Resumo
Introdução A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) evidencia-se como uma pedagógica promissora na formação em saúde. Objetivo O presente manuscrito tem por finalidade abordar a fundamentação pedagógica e sua aplicabilidade em cursos de saúde, na promoção, desenvolvimento e aquisição de habilidades. Método estudo reflexivo sobre o processo de ensino aprendizagem com o uso de ABPj. Resultados Destaca a implementação desta metodologia para o processo de ensino aprendizagem eficaz em cursos superiores da saúde. Estes, continuamente desafiados em prover profissionais capacitados para a resolução de problemas complexos e multifacetados presentes na sociedade. O mercado de trabalho, exige profissionais aptos a utilizar estratégias inovadoras e tecnológicas na resolução de problemas globais de saúde. Conclusão A análise deste estudo, evidenciou a ABPj como uma metodologia pedagógica inovadora, dinâmica e flexível, que proporciona a reflexão crítica, desenvolve diversas habilidades: comunicação, liderança, gestão, integração, trabalho em equipe e possibilita ajustes constantes durante o processo de ensino aprendizagem, atendendo às necessidades dos alunos e às demandas da prática profissional em saúde.
Referências
ANDRADE, Maria Eduarda de; Ariotti, Eduarda Renata; Moretto, Carla; Condessa, Aline Macarevich. Aprendizagem Baseada em Projetos e Gestão da Saúde: aproximando teoria e realidade no Sistema Único de Saúde. Revista da ABENO, Brasília, v. 21, n. 1, p. 858, dez. 2021. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/858/996. Acesso em: 29 ago. 2023.
AZEVEDO, Yuri Gomes Paiva; ARAUJO, Aneide Oliveira de; MEDEIROS, Vanessa. Câmara de. Conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas pelos discentes de contabilidade através da aprendizagem baseada em projetos. Contabilidade, Gestão e Governança, Brasília, v. 20, n. 1, p. 153-174, 2017. Disponível em: https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/1174. Acesso em: 29 ago. 2023.
BARROS, Matheus César Vieira; MORAIS, Matheus Ladir Pereira Vieira de; LIMA, Lucas Mundim; RIBEIRO, Anna Luiza Guimarães; CUSTÓDIO; HATTORI, Wallisen Tadashi. Aprendizagem baseada em projetos para o ensino-aprendizagem de Saúde Coletiva na Medicina: relato de experiência. Interface (Botucatu), v. 25, p. 1-15, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/jHdFc94Kn8nk6X4RmMY3ftj/. Acesso em: 29 ago. 2023.
BENDER, Willian. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.
CARNEIRO, Lislayne. Hilton Ferreira Japiassu (1934 – 2015). Revista Interdisciplinar, p. 44-46. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade/article/view/25480. Acesso em: 13 mar. 2024.
CIPOLLA, Luis Eduardo. Aprendizagem baseada em projetos: a educação diferenciada para o século XXI. Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 17, n. 3, p. 567-585, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n3.440. Acesso em: 29 ago. 2023.
CORDEIRO, Priscila Aparecida dos Santos; COUTO, Janaína de Albuquerque. Percepções de licenciandos em Ciências Biológicas sobre a aplicação da aprendizagem baseada em projetos (ABP) para a construção de conceitos bioquímicos. In: ARAÚJO, Claudio L. de; MARINHO, Julio C. B.; FERREIRA, Weruska B. (org.). CONAPESC Digital Edition: VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências. Paraíba: Realize, 2022.
CRESTANI, Carlos; MACHADO, Márcio. Aprendizagem baseada em projetos na educação profissional e tecnológica como proposta ao ensino remoto forçado. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 28, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Y7KhcQCGgcnQVDZjvnrStZq/. Acesso em: 29 ago. 2023.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e Interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.
FAZENDA, Ivani. Didática e Interdisciplinaridade. 13. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.
GARCÊS, Bruno Pereira.; SANTOS, Kelly de Oliveira; OLIVEIRA, Carlos Alberto de. Aprendizagem baseada em projetos no ensino de bioquímica metabólica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. esp. 1, p. 526-533, 2018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11448. Acesso em: 29 ago. 2023.
