Resumo
Este texto de pesquisa tem como objetivo socializar uma experiência de formação de docentes e de servidores técnicos administrativos de uma Instituição de Ensino Superior para a internacionalização em casa. O foco do curso foi a familiarização dos participantes com as concepções teóricas e práticas que circundam o tema de internacionalização em casa, incluindo questões administrativas e linguísticas, além de análise e de ideação de práticas de internacionalização. Seguindo uma perspectiva metodológica qualitativa, as percepções da professora formadora foram registradas em notas de campo ao longo do curso e as opiniões dos demais participantes foram coletadas por meio de questionários semiestruturados ao final do curso. Os resultados apontam para a pertinência dos objetivos do curso e para a qualidade dos módulos propostos. Enquanto motivos externos à ingerência dos participantes, como falta de tempo e período da oferta, conduziram à desistência, motivos relacionados à qualidade da proposta pedagógica e a questões de mediação e interação levaram à permanência. Conclui-se que atividades de formação dessa natureza são imprescindíveis para que instituições de Educação Superior no Brasil possam mobilizar aliados em suas próprias instituições para fomentar a internacionalização em casa. Como contribuição do texto de pesquisa para os leitores interessados no tema, destaca-se a identificação de boas práticas para a oferta de cursos de formação dessa natureza, que devem considerar: a heterogeneidade do conhecimento prévio, a socialização de experiências e a percepção da identidade institucional.
Referências
ABAD, L. C. Internacionalização integral na gestão universitária. In: MOROSINI, M. (Org.). Guia para internacionalização universitária. Porto Alegre: ediPUCRS, 2019. p. 67-81. ISBN 978-85-397-1305-9.
BARANZELI, C. Modelo de internacionalização em casa – IaH. In: MOROSINI, M. (Org.). Interfaces da Educação a Distância na Internacionalização em casa. 2019. p. 187-201. ISBN 978-85-397-1305-9.
BASSET, R. M. From university to multiversity to omniversity: HEIS as hubs for dynamic development. In: LAND, H. V.; CORCORAN, A.; IANCU, D. C. (Ed.). The promise of higher education: essays in honour of 70 years of IAU. 2021. p. 401-406. ISBN-13 978-3030672478.
BAUMVOL, L. Advancing internationalization at home from different roles: an interview with Dr. Jos Beelen. SFU Educational Review, v. 13, n. 3, 2019. p. 48-53. Disponível em: https://journals.lib.sfu.ca/index.php/sfuer/article/view/1105. Acesso em 31 jan. 2022.
BEELEN, J.; JONES, E. Redefining internationalization at home. In: CURAJ, A et. al. (Ed.) The European Higher Education Area, 2015. p. 59-73. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/312862761_Redefining_Internationalization_at_Home. Acesso em 31 jan. 2022.
BEELEN, J.; LEASK, B. Enhancing the engagement of academic staff in international education. Proceedings of a Joint IEAA-EAIE Symposium, 2010. p. 1-16. Disponível em: https://research.hva.nl/en/publications/enhancing-the-engagement-of-academic-staff-in-international-educa. Acesso em 31 jan. 2022.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. 296 p. ISBN 9788536323008.
CROWTHER, P. et al. Internationalisation at home: a position paper. Amsterdam: European Association for International Education (EAIE), 2000. 46 p. ISBN 90-74721-16-8.
DE WIT, H. Internationalisation in higher education, a critical review. Simon Fraser University Educational Review, v. 12, n. 3, Fall 2019. p. 9-17. Disponível em: https://journals.lib.sfu.ca/index.php/sfuer/article/view/1036. Acesso em 31 jan. 2022.
DE WIT, H.; HUNTER, F.; HOWARD, L.; EGRON-POLAK, E. Internationatisation of higher education. Brussels: European Parliament, 2015. 326 p. ISBN 978-92-823-7846-5.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. O. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Tradução de Sandra Regina Netz. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. 432 p. ISBN 85-363-0663-7.
DIAS, G. P. et al. Between promises and pitfalls: the impact of mobility on the internationalization of higher education. Journal of further and higher education, 2020. p. 1-16. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/0309877X.2020.1735321. Acesso em 31 jan. 2022.
DÖRNYEI, Z. Questionnaires in second language research: construction, administration and processing. Mawah, New Jersey, London: Lawrence Erlbaum Associates, 2003. 165 p. ISBN 0-8058-3908-9.
ELY, M.; VINZ, R.; DOWNING, M.; ANZUL, M. On writing qualitative research: living by words. London, Reino Unido e Filadélfia, EUA: Routledge Falmer, [1997] 2001. 424 p. ISBN 0-203-45142-2.
FREIRE JUNIOR, J. C.; MASSINI-CAGLIARI, G.; PUTTI, F. F.O Programa BraVE na Unesp: uma visão institucional para a internacionalização em casa. In: SALOMÃO, A. C. B.; FREIRE JUNIOR, J. C. Perspectivas de Internacionalização em Casa: intercâmbio virtual por meio do programa BRAVE/UNESP. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020. p. 13-30. ISBN 978-65-86546-57-6.
