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O mestrado profissional no contexto da formação continuada e o impacto na atuação dos profissionais da educação
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Palavras-chave

Formação continuada
Mestrado profissional
Educação
Qualidade.

Como Citar

MARQUEZAN, Lorena Peterini; SAVEGNAGO, Cristiano Lanza. O mestrado profissional no contexto da formação continuada e o impacto na atuação dos profissionais da educação. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 6, p. e020011, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v6i0.8654993. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8654993. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

A formação continuada apresenta-se como um processo essencial para o enfrentamento dos desafios emergentes em um mundo em constante transformação. Nesse contexto, o Mestrado Profissional surge como uma modalidade de formação que propicia o aprimoramento da formação acadêmica e profissional, buscando aproximar o mundo acadêmico do mundo do trabalho. Entre os objetivos dos mestrados profissionais, está a articulação integrada da formação profissional às instituições demandantes, visando a melhoria da eficácia e da eficiência das organizações privadas e públicas, por meio da geração e articulação de processos de inovação para a solução de problemas específicos. Partindo dessas considerações, esta pesquisa objetivou avaliar os resultados alcançados pelo Mestrado Profissionalem Políticas Públicase Gestão Educacional (PPPG) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no sentido de identificar a percepção dos egressos das turmas 2015 e 2016 sobre os impactos dessa formação na vida profissional e acadêmica, bem como dos produtos educacionais e/ou conhecimentos construídos e implementados nas instituições em que estão vinculados profissionalmente. Para atingir esses objetivos, foi realizado um estudo quanti-qualitativo com treze egressos do PPPG da UFSM, por meio de questionário semiaberto. Os resultados foram analisados qualitativamente e evidenciam que esse curso se constitui potencializador de mecanismo de formação continuada qualitativa aos seus egressos, pois possibilitou a ampliação, a construção e a [re]significação de conhecimentos profissionais e acadêmicos. No entanto, há indicativos que a implementação dos produtos educacionais, ainda que satisfatória, poderá ser aprimorada mediante uma maior articulação e interlocução entre os atores e cenários educacionais envolvidos nesse processo.

https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8654993
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