Banner Portal
Engajamento acadêmico e síndrome do impostor entre graduandos
Pessoas engajadas no ensino
PORTUGUÊS
ENGLISH (English)
ÁUDIO
VÍDEO

Palavras-chave

Síndrome do impostor
Engajamento acadêmico
Universidade

Como Citar

SILVA, Jessiane Dayane Soares da; ALMEIDA, Aline Carvalho de. Engajamento acadêmico e síndrome do impostor entre graduandos: um estudo correlacional. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 11, n. 00, p. e025032, 2024. DOI: 10.20396/riesup.v11i00.8674466. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8674466. Acesso em: 1 maio. 2024.

Resumo

Introdução: No contexto universitário, construtos como o Engajamento Acadêmico (EA) se tornam desejáveis, o qual refere-se a um persistente estado de espírito afetivo-cognitivo. Esse espaço também é caracterizado por uma lógica de produtividade, gerando sentimentos de fraude, característicos da Síndrome do Impostor (SI). Sendo assim é possível que, visando alcançar a imagem idealizada de sucesso acadêmico, estudantes se envolvam bastante para diminuir essa sensação de falsidade. Objetivo: Buscou-se conhecer a relação entre o engajamento acadêmico e a síndrome do impostor, além de verificar se há uma relação de predição e se existem diferenças em função de variáveis sociodemográficas. Metodologia: Agregando uma amostra de 201 graduandos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), os respondentes foram contatados para responder o questionário online contendo os instrumentos do estudo referente aos construtos de engajamento acadêmico e síndrome do impostor, além das informações sociodemográficas. Para alcançar os objetivos, foram realizadas análises de correlação, regressão linear e ANOVA fatorial. Resultados: De fato, encontram-se correlações significativas entre os construtos e suas respectivas dimensões, assim como uma relação de predição, o que vem a corroborar com achados anteriores. Referente às diferenciações de engajamento mediante variáveis como sexo ou exercício laboral, não houve resultados estatisticamente significativos. Conclusão: Com isso, é possível compreender que juntamente com os aspectos positivos do comprometimento na universidade, os estudantes também podem estar lidando com o sentimento de fraude e de autodepreciação. Adentrar essa temática, permite fomentar pesquisas e ações mais direcionadas ao seu bem-estar e desempenho.

https://doi.org/10.20396/riesup.v11i00.8674466
PORTUGUÊS
ENGLISH (English)
ÁUDIO
VÍDEO

Referências

ALMEIDA, Aline Carvalho de. Sou uma fraude (?): Explicando a síndrome do impostor. 2020. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/20341/1/AlineCarvalhoDeAlmeida_Tese.pdf. Acesso em: 25 jan. 2024

ALRASHIDI, Oqab. PHAN, Huy P; NGU, Bing H. Academic engagement: an overview of its definitions, dimensions, and major conceptualisations. International Education Studies, v. 9, n. 12, p. 41-52, 2016. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1121524.pdf. Acesso em: 28 ago. 2023

AUSTIN, Chammie C. et al. Impostorism as a mediator between survivor guilt and depression in a sample of African American college students. College Student Journal, v. 43, p. 1094-1109, 2009. Disponível em: bit.ly/42iIewU. Acesso em: 29 dez. 2023

BEZERRA, Thereza Cristina Garcia et al. Escala Clance do fenômeno do impostor: adaptação brasileira. Psico-USF, v. 26, n. 2, p. 333-343, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusf/a/fKftCy3xJsDYyQyMF9D5VFh/?lang=pt. Acesso em: 28 ago. 2023

BUDESCU, Mia; SILVERMAN, Lisa R. Kinship support and academic efficacy among college students: a cross-sectional examination. Journal of Child and Family Studies, v. 25, n. 6, p. 1789-1801, 2016. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10826-016-0359-z. Acesso em: 28 ago. 2023

CHÁVEZ-HERNÁNDEZ, Noé; LUGARDO-BRAVO, María Teresa; RETES-MANTILLA, Rogel Fernando. Análisis del engagement académico en estudiantes de las carreras de administración y gestión empresarial. Vincula tégica EFAN, v.3, n. 2, p. 121-128, 2018. Disponível em: bit.ly/3SySQEh. Acesso em: 28 ago. 2023

CISCO, Jonathan. Using academic skill set interventions to reduce impostor phenomenon feelings in postgraduate students. Journal of Further and Higher Education, v. 44, n. 3, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/0309877X.2018.1564023. Acesso em: 28 ago. 2023

COWMAN, Shaun E.; FERRARI, Joseph R. “Am I for real?” Predicting impostor tendencies from self-handicapping and affective components. Social Behavior and Personality: an international journal, v. 30, n. 2, p. 119-125, 2002. Disponível em: bit.ly/47OVla1. Acesso em: 28 ago. 2023

CLANCE, Pauline Rose. The impostor phenomenon: Overcoming the fear that haunts your success. Atlanta: Peachtree, 1985. 205 p. ISBN 9780931948770.

