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El masters profesional en el contexto de la formación continuada y el impacto en la actuación de los profesionales de la educación
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Palabras clave

Formación continua
Maestria profesional
Educación
Calidad.

Cómo citar

MARQUEZAN, Lorena Peterini; SAVEGNAGO, Cristiano Lanza. El masters profesional en el contexto de la formación continuada y el impacto en la actuación de los profesionales de la educación. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 6, p. e020011, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v6i0.8654993. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8654993. Acesso em: 3 jul. 2024.

Resumen

A formação continuada apresenta-se como um processo essencial para o enfrentamento dos desafios emergentes em um mundo em constante transformação. Nesse contexto, o Mestrado Profissional surge como uma modalidade de formação que propicia o aprimoramento da formação acadêmica e profissional, buscando aproximar o mundo acadêmico do mundo do trabalho. Entre os objetivos dos mestrados profissionais, está a articulação integrada da formação profissional às instituições demandantes, visando a melhoria da eficácia e da eficiência das organizações privadas e públicas, por meio da geração e articulação de processos de inovação para a solução de problemas específicos. Partindo dessas considerações, esta pesquisa objetivou avaliar os resultados alcançados pelo Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no sentido de identificar a percepção dos egressos das turmas 2015 e 2016 sobre os impactos dessa formação na vida profissional e acadêmica, bem como dos produtos educacionais e/ou conhecimentos construídos e implementados nas instituições em que estão vinculados profissionalmente. Para atingir esses objetivos, foi realizado um estudo quanti-qualitativo com treze egressos do PPPG da UFSM, por meio de questionário semiaberto. Os resultados foram analisados qualitativamente e evidenciam que esse curso se constitui potencializador de mecanismo de formação continuada qualitativa aos seus egressos, pois possibilitou a ampliação, a construção e a [re]significação de conhecimentos profissionais e acadêmicos. No entanto, há indicativos que a implementação dos produtos educacionais, ainda que satisfatória, poderá ser aprimorada mediante uma maior articulação e interlocução entre os atores e cenários educacionais envolvidos nesse processo.

https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8654993
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Citas

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