento Profissional de Professores do Ensino Superior. In: ANAIS DA 33ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu, MG. Anais do... Caxambu: MG, 2010.

DAVID, Ricardo Santos. Formação de Professores para o Ensino Superior. Docência na Contemporaneidade. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, v. 18, n. 1, 18 jan. 2018. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2017v26n1.34433

DINIZ, Margareth. Os desafios da formação docente para lidar com a diversidade e a inclusão. In: ANAIS DA 34ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 34., 2011, Natal, RN, 2011. Anais do... Natal, RN: ANPED, 2011.

FERRAZ, Bruna Tarcília; MELO, Marcia Maria de Oliveira. Docência universitária na Pós-graduação: Situando efeitos da avaliação da CAPES na Profissionalidade. In: ANAIS DA 35ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 35., 2012, Porto de Galinhas, PE. Anais do... Porto de Galinhas, PE: ANPED, 2012.

FILHO, Raimundo Barbosa Silva. Formação Pedagógica de Educadores da Educação Superior no Brasil: Algumas Implicações. Revista Educação por Escrito – PUC/RS, v. 4, n. 1, jun. 2013.

FOSTER, Mari Margarete dos Santos; FLACH, Ângela. Formação de professores nos Institutos Federais: Uma identidade por construir. In: ANAIS DA 37ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis, SC. Anais do... Florianópolis: ANPED, 2015.

GALVAO, M. C. B.; PLUYE, P.; RICARTE, I. L. M. Métodos de pesquisa mistos e revisões de literatura mistas: conceitos, construção e critérios de avaliação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 4-24, 2017. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v8i2p4-24. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/121879. Acesso em: 31 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v8i2p4-24

GENTIL, Heloisa Salles. Formação de professores na perspectiva de docentes dos cursos de Pedagogia da UNEMAT/CÁCERES E SINOP. In: ANAIS DA 33ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu, MG, 2010. Anais do... Caxambu, MG: ANPED, 2010.

ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; MACIEL, Adriana Moreira da Rocha; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Educação Superior: A Entrada na Docência Universitária. In: ANAIS DA 33ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu, MG. Anais do... Caxambu: MG, 2010.

ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Dóris Pires Vargas e GIORDANI, Estela Maris. Movimentos construtivos da docência superior: delineando possíveis ciclos de vida profissional docente. In: ANAIS DA 30ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 30., 2007, Caxambu, MG. Anais do... Caxambu: MG, 2007.

JUNGES, Kelen dos Santos; BEHRENS, Marilda Aparecida. Prática Docente no Ensino Superior: A Formação Pedagógica como Mobilizadora de Mudança. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 33, n. 1, 285-317, jan./abr. 2015. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p285

LIMA, Emília Freitas de. Análise de necessidades formativas de docentes ingressantes numa universidade pública. In: ANAIS DA 37ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis, SC. Anais do... Florianópolis: ANPED, 2015.

LIRA, Daiane; SPONCHIADO, Denise A. Martins. A Formação Pedagógica do Profissional Docente no Ensino Superior: Desafios e Possibilidades. Revista Perspectiva. Erechin, v. 36, nº: 136, p. 7-15, dezembro, 2012.

LOPES, Luis Fernando; PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Formação de professores a distância: Princípios orientadores. In: ANAIS DA 34ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 34., 2011, Natal, RN, 2011. Anais do... Natal, RN: ANPED, 2011.

LOURENÇO, Cléria Donizete da Silva. LIMA, Manolita Correia. NARCISO, Eliza Rezende Pinto. Formação pedagógica no ensino superior: o que diz a legislação e a literatura em Educação e Administração? Revista da Avaliação da Educação Superior. v. 21, n. 3, p. 691-717, nov. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772016000300003

MACIEL, Adriana Moreira da Rocha; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires Vargas Trajetórias formativas de professores universitários: repercussões da ambiência no desenvolvimento profissional docente. In: ANAIS DA 32ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 32., 2009, Caxambu, MG, 2009. Anais do... Caxambu, MG: ANPED, 2009.

MAKNAMARA, Marlécio; DUARTE, Felipe de Medeiros Dantas. Formação de professores e educação a distância: Conexões a partir das reuniões anuais da ANPED. In: ANAIS DA 37ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis, SC. Anais do... Florianópolis: ANPED, 2015.

MASETTO, Marcos Tarcísio. Formação Pedagógica dos Docentes do Ensino Superior. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Administração. Edição Especial. v. 1, n. 2, p. 04-25, Julho/2009.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. 11 ed. São Paulo: Hucitec, 2008.

MUSSI, Amali de Angelis; ALMEIDA, Elisa Carneiro Santos de. Profissionalidade docente: Uma análise a partir das relações entre os professores e o contexto de trabalho no ensino superior. In: ANAIS DA 33ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu, MG. Anais do... Caxambu: MG, 2010.

NUNES, Terezinha de Souza Ferrraz. A constituição da docência nos cursos superiores de tecnologia: Implicações do discurso pedagógico oficial In: ANAIS DA 35ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 35., 2012, Porto de Galinhas, PE. Anais do... Porto de Galinhas, PE: ANPED, 2012.

OLIVEIRA, Valeska Maria Fortes de. Docência Universitária e o Ensino Superior: Análise de uma experiência formadora. In: ANAIS DA 34ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 34., 2011, Natal, RN, 2011. Anais do... Natal, RN: ANPED, 2011.

ORO, Maria Consoladora Parisotto; BASTOS, Carmen Célia Barradas Correia. Formação pedagógica para docência universitária: estudo das condições de cursos bacharelados de uma ies pública. In: IX Seminário ANPED Sul, 9., 2012, Caxias do Sul, RS, 2012. Anais do... Caxias do Sul, RS: ANPED Sul, 2012.

PASCHOALINO, Jussara Bueno de Queiroz. Formação de Professores: Romper com o silenciamento e construir novos entinemas. In: ANAIS DA 33ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu, MG. Anais do... Caxambu: MG, 2010.

PIVETTA, Hedioneia Maria Foletto. Reuniões pedagógicas como espaço de reflexão e construção da docência superior: Discutindo concepções de formação e docência. In: ANAIS DA 32ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 32., 2009, Caxambu, MG, 2009. Anais do... Caxambu, MG: ANPED, 2009.

POWAZUK, Ana Carla Hollweg; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Atividades de Produção da Docência: A Professoralidade Universitária. In: ANAIS DA 34ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 34., 2011, Natal, RN, 2011. Anais do... Natal, RN: ANPED, 2011.

RIVAS, Noeli Prestes Padilha; CONTE, Karina de Melo. A Formação Pedagógica do Docente para a Educação Superior: Delineando Caminhos e Aproximações. In: ANAIS DA 31ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 31., 2008, Caxambu, MG. Anais do... Caxambu, MG: ANPED, 2008.

ROCHA, Áurea Maria Costa; AGUIAR, Maria da Conceição Carrilho. Aprender a Ensinar, Construir Identidade e Profissionalidade Docente no Contexto da Universidade: Uma realidade. In: ANAIS DA 35ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 35., 2012, Porto de Galinhas, PE. Anais do... Porto de Galinhas, PE: ANPED, 2012.

SALES, Mônia Patricia da Silva. Representações sociais de docência no ensino superior: o olhar dos licenciandos. In: ANAIS DA 35ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 35., 2012, Porto de Galinhas, PE. Anais do... Porto de Galinhas, PE: ANPED, 2012.

SANTOS, Ezicléia Tavares. A formação dos professores para o uso das tecnologias digitais nos GT´s: Formação de professores e educação e comunicação da ANPED – 2008-2008. In: ANAIS DA 32ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 32., 2009, Caxambu, MG, 2009. Anais do... Caxambu, MG: ANPED, 2009.

SCARTEZINI, Raquel Antunes. Formação de Professores do Ensino Superior e Identidade Profissional Docente. In: ANAIS DA 38ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 38., 2017, São Luiz, MA, 2017. Anais do... São Luiz, MA: ANPED, 2017.

SILVA, Maria Aparecida de Souza. Processos Constitutivos da Formação Docente no Ensino Superior: Um Estudo de Diferentes Dimensões da Formação do Professor. In: ANAIS DA 31ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 31., 2008, Caxambu, MG, 2008. Anais do... Caxambu, MG: ANPED, 2008.

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, n. 13, p. 5-24, jan./fev./mar./abr., 2000.

VASCONCELOS, Maria Lúcia M. Carvalho. Contribuindo para a formação de professores universitários: relatos de experiências. In: MASETTO, Marcos (Org.). Docência na Universidade. Campinas, SP: Papirus, 1998. p. 77-94.

Publicado

2022-04-03

Como Citar

DIAS, J. F.; BRANCO, J. . C. S. . Formação pedagógica de professores universitários: contribuições e lacunas identificadas no processo de revisão da produção intelectual. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. e023001, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8665155. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8665155. Acesso em: 3 fev. 2023.

Edição

Seção

Pesquisas