GOROVITZ, S.; UNTERBÄUMEN, E. H. (Org.) Políticas e tendências de internacionalização no ensino superior no Brasil. Brasília (DF): Editora UNB, 2018. 283 p. ISBN-13 978-65-5846-156-2.
GUIMARÃES, F. F.; MENDES, A. R. M.; RODRIGUES, L. M.; PAIVA, R. S. S.; FINARDI, K. R. Internationalization at home, COIL and intercomprehension: for more inclusive activities in the global south. Simon Fraser University Educational Review, v. 12, n. 3, fall 2019. p. 90-109. Disponível em: https://journals.lib.sfu.ca/index.php/sfuer/article/view/1019. Acesso em 31 jan. 2022.
HUDZIK, J. Comprehensive internationalization: from concept to action. NAFSA: Association of International Educators. Washington, D.C, 2011. Disponível em: http://www.nafsa.org/_/File/_/downloads/cizn_concept_action.pdf. Acesso em 31 jan. 2022.
HUDZIK, J. K. Comprehensive internationalization: institutional pathways to success. Oxon; New York: Routledge, 2015a. 279 p. ISBN 978-1-138-77854-2.
HUDZIK, J. K. Integrating institutional policies and leadership for 21st century internationalization. International Higher Education, n. 83, 2015b. p. 5-7. Disponível em: https://ejournals.bc.edu/index.php/ihe/article/view/9075. Acesso em 31 jan. 2022.
HUNTER, F. Training administrative staff to become key players in the internationalization of higher education. International Higher Education, n. 92, 2018. p. 16-17. Disponível em: https://ejournals.bc.edu/index.php/ihe/article/view/10280. Acesso em 31 jan. 2022.
KNIGHT, J. Internationalization remodeled: Definitions, rationales, and approaches. Journal for Studies in International Education, v. 8, n. 1, 2004. p. 5-31. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1028315303260832. Acesso em 31 jan. 2022.
KNIGHT, J. The internationalization of Higher Education: complexities and realities. In: TERREFA, D.; KNIGHT, J. Higher education in Africa: the international dimension. Massachusetts, USA: Boston College, 2008. ISBN 9988589409 9789988589400.
KNIGHT, J. Internacionalização da educação superior: conceitos, tendências e desafios. 2 ed. E-book. São Leopoldo: Oikos Editora, 2020. 221 p. ISBN 978-65-86578-51-5.
LEASK, B. Using formal and informal curricula to improve interactions between home and international students. Journal of Studies in International Education, v. 13, n. 2, 2009. p. 205-221. Disponível em: https://bityli.com/Nxpd2. Acesso em: 31 jan. 2022.
LEASK, B. Internationalizing the curriculum. New York: Routledge, 2015. 208 p. ISBN 9780415728157.
LUNA, J. M. F. (Org.) Internacionalização do currículo: educação – interculturalidade – cidadania global. Campinas, SP: Pontes, 2016. 332 p. ISBN 9788571137387.
MARINONI, G. Internationalization of Higher Education: an evolving landscape, locally and globally. IAU 5th Global Survey. DUZ medienhaus, 2019. Disponível em: https://www.iau-aiu.net/IMG/pdf/iau_5th_global_survey_executive_summary.pdf. Acesso em 31 jan. 2022.
NILSSON, B. Internationalisation at home from a Swedish perspective. Journal of Studies in International Education, v. 7, n. 1, 2003. p. 27-40. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1028315302250178. Acesso em 31 jan. 2022.
PROCTOR, D.; RUMBLEY, L. E. The future agenda for internationalization in higher education: next generation insights into research, policy and practices. Oxon; New York: Routledge, 2018. 266 p. ISBN 9781138289796.
RUMBLEY, L. Intelligent internationalisation: a 21st century imperative. University World News, 2015. Disponível em: https://www.universityworldnews.com/post.php?story=20150414062211377. Acesso em 31 jan. 2022.
SHARIPOV, F. Internationalization of higher education definition and description. Mental Enlightenement Scientific-methodological Journal, v. 2020, n. 1, art. 47, 2020. p. 127-138. Disponível em: https://uzjournals.edu.uz/tziuj/vol2020/iss1/47/. Acesso em 31 jan. 2022.
SCHILLER, A.; ROWAND, R. Staff exchange programmes and campus internationalization. Mobility, Policy & Strategy. EAIE, 2015. Disponível em: https://www.eaie.org/blog/staff-exchange-programmes-and-campus-internationalisation.html. Acesso em 31 jan. 2022.
WOJENSKI, C. P. Internationalization disrupted: collaborative online international learning as a stop-gap and a solution. Academia Letters, article 1503, 2021. p. 1-4. Disponível em: https://www.scilit.net/article/f77657e6cb8443cad3eb5bb69be237f7. Acesso em 31 jan. 2022.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Revista Internacional de Educação Superior