Banner Portal
Tecnologias assistivas e a inclusão do estudante surdo na educação superior
PDF

Palavras-chave

Inclusão. Estudante surdo. Tecnologias assistivas. Educação superior.

Como Citar

SANTOS, Pricila Kohls dos; DANTAS, Nozângela Maria Rolim. Tecnologias assistivas e a inclusão do estudante surdo na educação superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 3, n. 3, p. 494–514, 2017. DOI: 10.22348/riesup.v3i3.7793. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650620. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A comunicação é fundamental para que as relações de ensino e aprendizagem se estabeleçam em todos os níveis de educação. Nesse sentido, o presente estudo analisa a presença do estudante surdo na Educação Superior e como se dá sua comunicação em relação com professores e colegas na Universidade. Para melhor compreender esse processo, foram trazidas teorias relacionadas ao tema e dados do Censo concernentes à inclusão do aluno surdo na Educação Superior. Trouxeram-se também algumas tecnologias assistivas disponíveis para a pessoa com deficiência auditiva e que podem ser utilizadas para mediação técnico-pedagógica. Outrossim, analisa-se a perspectiva do estudante surdo na Educação Superior, suas dificuldades e desafios, e como a tecnologia está presente em seu cotidiano, auxiliando-o no processo de sua aprendizagem. A pesquisa é de cunho qualitativo, exploratório, sendo a análise dos dados baseada na análise textual discursiva. Os resultados apontam para a necessidade de a gestão da instituição pensar em espaços de apoio ao estudante de inclusão, de investir em tecnologias assistivas, de promover espaços de discussão entre gestão, docentes e estudantes visando à qualificação da inclusão do estudante com deficiência na universidade.
https://doi.org/10.22348/riesup.v3i3.7793
PDF

Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.