GOMES, Vânia Thais Silva; RODRIGUES, Roberto Oliveira; GOMES, Raimundo Nonato Silva; GOMES, Maria Silva; VIANA, Larissa Vanessa Machado; SILVA, Felipe Santana. A pandemia da Covid19: repercussões do ensino remoto na formação médica. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 44, n. 4, p. 14, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/xZjx57LqBz9N6wcLPrTS9fs/. Acesso em: 29 ago. 2023.
GROTTA, Alexandre; PRADO, Edmir Parada Vasques. Um ensaio sobre a experiência educacional na programação de computadores: a abordagem tradicional versus a aprendizagem baseada em projetos. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 26., 2018, Natal. Anais do Workshop sobre Educação em Computação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wei/article/view/3496. Acesso em: 29 ago. 2023.
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
MACIEL, Tiago Perez Leitão; VASCONCELOS, Maria Viviane Lisboa de; PEIXOTO, Ana Lydia Vasco de Albuquerque; ALMEIDA, Lanusia Nunes; AUTO, Bruna de Sá Duarte; PEDROSA, Célia Maria Silva. Reflections on project-based learning: A case study in formative assessment and feedback in a Pediatric Emergency discipline during the pandemic. New Trends in Qualitative Research, Oliveira de Azeméis, Portugal, v. 13, p. e704, 2022. Disponível em: https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/704. Acesso em: 29 ago. 2023.
MOREIRA, Luan Matheus. Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPROJ): estudo de caso com foco no desenvolvimento de habilidades socioemocionais. In: REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 71., 21 a 27 julho 2019, Campos Grande. Resumos. Campo Grande: UFMS, 2019. Disponível em: http://reunioessbpc.org.br/campogrande/inscritos/resumos/1382_1764f05f334c340fa797485dd6b21716e.pdf. Acesso em: 29 ago. 2023.
OLIVEIRA, João Victor Ataide; SOUZA, Rander Lima de; TEIXEIRA, Antonio Zenon Antunes. Aprendizagem Baseada em Projetos em práticas pedagógicas na educação profissional. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências e Educação, v. 9, n. 6, p. 1715–1731, 2023. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/10242. Acesso em: 29 ago. 2023.
OLIVEIRA, Neide Aparecida Arruda de.; MATTAR, João. Folhetim Lorenianas: aprendizagem baseada em projetos, pesquisa e inovação responsáveis na educação. E-Curriculum, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 341-363, 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/36767. Acesso em: 29 ago. 2023.
OLIVEIRA, Sebastião Luís; SIQUEIRA, Adriano Francisco; ROMÃO, Estaner Claro. Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino Médio: estudo comparativo entre métodos de ensino. Bolema, Rio Claro, v. 34, n. 67, p. 764-785, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/wySf37fqxQDVHGPdPcCGhHq/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 29 ago. 2023.
PASCON, Daniela. Miori; VAZ, Débora Rodrigues; PERES, Heloís Helena Ciqueto; LEONELLO, Valéria Marli. Aprendizagem baseada em projetos no ensino remoto para estudantes ingressantes da graduação em enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 56, p. 1-8, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/pXTkVJBq8XwHPzT7hjcBpgh/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 ago. 2023.
PEREIRA, Marcos Vinicius da Silva, MACIEL, Eliel Muniz; BARROSO, Wermerson Assunção; SERRA, Mariana Barreto. (2024). Metodologias ativas na educação médica no Brasil. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/15032. Acesso em: 13 mar. 2024.
PEREIRA, Silvia; CAPELLI, Jane Carlos Santana; ABRAHÃO, Ana Lucia; ANASTACIO, Alexandra. A experiência do uso da aprendizagem baseada em projetos como metodologia ativa no programa de educação pelo trabalho para a saúde na aprendizagem da prática profissional. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, v. 12, n. 4, p. 881-898, 2017. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/demetra/article/view/28092. Acesso em: 29 ago. 2023.
