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Análise comparativa dos processos de avaliação da qualidade do Ensino Superior
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Palavras-chave

Qualidade do ensino superior
Avaliação de qualidade
Tecnologias educacionais
Educação superior global
Comparação internacional

Como Citar

DANIEL, Eulanda Maria Pedro; WIVES, Leandro Krug; LORANDI, Alexandra. Análise comparativa dos processos de avaliação da qualidade do Ensino Superior . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 11, n. 00, p. e025014, 2023. DOI: 10.20396/riesup.v11i00.8673643. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8673643. Acesso em: 1 maio. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

Introdução/Objetivo: O presente artigo visa analisar as metodologias de avaliação da qualidade do ensino superior, utilizadas em cinco países: Brasil, Portugal, Moçambique, Estados Unidos e Reino Unido. Metodologia: Esta pesquisa é de cunho exploratório e faz uso da pesquisa documental e bibliográfica para examinar e comparar os objetos, objetivos, instrumentos, indicadores e critérios de avaliação, além de políticas e diretrizes estabelecidas para guiar o processo de avaliação da qualidade do ensino superior. Resultados: Os resultados demonstram que há uma uniformidade na maneira como as avaliações são conduzidas, sugerindo um esforço global em garantir a qualidade e promover a excelência acadêmica em nível internacional. Conclusão: Existem diferenças nos detalhes e na implementação das avaliações em cada país estudado, refletindo diferenças culturais e nas necessidades e prioridades específicas de cada contexto educacional. Portanto, para futuros trabalhos é recomendado a realização de estudos comparativos mais aprofundados entre os países, bem como a inclusão de novos indicadores de avaliação e a utilização de tecnologias inovadoras, como a inteligência artificial. O intuito é alcançar maiores patamares qualitativos que garantam a excelência do ensino superior em nível internacional.

https://doi.org/10.20396/riesup.v11i00.8673643
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