Perfil dos estudantes de odontologia no uso do instagram como ferramenta de aprendizagem móvel e ubíqua

estudo transversal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8668770

Palavras-chave:

Métodos de aprendizagem, Odontologia, Tecnologias da informação e comunicação, Rede social

Resumo

Objetivo: Caracterizar o perfil de uso do Instagram como ferramenta de aprendizagem ubíqua por parte dos estudantes de Odontologia de instituições de ensino públicas e privadas. Método: Trata-se de um estudo transversal, quali-quantitativo, prospectivo, exploratório, utilizando um questionário estruturado, sobre o uso do Instagram como ferramenta de aprendizagem por estudantes de uma Instituição de Ensino Superior Pública (Universidade Federal de Uberlândia) e uma Instituição de Ensino Superior Privada (Centro Universitário de Patos de Minas) com estudantes do primeiro ao último ano do curso de Odontologia. As análises estatísticas foram realizadas através do software Bioestat versão 5.3, e o nível de significância foi igual 5% ou (p=0,05). Resultado: As características sociodemográficas revelaram que a maioria dos estudantes de Odontologia são mulheres, jovens e brancas. A frequência do uso do celular é média de 5 horas diárias (38,2%). A rede mais acessada é o Instagram (33,5%) e a maioria dos estudantes tem facilidade (44,7%) ou muita facilidade (44,1%) em acessar conteúdos sobre saúde bucal nas redes sociais. A maior parte dos entrevistados se preocupa em visualizar conteúdos com evidência científica (44,4%). Conclusão: Demonstra-se que o Instagram pode ser uma ferramenta útil para o processo ensino-aprendizagem, já que estudantes relatam seu uso para atividades acadêmicas e que professores devem estimular o uso dessa mídia social, mesmo após o retorno do regime presencial.  

 

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Biografia do Autor

Maria Teresa Borges Araújo, Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho

Mestranda em Saúde Coletiva, pelo Programa de Pós Graduação em Odontologia Preventiva e Social da Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho.

Veridiana Resende Novais, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Materiais Dentários pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Adjunta da Área de Dentística e Materiais Dentários da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil. 

Thiago de Amorim Carvalho, Centro Universitário de Patos de Minas

Doutor em Clínica Odontológica Integrada pelo Programa de Pós Graduação em Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia. Docente do Curso de Odontologia do Centro Universitário de Patos de Minas, Patos de Minas, MG, Brasil.

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Publicado

2022-09-16

Como Citar

ARAÚJO, M. T. B. .; NOVAIS, V. R. .; CARVALHO, T. de A. . Perfil dos estudantes de odontologia no uso do instagram como ferramenta de aprendizagem móvel e ubíqua: estudo transversal. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. e023034, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8668770. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8668770. Acesso em: 3 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos