Banner Portal
Perspectiva de tempo futuro e a satisfação acadêmica
Sorriso de aluno no ensino superior, junto com outros colegas
PORTUGUÊS
ENGLISH (English)
ÁUDIO
VÍDEO

Palavras-chave

Ensino superior
Estudantes universitários
Psicologia cognitiva

Como Citar

NASCIMENTO, Francielle Pereira; OLIVEIRA, Katya Luciane de; BZUNECK, José Aloyseo. Perspectiva de tempo futuro e a satisfação acadêmica: identificação e relações no Ensino Superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 11, n. 00, p. e025036, 2024. DOI: 10.20396/riesup.v11i00.8674339. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8674339. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Introdução: Para a Perspectiva de Tempo Futuro, as metas futuras estipuladas pelos indivíduos têm efeito consciente e voluntário nos comportamentos do presente. Na universidade, estes comportamentos se manifestam paralelamente à satisfação ou insatisfação acadêmica. Objetivo: Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar as relações entre a Perspectiva de Tempo Futuro e a satisfação com a experiência acadêmica. Metodologia: Participaram 676 universitários de diferentes cursos da graduação de duas instituições do Sul do Brasil. Aplicou-se o ZPTI – Inventário de Perspectiva de Tempo Futuro e o QSEA – Questionário de Satisfação com a Experiência Acadêmica. Resultados: Os resultados evidenciaram bons índices de estrutura interna para os instrumentos. A partir das análises descritivas e correlacionais, verificou-se que os estudantes orientados pelo presente-hedonista e presente-fatalista tendem a não ser orientados para o futuro. Já aqueles orientados pelo tempo futuro se sentem satisfeitos com sua própria aprendizagem e com seu rendimento acadêmico. Entretanto, estudantes orientados pelo passado negativo ou pelo presente fatalista são mais insatisfeitos com sua aprendizagem e seu rendimento. Conclusão: Diante dos resultados, verifica-se a necessidade das Instituições de ensino superior e seus docentes se apropriarem dos saberes relacionados aos universitários e aos componentes da vida acadêmica para que haja maior satisfação, bem como, perspectivas mais concisas de futuro.

https://doi.org/10.20396/riesup.v11i00.8674339
PORTUGUÊS
ENGLISH (English)
ÁUDIO
VÍDEO

Referências

ALMEIDA, Leandro da Silva et al. Escala de satisfação no domínio académico em universitários portugueses. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación-e Avaliação Psicológica, Buenos Aires, v. 1, n. 54, p. 93-101, 2020. Disponivel em: https://www.redalyc.org/journal/4596/459664448010/459664448010.pdf. Acesso em: 13 Jan. 2023.

ARANTES, Valéria Amorin et al. Felicidade e bem-estar da juventude brasileira. Notandum, São Paulo, n. 46, p. 55-68, 2018. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/notandum/article/view/59675. Acesso em: 19 ago. 2023.

CAMPIRA, Farissai Pedro et al. Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique. Educação e Formação, Fortaleza, v. 6, n. 3, e4913, 2021. Disponível em: http://repositorio.upt.pt/jspui/bitstream/11328/4274/1/4913-Texto%20do%20artigo-22377-1-10-20210628.pdf. Acesso em: 14 jul. 2022.

CASANOVA, Joana Ribeiro et al. Dificuldades na adaptação académica e intenção de abandono de estudantes do 1. º ano do Ensino Superior. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Coruña, Espanha, v. 8, n. 2, p. 211-228, 2021. Disponível em: https://ruc.udc.es/dspace/handle/2183/29117. Acesso em: 14 dez. 2022.

DANCEY, Christine; REIDY, John. Estatística sem matemática para psicologia. 7.ed. Porto Alegre: Penso Editora, 2018.

DAURA, Florencia Teresita. Perspectiva temporal de los universitarios: implicaciones para la orientación educativa. Educación y Educadores, Cundinamarca, Colombia, v. 20, n. 3, p. 403-418, 2017. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S0123-12942017000300403&script=sci_arttext. Acesso em: 14 dez. 2022.

DE ARAGÃO, Bruno Saboya et al. Satisfação com a experiência acadêmica de estudantes do ensino superior. CBR-Consumer Behavior Review, Recife, PE, v. 2, n. 2, p. 96-107, 2018. Disponível em: https://encurtador.com.br/aeLO4. Acesso em: 14 dez. 2022.

FARIA, A. A. G. de B. T.; ALMEIDA, L. S. Adaptação acadêmica de estudantes do 1º ano: promovendo o sucesso e a permanência na Universidade. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021024-e021024, 2021. DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8659797.

HERINGER, Rosana; PAIVA, A. R. Ação afirmativa à brasileira: institucionalidade, sucessos e limites da inclusão de estudantes negros no ensino superior no Brasil (2001-2008). Entre dados e fatos: ação afirmativa nas universidades públicas brasileiras. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2010. v. 1, p. 117-141.

HUSMAN, Jenefer; HILPERT, Jonathan C.; BREM, Sarah K. Future time perspective connectedness to a career: the contextual effects of classroom knowledge building. Psychologica Belgica, Bethesda, MD, v. 56, n. 3, p. 210, 2016. DOI: https://doi.org/10.5334%2Fpb.282.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2017 [recurso eletrônico]. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2016.

KING, Ronnel B. Does your approach to time matter for your learning? The role of time perspectives on engagement and achievement. Educational Psychology, London, v. 36, n. 7, p. 1264-1284, 2016. DOI: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/01443410.2015.1045835.

LENS, Willy. La signification motivationnelle de la perspective future. Revue québécoise de psychologie, Québec, v. 13, n. 1, p. 69–84, 1993. Disponível em: https://eduq.info/xmlui/handle/11515/15493. Acesso em: 07 jun. 2019.

LUYCKX, Koen et al. Time perspective and identity formation: Short-term longitudinal dynamics in college students. International Journal of Behavioral Development, Londo, v. 34, n. 3, p. 238-247, 2010. Disponível em: https://lirias.kuleuven.be/146575?limo=0. Acesso em: 07 jun. 2019.

NUTTIN, Joseph. Future time perspective and motivation: theory and research method. New York: Psychology Press, 2014.

ORTUÑO, Victor.; et al. Tempo e Universidade: A evolução da Perspectiva Temporal ao longo do percurso universitário. In: FARIA, L. eta al. Carreira, criatividade e empreendedorismo. Braga: APDC Edições, 2011. p. 217-225. Disponível em: https://encurtador.com.br/oqrAG. Acesso em: 10 maio. 2019.

OSTI, Andreia et al. Satisfação académica: Pesquisa com estudantes brasileiros de uma universidade pública. Revista E-Psi, [S.l.], v. 9, n. 1, p. 94-106, 2020. Disponível em: https://artigos.revistaepsi.com/2020/Ano9-Volume1-Artigo6.pdf. Acesso em: 19 ago. 2023.

PEREIRA, Aline Fraga et al. Satisfação de estudantes universitários de Educação Física com experiências acadêmicas. Motrivivência, Florianópolis, v. 30, n. 53, p. 84-100, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2018v30n53p84. Acesso em: 19 ago. 2023.

RAMOS, Aline Marcelino et al. Satisfação com a experiência acadêmica entre estudantes de graduação em enfermagem. Texto & Contexto-Enfermagem, Florianópolis, v. 24, p. 187-195, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/QQzjpsmnpZ88XrRXqfYSRLD/?lang=pt. Acesso em: 19 ago. 2023.

SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos et al. Integração ao ensino superior e satisfação acadêmica em universitários. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, DF, v. 33, p. 780-793, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/qF9KKY4hWRSy4fg3VKrt5jG/. Acesso em: 19 ago. 2023.

SIMONS, Joke et al. Placing motivation and future time perspective theory in a temporal perspective. Educational psychology review, [S.l.], v. 16, p. 121-139, 2004. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1023/B:EDPR.0000026609.94841.2f. Acesso em: 19 mai0 2020.

SUEHIRO, Adriana Cristina Boulhoça; ANDRADE, Karla Silva de. Satisfação com a experiência acadêmica: um estudo com universitários do primeiro ano. Revista Psicologia em Pesquisa, Juiz de Fora, v. 12, n. 2, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/23430. Acesso em: 14 dez. 2022.

USART, Mireia; ROMERO, Margarida. Spanish Zimbardo Time Perspective Inventory construction and validity among higher education students. Electronic Journal of Research in Education Psychology, Barcelona, v. 12, n. 33, p. 483-508, 2014. Disponível em: http://repositorio.ual.es/bitstream/handle/10835/3904/Art_33_900.pdf?sequence=1. Acesso em: 14 dez. 2022.

VARGAS, Hustana Maria; HERINGER, Rosana. Políticas de permanência no ensino superior público em perspectiva comparada: Argentina, Brasil e Chile. Education Policy Analysis Archives, Tempe, AZ, v. 25, p. 72-72, 2017. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/2799. Acesso em: 19 ago. 2023.

ZIMBARDO, Philip G.; BOYD, John N. Putting time in perspective: A valid, reliable individual-differences metric. Journal of Personality and Social Psychology, [S.l.], v. 77, n. 6, p. 17-55, 2014. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-319-07368-2_2. Acesso em: 19 ago. 2023.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Francielle Pereira Nascimento, Katya Luciane de Oliveira, José Aloyseo Bzuneck

Downloads

Não há dados estatísticos.