Banner Portal
Internacionalização em casa por meio da mobilidade virtual nas Instituições de Educação Superior Federais de Santa Catarina
PORTUGUÊS
ENGLISH (English)
ÁUDIO
VÍDEO

Palavras-chave

Educação superior
Internacionalização da educação superior
Mobilidade virtual
Internacionalização em casa

Como Citar

PASSOS, Christiane Guimarães dos Santos dos; STALLIVIERI, Luciane. Internacionalização em casa por meio da mobilidade virtual nas Instituições de Educação Superior Federais de Santa Catarina. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 11, n. 00, p. e025021, 2023. DOI: 10.20396/riesup.v11i00.8673953. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8673953. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

Introdução: a internacionalização da educação superior, focada na mobilidade física, é uma atividade restrita a poucos alunos. Com as limitações causadas pela pandemia de COVID-19 a mobilidade física foi prejudicada e a mobilidade virtual passou a ser uma opção para as instituições manterem a internacionalização. Sob a perspectiva de que a mobilidade virtual pode contribuir para a internacionalização nas instituições de educação superior. Objetivo: analisar o desenvolvimento da internacionalização em casa por meio da mobilidade virtual nas instituições de educação superior federais do estado de Santa Catarina. Metodologia: Trata-se de um estudo de caso, no qual foram realizadas entrevistas com dois gestores de duas instituições federais do estado de Santa Catarina. Foi realizada análise documental, utilizando-se da análise de conteúdo para a discussão dos dados. Resultados: A análise permitiu identificar que houve ofertas de unidades virtuais no período pandêmico, as quais foram caracterizadas quanto a: tipo de oferta, língua de instrução, duração, modalidade, tipo de certificação, público-alvo e público demandante. Foram apontados, com base na percepção dos gestores, os facilitadores e os dificultadores para tais ofertas. Conclusão: Como principal contribuição da pesquisa, foi elaborado um rol de ações a serem tomadas pelas instituições que tenham como propósito desenvolver a internacionalização da educação, por meio da internacionalização em casa e por meio da atração de estudantes internacionais para a mobilidade virtual.

https://doi.org/10.20396/riesup.v11i00.8673953
PORTUGUÊS
ENGLISH (English)
ÁUDIO
VÍDEO

Referências

BARATA, Maria João. A Internacionalização do ensino superior: da mobilidade de pessoas à internacionalização do currículo. Interações: Sociedade e as novas modernidades, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.31211/interacoes.n37.2019.e1. Acesso em: 22 set. 2021.

BARBOSA, Marcelo Werneck; FERREIRA LOPES, Luana. Emerging trends in telecollaboration and virtual exchange: a bibliometric study. Educational Review, 2021. Disponível em: https://doi-rg.ez46.periodicos.capes.gov.br/10.1080/00131911.2021.1907314. Acesso em: 14 out. 2021.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. ISBN: 8502003089

BEELEN, Jos; JONES, Elspeth. Redefining internationalization at home. In: CURAJ, Adrian; MATEI, Liviu; PRICOPIE, Remus; SALMI, Jamil; SCOTT, Peter. The European higher education area: Between critical reflections and future policies. Springer, Cham, 2015. p. 59-72.

BRUHN, Elisa. Towards a framework for virtual internationalization. European distance and e-learning network (EDEN) conference proceedings, 2016. p. 1-9. Disponível em: https://www.ceeol.com/search/article-detail?id=846984. Acesso em: 15 out. 2021.

CAPES. A internacionalização na universidade brasileira: resultados do questionário aplicado pela Capes. 2017. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/a-internacionalizacao-nas-ies-brasileiras-pdf. Acesso em: 15 out. 2021.

CHILDRESS, Lisa K. Internationalization plans for higher education institutions. Journal of studies in international education, v. 13, n. 3, p. 289-309, 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/200763155_Internationalization_Plans_for_Higher_Education_Institutions. Acesso em: 15 out. 2021.

DE MIRANDA, José Antunes; STALLIVIERI, Luciane. Para uma política pública de internacionalização para o ensino superior no Brasil. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 22, n. 3, p. 589-613, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-40772017000300002. Acesso em 10 out. 2019.

DE WIT, Hans. Globalización e internacionalización de la educación superior. RUSC. Universities and Knowledge Society Journal, v. 8, n. 2, p. 77-84, 2011. Disponível em: https://educationaltechnologyjournal.springeropen.com/track/pdf/10.7238/rusc.v8i2.1247.pdf. Acesso em: 12 out. 2021.

DE WIT, Hans. Internationalisation of higher education, an introduction on the why, how and what. An introduction to higher education internationalisation, p. 13-46, 2013. ISBN: 9788834324813

DE WIT, Hans; HUNTER, Fiona; COELEN, Robert. Internationalisation of higher education in Europe: future directions. In: Internationalisation of higher education: study. European Union: European Parliament’s Committee on Culture and Education, 2015. DOI:10.1007/978-94-6351-161-2_6

DE WIT, Hans; JONES, Elspeth. A new view of internationalization: from a western, competitive paradigm to a global cooperative strategy. Journal of Higher Education Policy and Leadership Studies, v. 3, n. 1, p. 142-152, 2022. Disponível em: https://johepal.com/article-1-192-en.html. Acesso em: 10 out. 2019.

DE WIT, Hans; WANG, Lizhou. International students in non-anglophone countries: challenges and opportunities. International Higher Education, n. 111, p. 13-15, 11 Jul. 2022. Disponível em: https://ejournals.bc.edu/index.php/ihe/article/view/15327. Acesso em: 31 jan. 2023.

