Resumo
Objetivo: A presente pesquisa busca compreender as estratégias adotadas pelas instituições de ensino superior de Santa Catarina na sistematização das informações provenientes da mobilidade acadêmica internacional em suas instituições. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa aplicada e descritiva, que utiliza a pesquisa documental e bibliográfica para auxiliar no alcance dos objetivos. A coleta de dados foi realizada por meio de 10 entrevistas semiestruturadas com representantes das instituições públicas e comunitárias de ensino superior de Santa Catarina que aceitaram participar da pesquisa. A análise das informações adquiridas foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. Resultados: Os resultados da pesquisa demostram fragilidade nas estratégias de sistematização das informações provenientes dos programas de mobilidade acadêmica internacional, e a necessidade de existência de um sistema único e eficiente para registrar as variadas informações decorrentes desse processo. Ressalta-se ainda a importância da sistematização das informações relacionadas com dimensões do conhecimento significativas para o alcance dos objetivos traçados pelos estudantes e pelas instituições com os programas de intercâmbio. Conclusão: Nesse contexto, é proposto um modelo teórico representado por grupos de requisitos informacionais acadêmicos, administrativos, interculturais e linguísticos essenciais para a sistematização contínua de informações por instituições de ensino superior atuantes no processo de internacionalização e por estudantes de mobilidade acadêmica internacional.
Referências
BADY, J. B. et al. Internacionalização da Educação Superior: formando cidadãos globais. Jornal de Políticas Educacionais, v. 14, n. 3, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3MI3ypA. Acesso em: 10 jul. 2022.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Traduzido por Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.
BUKOWSKI, Pawel. Student mobility and sorting of students. The Polish Journal of Economics, V.3, N. 303, p. 5-34, 2020. Disponível em: https://bit.ly/415Hslf. Acesso em: 10 jul. 2022.
CHANG, Shanton; GOMES, Catherine. Why the digitalization of international education matters. Journal of Studies in International Education, 2022. Disponível em: https://bit.ly/3MyHHRw. Acesso em: 10 jul. 2022.
CONROY, Kieran; MCCARTHY, Lucy. Abroad but not abandoned: Supporting student adjustment in the international placement journey. Studies in Higher Education, p. 1-15, 2019.
COOPER, Donald R.; SCHINDLER, Pamela S. Métodos de pesquisa em administração. 12 ed. Porto Alegre: McGraw Hill Brasil, 2016.
DE WIT, Hans. Internationalisation of higher education, an introduction on the why, how and what. In: DE WIT, Hans. An introduction to higher education internationalisation. Milan: Vita e Pensiero, p. 13-46, 2013.
FLICK, Uwe. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
KNIGHT, Jane. Updated definition of internationalization. International Higher Education, n. 33, 2003. Disponível em: https://bit.ly/43qUag3. Acesso em: 10 jul. 2022.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LEASK, Betty. Internationalisation of the curriculum in action. Diss. Office for Learning and Teaching, Australian Government, 2012.
LIMA, Manolita Correia; MARANHÃO, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque.
Reflexões (ainda) necessárias acerca da mobilidade estudantil. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, 8.: Florianópolis, 2008. [Anais do...]. Florianópolis: UFSC, 2008. Disponível em: https://bit.ly/3KW87eP. Acesso em: 10 jul. 2022.
LUZ, Charlene Bitencourt Soster. A mobilidade acadêmica internacional da Associação Nacional da Educação Católica do Brasil. 2020. 153 p. Dissertação (Mestrado em Educação) -Universidade La Salle. Canoas, 2020. Disponível em: https://bit.ly/412xYaA. Acesso em: 10 jul. 2022.
MIRANDA, José Alberto Antunes; BISCHOFF, Viviane; STALLIVIERI, Luciane. O necessário parâmetro de identidade para a internacionalização da educação superior no Brasil. Revista e-Curriculum, v. 17, p. 726–747, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3GG8MhX. Acesso em: 10 jul. 2022.
MITTELMEIER, Jenna et al. Internationalisation at a distance and at home: academic and social adjustment in a South African distance learning context. International Journal of Intercultural Relations, V. 72, p. 1–12, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3Utrb7n. Acesso em: 10 jul. 2022.
NWABUOKU, Mfon. Navigating new waters: A students’s guide to studying abroad. Academia Letters, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3KvUIJ2. Acesso em: 10 jul. 2022.
SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Maria del Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. 5 ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
SILVA, Franklin Leopoldo. Reflexões sobre o conceito e a função da universidade pública. Estudos avançados, v.15. n. 42, p. 295-304, 2001. Disponível em: https://bit.ly/41kpcV2. Acesso em: 10 jul. 2022.
STALLIVIERI, Luciane. Internacionalização e intercâmbio: dimensões e perspectivas. Curitiba: Appris, 2017.
TEICHLER, Ulrich. Internationalisation trends in higher education and the changing role of international student mobility. Journal of international Mobility: v. 1, 177-216, 2017. Disponível em: https://bit.ly/2xDqq4y. Acesso em: 10 jul. 2022.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Dijeanne Ribeiro Honorio Moura, Luciane Stallivieri