SALES, André Barros de; SERRANO, Maurício; SERRANO, Milene. Aprendizagem Baseada em Projetos na Disciplina de Interação Humano-Computador. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, v. 37, p. 49-64, 2020. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7871592. Acesso em: 29 ago. 2023.
SANTOS, Aaron Pedro Santana Santos; MEDEIROS, Francisco Petrônio Alencar de; ALBER, Paz; JUNIOR, Josivaldo Gomes Rodrigues. Uso de projetos em salas de aula dos Institutos Federais: uma análise sob a ótica da Aprendizagem Baseada em Projetos e das competências do século 21. Revista Principia, João Pessoa, n. 44, p. 113-121, 2019a. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/2090. Acesso em: 29 ago. 2023.
SANTOS, Ana Clarissa Matte Zanardo dos. Contribuições da Aprendizagem baseada em Projetos: análise da utilização do método em disciplina do Curso de Administração. Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 1, p. 124–134, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1493. Acesso em: 29 ago. 2023.
SANTOS, Danielle Moura; NASCIMENTO, Raphaela Delmondes do; AQUINO, Jael Maria de; JUNIOR, Walmir Soares da Silva; LIMA, Marize Conceição Ventin; LISBÔA, Gabrielle Leite Pacheco; ALMEIDA, Isabella. Tecnologia Digital na Aprendizagem Baseada em Projetos em Curso de Graduação em Enfermagem. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, 4., 2019, Recife. Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019b. p. 359-366. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/ctrle/article/view/8907. Acesso em: 29 ago. 2023.
SANTOS, Lidiany Cerqueira; NEVES, Danilo Ferreira; FILHO, Hélio Cardoso de Moura; MENEZES, Fabrício dos Santos. Aprendizagem Baseada em Projetos na Informática em Saúde: Desenvolvendo Aplicativos com App Inventor. Revista Renote, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 42-51, 2019c. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/95703. Acesso em: 29 ago. 2023.
SEVERO, Carlos Emilio Padilla. Aprendizagem baseada em projetos: uma experiência educativa na educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 19, 2020. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/6717. Acesso em: 29 ago. 2023.
SILVA, Diego de Oliveira; CASTRO, Juscileide Braga; SALES, Gilvandenis. Leite. Aprendizagem baseada em projetos: contribuições das tecnologias digitais. Tear Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Porto Alegre, v. 7, n. 1, 2018. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2763. Acesso em: 29 ago. 2023.
SILVA, Diego Salvador Muniz da Silva; SÉ, Elisandra Villela Gasparetto; LIMA, Valéria Vernaschi; BORIM, Flávia Silva Arbex; OLIVEIRA, Marilda Siriani de; PADILHA, Roberto de Queiroz. Metodologias ativas e tecnologias digitais na educação médica: novos desafios em tempos de pandemia. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 46, n. 2, p. e058, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/fyC3cYbkkxKNDQWbFRxGsnG/?lang=pt#. Acesso em: 29 ago. 2023.
SILVA, Luciana Pereira da; TAVARES, Helenice Maria. Pedagogia de projetos: inovação no campo educacional. Revista da Católica, Uberlândia, v. 2, n. 3, p. 236- 245, 2010.
SILVA, Taís Duarte; LEAL, Edvalda Araújo. Aprendizagem baseada em projetos na pós-graduação em Ciências Contábeis. RCCC Revista Catarinense da Ciência Contábil, v. 20, 2021. Disponível em: https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3175. Acesso em: 29 ago. 2023.
THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Rev. Bras. Educ. 2008, Sep; 13(39).
VALENGA, Francine; RAIMONDI, Angela; COLOMBO, Kamila; BORDIN, Kellani. Uso de aprendizagem baseada em projetos com apoio de outras metodologias ativas para promover aprendizagem ativa no ensino de biotecnologia. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 12, n. 2, p. 148-163, maio/ago. 2019. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8096/pdf. Acesso em: 29 ago. 2023.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Daniela Miori Pascon, Heloisa Helena Ciqueto Peres