CLANCE, Pauline Rose; IMES, Suzanne Ament. The impostor phenomenon in high achieving women: dynamics and therapeutic intervention. Psychotherapy: theory, research and practice, v. 15, n. 3, p. 241 - 247, 1978. Disponível em: https://psycnet.apa.org/doiLanding?doi=10.1037%2Fh0086006. Acesso em: 28 ago. 2023

COKLEY, Kevin. et al. Self-esteem as a mediator of the link between perfectionism and the impostor phenomenon. Personality and Individual Differences, v. 135, p. 292-297, 2018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0191886918304276?via%3Dihub. Acesso em: 28 ago. 2023

DUDĂU, Diana Paula. The relation between perfectionism and impostor phenomenon. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 127, p. 129-133, 2014. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042814023179?via%3Dihub. Acesso em: 28 ago. 2023

ESCOLANO-PÉREZ, Elena. Variables cognitivo-motivacionales del alumnado de Nuevo ingreso en el primer año de adaptación al Espacio Europeo de Educación Superior. Cultura y Educacion, v. 26, n. 3, p. 417- 447, 2014. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/11356405.2014.965446. Acesso em: 28 ago. 2023

HAUKOOS, Jason S.; LEWIS, Roger J. Advanced statistics: Bootstrapping confidence intervals for statistics with “difficult” distributions. Academic Emergency Medicine, v. 12, n. 4, p. 360-365, 2005. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1197/j.aem.2004.11.018. Acesso em: 28 ago. 2023

HARJU, Lotta; HAKANEN, Jari J.; SCHAUFELI, Wilmar B. Can job crafting reduce boredom and increase work engagement? A three-year cross-lagged panel study. Journal of Vocation Behavior, v. 96, n. 11-20, 2016. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0001879116300379?via%3Dihub. Acesso em: 28 ago. 2023

HOLMES, Sarah W. et al. Measuring the impostor phenomenon: A comparison of Clance’s IP Scale and Harvey’s IP Scale. Journal of Personality Assessment, v. 60, p. 48-59, 1993. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1207/s15327752jpa6001_3. Acesso em: 28 ago. 2023

HUTCHINS, Holly M. Outing the Imposter: A Study Exploring Imposter Phenomenon among Higher Education Faculty. New Horizons in Adult Education & Human Resource Development, v. 27, n. 2, p. 3 - 12, 2015. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/nha3.20098. Acesso em: 28 ago. 2023

KIMBARK, Kris; PETERS, Michelle L.; RICHARDSON, Tim. Effectiveness of the student success course on persistence, retention, academic achievement, and student engagement. Community College Journal of Research and Pratice, v. 41, n. 2, p. 124-138, 2016. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10668926.2016.1166352. Acesso em: 28 ago. 2023

MAGUIRE, Rebeca et al. Engaging students emotionally: the role of emotional intelligence in predicting cognitive and affective engagement in higher education. Higher Education Research and Development, v. 36, n. 2, p. 343-357, 2017. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/07294360.2016.1185396. Acesso em: 28 ago. 2023

MENG, Lina; JIN, Yi. A confirmatory factor analysis of the Utrecht Work Engagement Scale for Students in a Chinese sample. Nurse Education Today, v. 49, p. 129–134, 2017. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0260691716302829?via%3Dihub. Acesso em: 28 ago. 2023

MEURER, Alison Martins; COSTA, Flaviano. E se a máscara cair? Fenômeno impostor, características pessoais e background familiar dos pós-graduandos stricto sensu da área de negócios. Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 13, n. 3, p.103-124, 2020. Disponível em: https://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/719. Acesso em: 28 ago. 2023

OLIVEIRA, Aldení Ramos de. et al. Síndrome de burnout e síndrome do impostor: um estudo correlacional. Research, Society and Development, v. 10, n. 3, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/13344. Acesso em: 28 ago. 2023

PORTO, Rebeca Cruz; GONÇALVES, Marina Pereira. Motivação e envolvimento acadêmico: um estudo com estudantes universitários. Psicologia Escolar e Educacional, v. 21, n. 3, p. 515-522, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/F7Qm3MHG9pgLCKdXGsyKzxJ/?lang=pt. Acesso em 28 ago. 2023

RIGO, Rosa Maria; VITÓRIA, Maria Inês Côrte; MOREIRA, João António. Engagement acadêmico: retrospectiva histórica (diferentes níveis, distintas consequências e responsabilidades). In: RIGO, Rosa Maria; MOREIRA, João António; VITÓRIA, Maria Inês Côrte. Promovendo o engagement estudantil na educação superior. Porto Alegre, RS: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2018. p. 15-34. ISBN 978-85-397-1179-6.

