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As percepções de egressos da pós-graduação da Universidade de Brasília sobre o grupo focal
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Palavras-chave

Grupo focal
Pesquisa qualitativa
Egressos
Educação superior

Como Citar

FREITAS, Erika Rodrigues de; DANTAS, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto; SILVA, Simone Conceição Rodrigues da. As percepções de egressos da pós-graduação da Universidade de Brasília sobre o grupo focal. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 11, n. 00, p. e025016, 2023. DOI: 10.20396/riesup.v11i00.8673238. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8673238. Acesso em: 1 maio. 2024.

Resumo

Introdução: a pesquisa em tela tem como objetivo analisar as percepções de estudantes egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília sobre o uso do grupo focal na pesquisa qualitativa. Objetivos: como objetivos específicos, propomo-nos: a) discutir o uso do grupo focal como instrumento de coleta de dados, b) compreender como o grupo focal tem sido aplicado no campo educacional. Consideramos que entender esta técnica e sua aplicação, bem como as percepções dos egressos em relação ao seu uso na pesquisa, é de grande valia para refletir sobre a escolha dos instrumentos e elaboração das fases da pesquisa de campo. Metodologia: o estudo encontra-se ancorado por uma metodologia de cunho qualitativo, tendo como técnica a Análise do Discurso Crítica, para materializar as informações coletadas nos discursos dos sujeitos. A pesquisa pautou-se por um estudo de campo, tendo como instrumento um questionário aplicado a 08 estudantes egressos do PPGE/UnB. Para o embasamento teórico, foram utilizados autores que discutem o grupo focal. Resultados: o estudo nos permitiu compreender o conceito de grupo focal e como realizar a sua aplicação na pesquisa qualitativa. Conclusão: em relação às percepções dos egressos, os resultados demonstraram que o grupo focal, apesar de ser um instrumento que exige maior planejamento para aplicação, se mostra capaz de proporcionar maior riqueza de informações, de detalhes e de significados, trazendo as particularidades do objeto estudado a partir da interação entre os sujeitos.

https://doi.org/10.20396/riesup.v11i00.8673238
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