Resumo
Introdução: a internacionalização da educação superior, focada na mobilidade física, é uma atividade restrita a poucos alunos. Com as limitações causadas pela pandemia de COVID-19 a mobilidade física foi prejudicada e a mobilidade virtual passou a ser uma opção para as instituições manterem a internacionalização. Sob a perspectiva de que a mobilidade virtual pode contribuir para a internacionalização nas instituições de educação superior. Objetivo: analisar o desenvolvimento da internacionalização em casa por meio da mobilidade virtual nas instituições de educação superior federais do estado de Santa Catarina. Metodologia: Trata-se de um estudo de caso, no qual foram realizadas entrevistas com dois gestores de duas instituições federais do estado de Santa Catarina. Foi realizada análise documental, utilizando-se da análise de conteúdo para a discussão dos dados. Resultados: A análise permitiu identificar que houve ofertas de unidades virtuais no período pandêmico, as quais foram caracterizadas quanto a: tipo de oferta, língua de instrução, duração, modalidade, tipo de certificação, público-alvo e público demandante. Foram apontados, com base na percepção dos gestores, os facilitadores e os dificultadores para tais ofertas. Conclusão: Como principal contribuição da pesquisa, foi elaborado um rol de ações a serem tomadas pelas instituições que tenham como propósito desenvolver a internacionalização da educação, por meio da internacionalização em casa e por meio da atração de estudantes internacionais para a mobilidade virtual.
Referências
BARATA, Maria João. A Internacionalização do ensino superior: da mobilidade de pessoas à internacionalização do currículo. Interações: Sociedade e as novas modernidades, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.31211/interacoes.n37.2019.e1. Acesso em: 22 set. 2021.
BARBOSA, Marcelo Werneck; FERREIRA LOPES, Luana. Emerging trends in telecollaboration and virtual exchange: a bibliometric study. Educational Review, 2021. Disponível em: https://doi-rg.ez46.periodicos.capes.gov.br/10.1080/00131911.2021.1907314. Acesso em: 14 out. 2021.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. ISBN: 8502003089
BEELEN, Jos; JONES, Elspeth. Redefining internationalization at home. In: CURAJ, Adrian; MATEI, Liviu; PRICOPIE, Remus; SALMI, Jamil; SCOTT, Peter. The European higher education area: Between critical reflections and future policies. Springer, Cham, 2015. p. 59-72.
BRUHN, Elisa. Towards a framework for virtual internationalization. European distance and e-learning network (EDEN) conference proceedings, 2016. p. 1-9. Disponível em: https://www.ceeol.com/search/article-detail?id=846984. Acesso em: 15 out. 2021.
CAPES. A internacionalização na universidade brasileira: resultados do questionário aplicado pela Capes. 2017. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/a-internacionalizacao-nas-ies-brasileiras-pdf. Acesso em: 15 out. 2021.
CHILDRESS, Lisa K. Internationalization plans for higher education institutions. Journal of studies in international education, v. 13, n. 3, p. 289-309, 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/200763155_Internationalization_Plans_for_Higher_Education_Institutions. Acesso em: 15 out. 2021.
DE MIRANDA, José Antunes; STALLIVIERI, Luciane. Para uma política pública de internacionalização para o ensino superior no Brasil. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 22, n. 3, p. 589-613, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-40772017000300002. Acesso em 10 out. 2019.
DE WIT, Hans. Globalización e internacionalización de la educación superior. RUSC. Universities and Knowledge Society Journal, v. 8, n. 2, p. 77-84, 2011. Disponível em: https://educationaltechnologyjournal.springeropen.com/track/pdf/10.7238/rusc.v8i2.1247.pdf. Acesso em: 12 out. 2021.
DE WIT, Hans. Internationalisation of higher education, an introduction on the why, how and what. An introduction to higher education internationalisation, p. 13-46, 2013. ISBN: 9788834324813
DE WIT, Hans; HUNTER, Fiona; COELEN, Robert. Internationalisation of higher education in Europe: future directions. In: Internationalisation of higher education: study. European Union: European Parliament’s Committee on Culture and Education, 2015. DOI:10.1007/978-94-6351-161-2_6
DE WIT, Hans; JONES, Elspeth. A new view of internationalization: from a western, competitive paradigm to a global cooperative strategy. Journal of Higher Education Policy and Leadership Studies, v. 3, n. 1, p. 142-152, 2022. Disponível em: https://johepal.com/article-1-192-en.html. Acesso em: 10 out. 2019.
DE WIT, Hans; WANG, Lizhou. International students in non-anglophone countries: challenges and opportunities. International Higher Education, n. 111, p. 13-15, 11 Jul. 2022. Disponível em: https://ejournals.bc.edu/index.php/ihe/article/view/15327. Acesso em: 31 jan. 2023.
FINARDI, Kyria Rebeca; GUIMARAES, Felipe Furtado. Internationalization and the covid-19 pandemic: challenges and opportunities for the global south. Journal of Education, Teaching and Social Studies, v. 2, n. 4, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://hcommons.org/deposits/item/hc:32523. Acesso em: 12 out. 2021.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. ISBN 85-224-3169-8. 1.
