Banner Portal
Avaliação da aprendizagem no ensino superior/curso de Pedagogia
PORTUGUÊS
ENGLISH (English)
ÁUDIO
VÍDEO

Palavras-chave

Avaliação da aprendizagem
Cotidianos
Curso de pedagogia

Como Citar

SILVA, Francisco Canindé da; DIÓGENES, Brenda Chaves. Avaliação da aprendizagem no ensino superior/curso de Pedagogia: acontecimentos cotidianos como processo outro de construção de conhecimentos. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 11, n. 00, p. e025005, 2023. DOI: 10.20396/riesup.v11i00.8673556. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8673556. Acesso em: 30 abr. 2024.

Resumo

Introdução: Para a realização deste trabalho acerca de práticas de avaliação da aprendizagem no curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, opta-se por realizar um mergulho com todos os sentidos nos cotidianos dos professores e alunos. Objetivo: Para tanto, objetiva-se perceber acontecimentos avaliativos que se caracterizam relevantes ao debate envolvendo a formação do pedagogo/professor em contextos não autorizados. Metodologia: Para que este processo seja possível, assume-se a abordagem das pesquisas nosdoscom os cotidianos, na busca por desinvisibilizar, valorizar e potencializar práticas avaliativas fugidias, desviantes e astutas, capazes de driblar regras e produzir aprendizagens. Fundamentados em concepções democratizantes de educação e avaliação, realizam-se mergulhos nos cotidianos, registrando, por meio do Diário de Pesquisa, práticas outras que se traduziam em acontecimento avaliativo. Resultado: Como principais achados, percebeu-se uma diversidade de maneiras outras de avaliar, vivenciadas nos cotidianos do curso, expressando-se como práticas possíveis de reflexão crítica e desenvolvimento da autonomia docente no processo de formação inicial de professores no curso de Pedagogia. Conclusões: As práticas de avaliação consideradas marginais e desinvisibilizadas pela ação indiciária assumida pelos pesquisadores não somente apontam para processos formativos emancipatórios, mas também colaboram na construção de uma identidade profissional docente dinâmica e capaz de articular o que não é visível e mensurável à lógica dominante de educação.

 

https://doi.org/10.20396/riesup.v11i00.8673556
PORTUGUÊS
ENGLISH (English)
ÁUDIO
VÍDEO

Referências

ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho: o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, Inês B.; ALVES, Nilda. (org.). Pesquisa no/do cotidiano das escolas: sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2008. p. 13-38.

BARBOSA, Joaquim Goncalves.; HESS, Remi. O diário de pesquisa: o estudante universitário e seu processo formativo. Brasília: Liberlivro, 2010.

CERTEAU, Michel de. A invenção do Cotidiano. Artes de Fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. 3. ed. Vozes: Petrópolis, 2011.

CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

ESTEBAN, Maria Teresa. O que sabe quem era? Reflexões sobre a avaliação e fracasso escolar. 2. ed. Petrópolis, RJ: De Petrus et al., 2013.

LOBO, Lilia Ferreira. Os infames da história: pobres, escravos e deficientes no Brasil. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. O currículo como criação cotidiana. Petrópolis, RJ: DP et Alii, 2012.

PAIS, José Machado. Sociologia da vida quotidiana: teorias, métodos e estudos de caso. 5. ed. Lisboa: ICS – Imprensa de Ciências Sociais, 2009.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, n. 63, p. 237-280, out. 2002. Disponível em: www.boaventuradesousasantos.pt. Acesso em: 23 mar. 2014.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Francisco Canindé da Silva, Brenda Chaves Diógenes

Downloads

Não há dados estatísticos.