Banner Portal
Desempenho acadêmico em cálculo diferencial e integral
PORTUGUÊS
ENGLISH

Arquivos suplementares

Termo de originalidade

Palavras-chave

Cálculo diferencial e integral
Cálculo
Desempenho acadêmico

Como Citar

ROSA, Chaiane de Medeiros; ALVARENGA, Karly Barbosa; SANTOS, Fabiano Fortunato Teixeira dos. Desempenho acadêmico em cálculo diferencial e integral: um estudo de caso. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 5, p. e019023, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v5i0.8653091. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8653091. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho é parte de uma investigação que objetiva conhecer a história do conjunto de disciplinas que estudam os conteúdos de Cálculo Diferencial e Integral ministradas na Universidade Federal de Goiás. Este artigo analisa o rendimento acadêmico dos alunos na disciplina Cálculo 1A da referida instituição, do primeiro semestre de 2010 ao segundo semestre de 2016, o que corresponde a 14 semestres letivos, verificando aspectos como: alunos matriculados, aprovação e reprovação e médias finais. Realiza-se, pois, um estudo de caso, com base em pesquisa com abordagem quali-quantitativa.  Para tanto, respalda-se em dados administrativos, pedagógicos e acadêmicos obtidos no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da universidade. Os dados quantitativos coletados são analisados principalmente à luz da estatística descritiva. Além disso, a análise qualitativa é desenvolvida tendo como respaldado um estudo bibliográfico, fundamentado em autores que discutem temas como: ensino e aprendizagem de matemática, dificuldades de aprendizagem em Cálculo e reprovação na educação superior. Os resultados evidenciam um desempenho insatisfatório na disciplina Cálculo 1A, manifesto em elevada reprovação e em médias finais baixas. O estudo ainda mostra que a quantidade de estudantes por sala de aula não provoca maior reprovação. Diante do exposto, emerge a necessidade de se problematizar os processos de ensino e de aprendizagem, bem como pensar na propositura de ações educativas que possam vir a alterar esse quadro, levando os alunos a uma aprendizagem efetiva dos conteúdos dessas disciplinas.

https://doi.org/10.20396/riesup.v5i0.8653091
PORTUGUÊS
ENGLISH

Referências

ALVARENGA, Karly Barbosa; DORR, Raquel Carneiro; VIEIRA, Vanda Domingos. O ensino e a aprendizagem de cálculo diferencial e integral: características e interseções no Centro-Oeste brasileiro. Revista Brasileira de Ensino Superior, v. 4, n. 2, pp. 46-57, 2016.

BARUFI, Maria Cristina Bonomi. A construção/negociação de significados no curso universitário inicial de Cálculo Diferencial e Integral. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo, 1999.

BUSSAB, Wilton de O.; MORETTIN, Pedro A. Estatística básica. 6 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

CORREIO BRASILIENSE. Professor desenvolve método que melhora desempenho dos alunos em Cálculo 1. 2015. Disponível em: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ensino_ensinosuperior/2015/12/10/ensino_ensinosuperior_interna,510086/professor-desenvolve-metodo-que-melhora-desempenho-dos-alunos-em-calcu.shtml. Acesso em: 25 ago. 2017.

CRUZ, Fatima Maria Leite; MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira. Processos formativos de avaliação da aprendizagem matemática segundo licenciandos e professores formadores. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 6, n. 02, p. 85-109, 2013.

CURY, Helena Noronha. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

DONEL, Marlene Lucia Holz. Dificuldades de aprendizagem em Cálculo e a relação com o raciocínio lógico formal: uma análise no ensino superior. Dissertação de mestrado. Faculdade de Filosofia e Ciências. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, 2015.

FRAGOSO, Wagner da Cunha. O medo da Matemática. Educação, v. 26, n. 02, p. 95-109, 2001.

GARZELLA, Fabiana Aurora Colombo. A disciplina Cálculo 1: análise das relações entre as práticas pedagógicas do professor e seus impactos nos alunos. Tese de doutorado. Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, 2013.

GIDDENS, Anthony. Sociologia. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.

GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.

GOODE, Willian J.; HATT, Paul K. Métodos em pesquisa social. 3 ed. São Paulo: Cia Editora Nacional, 1969.

INEP. Indicadores Educacionais em Foco. Como o tamanho das turmas varia ao redor do mundo? 2012. Disponível em: http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/estatisticas_educacionais/indicadores_educacionais_foco/indicadores_educacionais_foco_n_9.pdf. Acesso em: 20 maio 2017.

FRAGOSO, Wagner da Cunha. História da Matemática: uma disciplina do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Juiz de Fora, 2011.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1991.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2013.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; SANCHES, Odécio. Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1993.

OLIVEIRA, Maria Cristina Araújo de; RAAD, Marcos Ribeiro. A existência de uma cultura escolar de reprovação no ensino de Cálculo. Boletim GEPEM, n. 61, pp. 125-137, 2012.

PAVANELLO, Regina Maria; NOGUEIRA, Célia Maria Ignatus. Avaliação em Matemática: algumas considerações. Estudos em Avaliação Educacional, v. 17, n. 33, p. 29-41, jan./abr. 2006.

RASMUSSEN, Chris; MARRONGELLE, Karen.; BORBA, Marcelo. Research on calculus: what do we know and where do we need to go? ZDM Mathematics Education, v. 46, pp. 507–515, 2014.

REZENDE, Wanderley Moura. O ensino de cálculo: dificuldades de natureza epistemológica. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo, 2003.

SILVA, Benedito Antonio. Diferentes dimensões do ensino e aprendizagem do Cálculo. Educ. Matem. Pesquisa, São Paulo, v. 13, n. 3, pp. 393-413, 2011.

TALL, David. Students’ Difficulties in Calculus. In: INTERNATIONAL CONGRESS ON MATHEMATICAL EDUCATION - ICME, Plenary presentation in Working Group 3. Québec. Anais... August 1992. Disponível em: http://homepages.warwick.ac.uk/dot1993k-calculus-wg3-icme.pdf. Acesso em: 24 jan. 2013.

Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.