HUDZIK, John K. Comprehensive internationalization: from concept to action. NAFSA: Association of International Educators. Washington, 2011. Disponível em: http://hdl.voced.edu.au/10707/299464. Acesso em: 05 out. 2021
INEP. Sinopse estatística da educação superior 2019. Brasília: Inep, 2020. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse. Acesso em: 04 06.2021
KNIGHT, Jane. Internationalization: elements and checkpoints. CBIE Research No. 7, Canadá, 1994. ISBN: 0-920496-84-9
KNIGHT, Jane; DE WIT, Hans. Strategies for internationalisation of higher education: a comparative study of Australia, Canada, Europe and the United States of America. In: DE WIT, Hans. Internationalization of higher education in the United States of America and Europe: A historical, comparative, and conceptual analysis. Amsterdam: European Association for International Education, 1995. ISBN 0313320756
KNIGHT, Jane. Updated definition of internationalization. International higher education, n. 33, 2003. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/248809738_Updated_Internationalization_Definition. Acesso em: 05 jul. 2021
KNIGHT, Jane. Internacionalização da educação superior: conceitos, tendências e desafios. 2. ed. São Leopoldo: Oikos, 2020. ISBN: 978-65-86578-51-5
LEASK, Betty. Embracing the possibilities of disruption. Higher Education Research & Development, v. 39, n. 7, p. 1388-1391, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/07294360.2020.1824211. Acesso em: 05 jul. 2021.
MARINONI, Giorgio; VAN’T LAND, Hilligje; JENSEN, Trine. The impact of covid-19 on higher education around the world. IAU Global Survey Report, 2020. Disponível em: https://www.iau-aiu.net/IMG/pdf/iau_covid19_and_he_survey_report_final_may_2020.pdf. Acesso em: 08 out. 2021.
NILSSON, Bengt. Internationalizing the curriculum. In.: JORIS, Michael et al. Internationalisation at home: a position paper. Amsterdam: European Association for International Education, 2000. Disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.123.3826&rep=rep1&type=pdf. Acesso em: 26 jul. 2021.
O’DOWD, Robert. Emerging trends and new directions in telecollaborative learning. Calico journal, v. 33, n. 3, p. 291-310, 2016. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/90014362. Acesso em: 02 mar. 2021.
O'DOWD, Robert. From telecollaboration to virtual exchange: state-of-the-art and the role of UNICollaboration in moving forward. Research-publishing. net, v. 1, p. 1-23, 2018. Disponível em: https://journal.unicollaboration.org/article/view/35567. Acesso em: 09 ago. 2021.
O’DOWD, Robert. Virtual exchange: moving forward into the next decade. Computer Assisted Language Learning, p. 209-224, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09588221.2021.1902201. Acesso em: 09 ago. 2021.
ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de Estágio e de Pesquisa em Administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
RUBIN, Jon. The collaborative online international learning network: online intercultural exchange in the State University of New York Network of Universities. In: O’DOWD, Robert; LEWIS, Tim. Online intercultural exchange: policy, pedagogy, practice. Routledge, 2016. p. 277-284. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/QmsLLQHkxcX6KYPDwVvW6vv/?lang=en. Acesso em: 15 nov. 2019.
STALLIVIERI, Luciane. Internacionalização e intercâmbio: dimensões e perspectivas. Curitiba: Appris, 2017.
STALLIVIERI, Luciane. Making the case for responsible internationalisation. University World News, 2019. Disponível em: https://www.universityworldnews.com/post.php?story=20190829092237117. Acesso em: 15 nov. 2019.
STALLIVIERI, Luciane; VIANNA, Cleberson Tabajara. Responsible internationalization: new paradigms for cooperation between higher education institutions. REGIT: Revista de Estudos de Gestão, Informação e Tecnologia, Itaquaquecetuba, v.14, n.2, -.9-30, jul/dez 2020. Disponível em:
http://ric-cps.eastus2.cloudapp.azure.com/handle/123456789/4824. Acesso em: 28 out. 2021.
STALLIVIERI, Luciane. Internacionalización disruptiva. XI Asamblea virtual de rectores/ras y directivos 2021. Argentina, 03nov2021. Slides. Acesso em: 04 nov. 2021.
STALLIVIERI, Luciane. 20 years of internationalization: reimagining the future of education. Erasmus Global Week, Coimbra, Portugal, 2022. Access: https://globalweek.ipc.pt/program/work-program/
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
UNESCO. Global flow of tertiary-level students. 2020. Disponível em: http://uis.unesco.org/en/uis-student-flow . Acesso em: 15 out. 2021.
UNESCO IESALC. Virtual student mobility. 2021. Disponível em: https://www.iesalc.unesco.org/en/vsm/ . Acesso em: 03 nov. 2021.
UNESCO IESALC. Moving minds: opportunities and challenges for virtual student mobility in a post-pandemic world. 2022. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000380988 . Acesso em: 05/01/2023.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 14. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
WHO. Public health considerations while resuming international travel. 2020. Disponível em: https://www.who.int/news-room/articles-detail/public-health-considerations-while-resuming-international-travel . Acesso em: 03 out. 2021.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Bookman editora, 2015. ISBN: 9781452242569
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Christiane Guimarães dos Santos dos Passos, Luciane Stallivieri