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Sistematização das informações provenientes da mobilidade acadêmica internacional nas instituições de ensino superior de Santa Catarina
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Palavras-chave

Internacionalização
Gestão universitária
Mobilidade acadêmica
Requisitos informacionais

Como Citar

MOURA, Dijeanne Ribeiro Honorio; STALLIVIERI, Luciane. Sistematização das informações provenientes da mobilidade acadêmica internacional nas instituições de ensino superior de Santa Catarina. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 11, n. 00, p. e025001, 2023. DOI: 10.20396/riesup.v11i00.8670754. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8670754. Acesso em: 29 maio. 2024.

Resumo

Objetivo: A presente pesquisa busca compreender as estratégias adotadas pelas instituições de ensino superior de Santa Catarina na sistematização das informações provenientes da mobilidade acadêmica internacional em suas instituições. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa aplicada e descritiva, que utiliza a pesquisa documental e bibliográfica para auxiliar no alcance dos objetivos. A coleta de dados foi realizada por meio de 10 entrevistas semiestruturadas com representantes das instituições públicas e comunitárias de ensino superior de Santa Catarina que aceitaram participar da pesquisa. A análise das informações adquiridas foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. Resultados: Os resultados da pesquisa demostram fragilidade nas estratégias de sistematização das informações provenientes dos programas de mobilidade acadêmica internacional, e a necessidade de existência de um sistema único e eficiente para registrar as variadas informações decorrentes desse processo. Ressalta-se ainda a importância da sistematização das informações relacionadas com dimensões do conhecimento significativas para o alcance dos objetivos traçados pelos estudantes e pelas instituições com os programas de intercâmbio. Conclusão: Nesse contexto, é proposto um modelo teórico representado por grupos de requisitos informacionais acadêmicos, administrativos, interculturais e linguísticos essenciais para a sistematização contínua de informações por instituições de ensino superior atuantes no processo de internacionalização e por estudantes de mobilidade acadêmica internacional.

https://doi.org/10.20396/riesup.v11i00.8670754
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