A docência universitária

formação do professorado da área de Ciência da Computação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8666190

Palavras-chave:

Formação docente universitária, Ensino superior, Ensino de computação

Resumo

A formação docente universitária configura-se como um desafio histórico constituído desde a origem da própria universidade devido a sua natureza principal ser relacionada à pesquisa. A formação em Ciência da Computação para o Ensino Superior, em específico, representa-se com uma temática desafiadora na realidade universitária e em estudos acadêmico-científicos. Nesse sentido, este artigo apresenta um estudo realizado no Departamento de Ciência da Computação na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador- Brasil. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa qualitativa e pesquisa-ação com procedimentos direcionados à revisão de literatura, observação em sala de aula e formação dos docentes do departamento referido. Este estudo busca contribuir para a discussão sobre a formação docente universitária na Ciência da Computação, de modo a compreender as necessidades da área e a relação sistêmica que deveria contribuir para o Ensino da Computação e a disseminação do pensamento computacional. Como resultado, observa-se que as formações oferecidas na Pós-Graduação aos professores universitários poderiam ser instituídas de maneira interdisciplinar com encaminhamentos didático-pedagógicos e específicos, enfatizando a constituição dos saberes necessários ao exercício da docência no Ensino Superior. Ainda nota-se a ênfase dada à pesquisa em detrimento à formação do docente universitário em nível de Mestrado e Doutorado, com ausência de uma atuação sistêmica entre as várias modalidades de ensino, bem como reflexões sobre a prática docente no Ensino Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pauleany Simões de Morais, Instituto Federal da Bahia

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora cedida ao Instituto Federal da Bahia.

Marlo Vieira dos Santos e Souza, Universidade Federal da Bahia

Professor Doutor do Departamento de Ciência da Computação e do Programa de Pós-graduação em Computação da Universidade Federal da Bahia (Salvador, Bahia – Brasil).

Jean Clemisson Santos Rosa, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Ciência da Computação pelo Programa de Pós-Graduação em Computação da Universidade Federal da Bahia, com período sanduíche no Madeira Interactive Technologies Institute (M-ITI - Portugal). 

mceclip0-0f9753f276d03d6e3e8a00867117fa9b.png

  • Reconhecimentos: Não aplicável
  • Financiamento: Não é aplicável
  • Conflitos de interesse: Os autores certificam que não têm interesse comercial ou associativo que represente um conflito de interesses em relação ao manuscrito.
  • Aprovação ética: Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia nº 32774219.8.0000.5531.
  • Disponibilidade de dados e material: Não aplicável.
  • Contribuições dos autores: Conceituação, Curadoria de dados, Análise formal, Investigação, Metodologia, Administração do Projeto, Validação, Visualização e Redação – rascunho original, Redação – revisão e edição: Morais, P. S.; Conceitualização, Metodologia, Supervisão, Validação, Visualização, Escrita – rascunho original, Escrita – revisão & edição: Souza, M. V. S.; Conceitualização, Metodologia, Validação, Visualização, Escrita – rascunho original, Escrita: revisão & edição - Rosa, J. C. S.

Referências

ALTET, Marguerite. A observação das práticas de ensino efetivas em sala de aula: pesquisa e formação. Cadernos de Pesquisa. v. 47, n. 166, p. 1196-1223, out./dez. 2017. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4321. Acesso em: 29 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/198053144321

ALMEIDA, Maria Isabel de. Por que a formação pedagógica dos professores do Ensino Superior. Formação do professor do Ensino Superior: desafios e políticas institucionais. São Paulo: Cortez, 2012. p. 59-109.

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Processos formativos de docentes universitários: aspectos teóricos e práticos. In: ALMEIDA, Maria Isabel de; PIMENTA, Selma Garrido (Orgs.). Pedagogia Universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011.

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução: Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília, 1996.

BRASIL. Senado Federal. Lei nº 11. 502, de 11 de julho de 2007. Modifica as competências e a estrutura organizacional da fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, de que trata a Lei no 8.405, de 9 de janeiro de 1992; e altera as Leis nos 8.405, de 9 de janeiro de 1992, e 11.273, de 6 de fevereiro de 2006, que autoriza a concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes de programas de formação inicial e continuada de professores para a educação básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 133, 12 jul. 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG 2011-2020. Brasília, DF: CAPES, 2010. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/PNPG_Miolo_V2.pdf. Acesso em: 07 jan. 2016.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Coordenação de Comunicação Social da Capes. Resultados da Avaliação da Capes revelam que Pós-Graduação teve crescimento de 23% no triênio. 10 de dezembro de 2013a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/212-educacao-superior-1690610854/20018-cursos-de-pos-graduacao-tiveram-crescimento-de-23-nos-ultimos-tres-anos. Acesso em: 07 jan. 2016.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Coordenação de Comunicação Social da Capes. Articulação entre Pós-Graduação e educação básica foi abordada na abertura da terceira semana de Avaliação Trienal. Disponível em: http://www.capes.gov.br/36-noticias/6581-articulacao-entre-pos-graduacao-e-educacao-basica-foi-abordada-na-abertura-da-terceira-semana-de-avaliacao-trienal. Acesso em: 07 jan. 2016.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Diretoria de Avaliação. Avaliação Trienal da CAPES. Documento de área da Ciência da Computação. 2013b. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/CinciadaComputao.pdf/download/file/CinciadaComputao.pdf. Acesso em: 07 jan. 2016.