FINARDI, Kyria Rebeca; GUIMARAES, Felipe Furtado. Internationalization and the covid-19 pandemic: challenges and opportunities for the global south. Journal of Education, Teaching and Social Studies, v. 2, n. 4, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://hcommons.org/deposits/item/hc:32523. Acesso em: 12 out. 2021.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. ISBN 85-224-3169-8. 1.

HUDZIK, John K. Comprehensive internationalization: from concept to action. NAFSA: Association of International Educators. Washington, 2011. Disponível em: http://hdl.voced.edu.au/10707/299464. Acesso em: 05 out. 2021

INEP. Sinopse estatística da educação superior 2019. Brasília: Inep, 2020. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse. Acesso em: 04 06.2021

KNIGHT, Jane. Internationalization: elements and checkpoints. CBIE Research No. 7, Canadá, 1994. ISBN: 0-920496-84-9

KNIGHT, Jane; DE WIT, Hans. Strategies for internationalisation of higher education: a comparative study of Australia, Canada, Europe and the United States of America. In: DE WIT, Hans. Internationalization of higher education in the United States of America and Europe: A historical, comparative, and conceptual analysis. Amsterdam: European Association for International Education, 1995. ISBN 0313320756

KNIGHT, Jane. Updated definition of internationalization. International higher education, n. 33, 2003. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/248809738_Updated_Internationalization_Definition. Acesso em: 05 jul. 2021

KNIGHT, Jane. Internacionalização da educação superior: conceitos, tendências e desafios. 2. ed. São Leopoldo: Oikos, 2020. ISBN: 978-65-86578-51-5

LEASK, Betty. Embracing the possibilities of disruption. Higher Education Research & Development, v. 39, n. 7, p. 1388-1391, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/07294360.2020.1824211. Acesso em: 05 jul. 2021.

MARINONI, Giorgio; VAN’T LAND, Hilligje; JENSEN, Trine. The impact of covid-19 on higher education around the world. IAU Global Survey Report, 2020. Disponível em: https://www.iau-aiu.net/IMG/pdf/iau_covid19_and_he_survey_report_final_may_2020.pdf. Acesso em: 08 out. 2021.

NILSSON, Bengt. Internationalizing the curriculum. In.: JORIS, Michael et al. Internationalisation at home: a position paper. Amsterdam: European Association for International Education, 2000. Disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.123.3826&rep=rep1&type=pdf. Acesso em: 26 jul. 2021.

O’DOWD, Robert. Emerging trends and new directions in telecollaborative learning. Calico journal, v. 33, n. 3, p. 291-310, 2016. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/90014362. Acesso em: 02 mar. 2021.

O'DOWD, Robert. From telecollaboration to virtual exchange: state-of-the-art and the role of UNICollaboration in moving forward. Research-publishing. net, v. 1, p. 1-23, 2018. Disponível em: https://journal.unicollaboration.org/article/view/35567. Acesso em: 09 ago. 2021.

O’DOWD, Robert. Virtual exchange: moving forward into the next decade. Computer Assisted Language Learning, p. 209-224, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09588221.2021.1902201. Acesso em: 09 ago. 2021.

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de Estágio e de Pesquisa em Administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

RUBIN, Jon. The collaborative online international learning network: online intercultural exchange in the State University of New York Network of Universities. In: O’DOWD, Robert; LEWIS, Tim. Online intercultural exchange: policy, pedagogy, practice. Routledge, 2016. p. 277-284. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/QmsLLQHkxcX6KYPDwVvW6vv/?lang=en. Acesso em: 15 nov. 2019.

STALLIVIERI, Luciane. Internacionalização e intercâmbio: dimensões e perspectivas. Curitiba: Appris, 2017.

STALLIVIERI, Luciane. Making the case for responsible internationalisation. University World News, 2019. Disponível em: https://www.universityworldnews.com/post.php?story=20190829092237117. Acesso em: 15 nov. 2019.

STALLIVIERI, Luciane; VIANNA, Cleberson Tabajara. Responsible internationalization: new paradigms for cooperation between higher education institutions. REGIT: Revista de Estudos de Gestão, Informação e Tecnologia, Itaquaquecetuba, v.14, n.2, -.9-30, jul/dez 2020. Disponível em:

http://ric-cps.eastus2.cloudapp.azure.com/handle/123456789/4824. Acesso em: 28 out. 2021.

STALLIVIERI, Luciane. Internacionalización disruptiva. XI Asamblea virtual de rectores/ras y directivos 2021. Argentina, 03nov2021. Slides. Acesso em: 04 nov. 2021.

STALLIVIERI, Luciane. 20 years of internationalization: reimagining the future of education. Erasmus Global Week, Coimbra, Portugal, 2022. Access: https://globalweek.ipc.pt/program/work-program/

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

UNESCO. Global flow of tertiary-level students. 2020. Disponível em: http://uis.unesco.org/en/uis-student-flow . Acesso em: 15 out. 2021.

UNESCO IESALC. Virtual student mobility. 2021. Disponível em: https://www.iesalc.unesco.org/en/vsm/ . Acesso em: 03 nov. 2021.

UNESCO IESALC. Moving minds: opportunities and challenges for virtual student mobility in a post-pandemic world. 2022. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000380988 . Acesso em: 05/01/2023.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 14. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

WHO. Public health considerations while resuming international travel. 2020. Disponível em: https://www.who.int/news-room/articles-detail/public-health-considerations-while-resuming-international-travel . Acesso em: 03 out. 2021.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Bookman editora, 2015. ISBN: 9781452242569

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Christiane Guimarães dos Santos dos Passos, Luciane Stallivieri

Downloads

Não há dados estatísticos.