ROHRMANN, Sonja; BECHTOLDT, Myriam N.; LEONHARDT, Mona. Validation of the impostor phenomenon among managers. Frontiers in Psychology, v. 7, p. 1-11, 2016. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2016.00821/full. Acesso em: 28 ago. 2023

SANTOS, Leandro da Costa; SEVERO, Leonardo Rolim; CORREIA, Lindinalva de Alcântara. Desafios ao engajamento acadêmico no Ensino Superior: uma análise a partir da avaliação discente. Revista Internacional de Educação Superior, v. 9, p. 1-21, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8666403/30111. Acesso em: 25 dez. 2023

SCAHUFELI, Wilmar B. Applying the job Demands-Resources model: a ‘how to’ guide to measuring and tackling work engagement and burnout. Organizational Dynamics, v. 46, p. 120-132, 2017. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0090261617300876?via%3Dihub. Acesso em: 28 ago. 2023

SCHAUFELI, Wilmar B. Engaging leadership in the job demands-resources model. Career Development International, v. 20, n. 5, p. 446-463, 2015. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/CDI-02-2015-0025/full/html. Acesso em: 28 ago. 2023

SCHAUFELI, Wilmar B. What is engagement? In: TRUSS, Catherine et al. Employee engagement in theory and practice. London: Routledge, 2013. p. 1-21. ISBN 978-0415657426

SCHAUFELI, Wilmar B. et al. The Measurement of Engagement and Burnout: a Two Sample Confirmatory Factor Analytic Approach. Journal of Happiness Studies, v. 3, n. 1, p. 71-92, 2002. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1023/A:1015630930326. Acesso em: 28 ago. 2023

SCHUBERT, Nicholas. The Impostor Phenomenon: Insecurity cloaked in success. 2013. Dissertação (Mestrado em Artes em Psicologia) – Carleton University, Ottawa, 2013. Disponível em: https://repository.library.carleton.ca/concern/etds/x633f1510. Acesso em: 25 jan. 2024.

SILVA, Juliana Ollé Mende da et al. Engajamento entre estudantes do ensino superior nas ciências da saúde. (Validação do questionário Utrecht Work Engagement Scale (UWES-S) com estudantes do ensino superior nas ciências da saúde). Revista Brasileira de Educação Médica, v. 42, n. 2, p. 15-25, 2018. Disponível em: bit.ly/3u9wW1b. Acesso em: 28 ago. 2023

SIMÃO, Fagner Martins. Fatores explicativos à síndrome do impostor dos estudantes de contabilidade. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal de Dourados, Mato Grosso do Sul, 2021. Disponível em: bit.ly/3SxrOgM. Acesso em: 25 jan. 2024.

STRAYHORN, Terrell L.; JOHNSON, Royal M. Black female community college students’ satisfaction: a national regression analysis. Community College Journal of Research and Practice, v. 38, n. 6, p. 534-550, 2014. Disponível em: bit.ly/47TjRGY. Acesso em: 28 ago. 2023

THOMPSON, Ted; FOREMAN, Peggy; MARTIN, Francis. Impostor fears and perfectionistic concern over mistakes. Personality and Individual Differences, v. 29, n. 4, p. 629-647, 2000. Disponível em: bit.ly/48SFHvQ Acesso em: 28 ago. 2023

VITÓRIA, Maria Inês Côrte et al. Engajamento acadêmico: desafios para a permanência do estudante na Educação Superior. Educação, v. 41, n. 2, p. 262-269, 2018. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/27960. Acesso em: 28 ago. 2023

WATANABE, Lauren E. The effects of college student employment on academic achievement. The Pegasus Review: UCF Undergraduate Research Journal, v. 1, n. 1, p. 38-47, 2005. Disponível em: https://stars.library.ucf.edu/urj/vol1/iss1/8/. Acesso em: 28 ago. 2023

WILLIAMS, Eric A. et al. Engagement, integrations, involvement: supporting academic performance and developing a classroom social network. p.1-14, 2017. Disponível em: bit.ly/3UeCRww. Acesso em: 28 ago. 2023

XAVIER, Izabel Cristina Silva. A relação entre engajamento e desempenho acadêmico de estudantes universitários. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2019. Disponível em: bit.ly/3Hz7ULR. Acesso em: 25 jan. 2024.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Jessiane Dayane Soares da Silva e Aline Carvalho de Almeida

Downloads

Não há dados estatísticos.