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Internacionalização em casa como hub na educação superior
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Palavras-chave

Internacionalização em casa
Educação superior
Formação para a internacionalização

Como Citar

SOUZA, Valeska Virgínia Soares; FREIRE JUNIOR, José Celso. Internacionalização em casa como hub na educação superior: uma proposta de formação. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. e023037, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8668387. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8668387. Acesso em: 18 jul. 2024.

Resumo

Este texto de pesquisa tem como objetivo socializar uma experiência de formação de docentes e de servidores técnicos administrativos de uma Instituição de Ensino Superior para a internacionalização em casa. O foco do curso foi a familiarização dos participantes com as concepções teóricas e práticas que circundam o tema de internacionalização em casa, incluindo questões administrativas e linguísticas, além de análise e de ideação de práticas de internacionalização. Seguindo uma perspectiva metodológica qualitativa, as percepções da professora formadora foram registradas em notas de campo ao longo do curso e as opiniões dos demais participantes foram coletadas por meio de questionários semiestruturados ao final do curso. Os resultados apontam para a pertinência dos objetivos do curso e para a qualidade dos módulos propostos. Enquanto motivos externos à ingerência dos participantes, como falta de tempo e período da oferta, conduziram à desistência, motivos relacionados à qualidade da proposta pedagógica e a questões de mediação e interação levaram à permanência. Conclui-se que atividades de formação dessa natureza são imprescindíveis para que instituições de Educação Superior no Brasil possam mobilizar aliados em suas próprias instituições para fomentar a internacionalização em casa. Como contribuição do texto de pesquisa para os leitores interessados no tema, destaca-se a identificação de boas práticas para a oferta de cursos de formação dessa natureza, que devem considerar: a heterogeneidade do conhecimento prévio, a socialização de experiências e a percepção da identidade institucional.

https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8668387
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