CORRÊA, Adriana Katia [et. al.]. Formação pedagógica do professor universitário: reflexões a partir de uma experiência. In: PIMENTA, Selma Garrido; ALMEIDA, Maria Isabel de. (Orgs.). Pedagogia Universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011. Cortez, 2011.

CUNHA, Maria Isabel da. Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional a ser realizado. São Leopoldo: Unisinos, 2006. Projeto de pesquisa. PPGEdu. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/1_trajetorias_e_lugares_do_docente_da_educacao_superior.pdf. Acesso em: 13 fev. 2019.

D’ÁVILA, Cristina Maria. Docência na Educação Superior: labirintos e saídas na construção da profissionalidade docente. In: D’ÁVILA, Cristina Maria; VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Orgs.). Profissão docente na educação superior. 1. ed. Curitiba, PR: CRV, 2013.

IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. Trad. Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo, 2009.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza. Trad. Silvana Cobucci Leite. 9. ed., v. 14. São Paulo: Cortez, 2011.

IMBERNÓN, Francisco. Inovar o ensino e a aprendizagem na universidade. Trad. Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Cortez, 2012

LUCKESI, Cipriano; BARRETO; Elói; COSMA, José; BAPTISTA, Naidison. Fazer Universidade: uma proposta metodológica. 17. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

MASSA, Monica de Souza; D’ÁVILA, Cristina Maria. O Docente do Ensino Superior da área de computação e informática e sua formação didático-pedagógica In: D’ÁVILA, Cristina Maria; VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Orgs.). Profissão docente na educação superior. 1. ed. Curitiba, PR: CRV, 2013.

MASSA, Monica de Souza. A formação didático-pedagógica do docente da área de computação: um estudo de caso em uma Universidade Brasileira. In: 23º WEI - Workshop sobre Educação em Computação. XXXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). 2013. Disponível em: https://csbc2015.cin.ufpe.br/home/. Acesso em: 21 mar. 2019. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2015.10236

MATOS, Ecivaldo. Dialética da Interação Humano-Computador: tratamento didático do diálogo midiatizado. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo/SP, Brasil, 2013.

MELO, Maria Alice; MORAES, Lélia C. Silveira de; NASCIMENTO, Ilma Vieira do; BONFIM, Maria Núbia Barbosa. A formação pedagógica para a docência na Educação Superior: estudos sobre os egressos de um curso de especialização. In: D’ÁVILA, Cristina Maria; VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Orgs.). Profissão docente na educação superior. 1. ed. Curitiba, PR: CRV, 2013.

MORAIS, Pauleany S.; ROSA, Jean C. S.; MARINHO, Anna Raquel S.; MATOS, Ecivaldo. Formação Docente na Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência da Computação: um recorte das regiões Norte e Nordeste. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 26. 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018. Avaliable on: https://sol.sbc.org.br/index.php/wei/article/view/3500. Access on: 29 Aug. 2022. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2018.3500

MORAIS, Pauleany; ROSA, Jean; MATOS, Ecivaldo; SOUZA, Marlo; CARNEIRO, Luana; SOUZA, Murilo. A Formação do Professorado da Área de Ciência da Computação no Brasil: uma análise documental da pós-graduação stricto sensu. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 27. 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2019.6637

MORGADO, José. Qualidade, Inclusão e Diferenciação Pedagógica. COLECÇÃO TESES/11. Lisboa: Instituto Superior de Psicologia Aplicada, 2003.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento-pesquisa qualitativa em saude. 10 ed. São Paulo: Hucitec, 2007.

PIMENTA, Selma Garrido; ALMEIDA, Maria Isabel de. Docência universitária: passos de um percurso formativo. In: PIMENTA, Selma Garrido; ALMEIDA, Maria Isabel de. (Orgs.). Pedagogia Universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011.

PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; Ghedin, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das G. C. Docência no Ensino Superior. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2014.

SANTOS, Boaventura de S. A universidades no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SOARES, Sandra Regina; CUNHA, Maria Isabel da. Formação do professor: a docência universitária em busca de legitimidade. Salvador, BA: EDUFBA, 2010. DOI: https://doi.org/10.7476/9788523211981

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 14 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Rev. Bras. Educ. [online], vol.13, n.39, p. 545-554, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000300010

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Investigação - ação. 11. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2000.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e investigação, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set/dez, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009

VIANNA, William Barbosa; ENSSLIN, Leonardo, GIFFHORN; Edilson. A integração sistêmica entre pós-graduação e educação básica no Brasil: contribuição teórica para um “estado da arte”. Ensaio: aval. pol. públ. educ., Rio de Janeiro, v. 19, n. 71, p. 327-344, abr./jun. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362011000300006

WING, Jeannette M. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35, 2006. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/1118178.1118215. Acesso em: 29 Aug. 2022. DOI: https://doi.org/10.1145/1118178.1118215

WING, Jeannette. Computational thinking. Journal of Computing Sciences in Colleges, v. 24, n. 6, p. 6-7, 2009.

Publicado

2022-09-28

Como Citar

MORAIS, P. S. de; SOUZA, M. V. dos S. e .; ROSA, J. C. S. . A docência universitária: formação do professorado da área de Ciência da Computação. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. e023043, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8666190. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8666190. Acesso em: 3 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos