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O curso de Letras como agência de letramento literário para estudantes ingressantes e concluintes
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Palavras-chave

Agência de letramento literário. Curso de Letras. Formação inicial.

Como Citar

MARTINS, Rita Pabst; KOERNER, Rosana Mara. O curso de Letras como agência de letramento literário para estudantes ingressantes e concluintes. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 328–340, 2016. DOI: 10.22348/riesup.v2i2.7606. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650554. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar resultados de uma pesquisa que buscou verificar as atribuições que estudantes davam ao Curso de Letras no que se refere à questão do seu letramento literário, caracterizando-se (ou não) como agência de letramento. De abordagem qualitativa, a pesquisa teve como procedimentos metodológicos um questionário de sondagem e uma entrevista semiestruturada. Dos 45 estudantes que responderam ao questionário foram selecionados 4 ingressantes e 4 concluintes para a realização da entrevista. Fundamentam essa pesquisa, especialmente, Cosson (2012) e Paulino (2010). Como principais resultados destacam-se a percepção de que o Curso de Letras não contribuiu para a germinação do gosto pela literatura, mas para o seu refinamento e para a ampliação do repertório. Também contribuiu para a decisão (ou não) pela docência. No que se refere ao desenvolvimento do gosto pela literatura, há indicações explícitas de ações de professores em particular, o que, no entanto, não é generalizado. 

https://doi.org/10.22348/riesup.v2i2.7606
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