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Explorando o potencial dos memes pela educação midiática
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Palavras-chave

Ensino superior
Docência
Memes
Educação midiática
Aprendizagem

Como Citar

BARRETO, Carlos Henrique da Costa; SANTOS, Eliane Aparecida Galvão dos; GHISLENI, Taís Steffenello. Explorando o potencial dos memes pela educação midiática: reflexões sobre o ensino superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 11, n. 00, p. e025031, 2024. DOI: 10.20396/riesup.v11i00.8675020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8675020. Acesso em: 30 abr. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

Introdução: Este estudo aborda a docência no ensino, relatando uma experiência no âmbito do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL) da Universidade Franciscana (UFN). Objetivo: A pesquisa envolveu a disciplina de Produção de Microconteúdo no curso de Publicidade e Propaganda, concentrando-se no ensino de memes com base em Educação Midiática. Metodologia: O estudo, de natureza qualitativa, apresenta um formato de relato reflexivo, embasado teoricamente por autores como Veiga (2014), Lima e Grilo (2008), Morin (2000), entre outros. A atividade na graduação foi guiada pelo tripé "Leitura, Escrita e Participação" da Educação Midiática (Ferrari, Machado e Ochs, 2020), explorando o ensino de memes em quatro encontros. Resultados: Os resultados destacam a eficácia dos memes como recurso pedagógico, promovendo uma comunicação mais descontraída e horizontal entre educadores e alunos, alinhando-se aos novos paradigmas de ensino contemporâneos. Conclusão: Este estudo aborda a integração bem-sucedida de memes como ferramenta pedagógica, destacando sua eficácia na promoção de uma comunicação envolvente e alinhada aos princípios educacionais contemporâneos. Estas descobertas têm implicações significativas para a prática docente no ensino superior, sugerindo abordagens mais inovadoras e centradas no aluno.

https://doi.org/10.20396/riesup.v11i00.8675020
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Copyright (c) 2023 Carlos Henrique da Costa Barreto, Eliane Aparecida Galvão dos Santos, Taís Steffenello Ghisleni

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