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Psicologia positiva na formação do psicólogo
Mãos dadas de duas pessoas como forma de psicologia
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Palavras-chave

Psicologia positiva
Curso de psicologia
Oficina pedagógica
Metodologia ativa
Aprendizagem baseada em projetos

Como Citar

JUSTINIANO, Marcos Messias da Silva; MAZZAFERA, Bernadete Lema. Psicologia positiva na formação do psicólogo: oficina psicoeducativa como proposta de ensino. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 11, n. 00, p. e025033, 2024. DOI: 10.20396/riesup.v11i00.8674662. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8674662. Acesso em: 1 maio. 2024.

Resumo

Introdução: A Psicologia Positiva tem contribuições relevantes evidenciadas na literatura no que tange à promoção de saúde, aumento da qualidade de vida e do bem-estar. Objetivo: O objetivo geral desta pesquisa foi identificar a presença da Psicologia Positiva na formação do psicólogo e apresentar uma proposta de ensino por meio de uma Oficina Psicoeducativa com recursos educacionais digitais. Metodologia: Foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre o tema e sobre as contribuições da Psicologia Positiva, sendo, neste último caso, analisados 43 trabalhos; pesquisa documental dos projetos políticos pedagógicos e/ou ementas do curso de psicologia de 50 Instituições de Ensino Superior; e pesquisa descritiva de campo com a participação de 4 professores de psicologia para avaliar a Oficina Psicoeducativa. Verificou-se as contribuições da Psicologia Positiva para a promoção de saúde em várias áreas, sendo que em apenas 4 Instituições constam a respectiva disciplina nos projetos políticos pedagógicos. Foi elaborada uma Oficina Psicoeducativa com oito aulas por meio de metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Projetos com o uso de recursos educacionais digitais para o ensino e vivências da Psicologia Positiva. Resultados: A Oficina pode ser disponibilizada a estudantes e psicólogos, favorecendo o contato com os conceitos da Psicologia Positiva, sua aplicabilidade e seus benefícios. Conclusão: Trata-se de uma proposta aberta e adaptável às necessidades e realidades de cada curso de Psicologia. Sugere-se que os resultados na formação e na saúde dos estudantes da Oficina sejam verificados em estudos posteriores.

https://doi.org/10.20396/riesup.v11i00.8674662
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