Banner Portal
Relato de experiências exitosas na iniciação científica
PORTUGUÊS
ENGLISH

Palavras-chave

Projeto de pesquisa
Abordagem interdiciplinar
Relações interpessoais
Educação superior.

Como Citar

RIBEIRO, Lidia Cristina Villela; SOUSSA, Márcio Renê Brandão. Relato de experiências exitosas na iniciação científica: o uso da interdisciplinariedade e do trabalho em equipe. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 6, p. e020020, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v6i0.8655832. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8655832. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este estudo teve por objetivos relatar e refletir sobre duas experiências interdisciplinares na iniciação científica, desenvolvidas em conjunto por dois docentes que atuam em áreas distintas do conhecimento(saúdee tecnologia), em uma Instituição de Ensino Superior. Trata-se de uma pesquisa que descreve a trajetória metodológica dos projetos orientados, nos anos de 2015 e 2018. Discute-se a relação da integração e articulação ocorrida entre os docentes e, destes, com os discentes das duas áreas. Os produtos obtidos desta parceria, isto é, um atlas digital para o estudo de tecidos e um jogo educativo sobre a esquistossomose, do tipo serious game, demonstram a importância do desenvolvimento de trabalhos colaborativos e interdisciplinares na promoção de trocas de experiências, informações, desenvolvimento de habilidades e criação de ferramentas educativas que atendam às demandas de inovação tecnológica da educação contemporânea no ensino superior.

https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8655832
PORTUGUÊS
ENGLISH

Referências

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo; ALVES Leonir Pessate (Orgs). Processos de ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 7. ed. Joinville, SC: UNIVILLE, 2007. 155 p. ISBN 9788587977151.

AUDY, Jorge. A inovação, o desenvolvimento e o papel da Universidade. Estud. av., São Paulo, v. 31, n. 90, p. 75-87, mai. 2017 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.phpscript=sci_arttext&pid=S010340142017000200075&lng=en&nrm=iso Acesso em 15 de jan. 2019.

CUSTÓDIO, José Franciscoet al; Práticas didáticas construtivistas: critérios de análise e caracterização. Tecné, Episteme Y Didaxis: TED,v. 33, n.1, p.11-35, 2013. ISSN 2323-0126. Disponível em:http://www.scielo.org.co/pdf/ted/n33/n33a01.pdf. Acesso em 17 dez. 2018.

DOS SANTOS, Arthur Saldanha; DA SILVA, Greiciele Soares. Interdisciplinaridade no ensino superior: desafios e diálogos na academia. RELACult -Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, [S.l.], v. 3, n. 1, p. 05, mai. 2017. ISSN 2525-7870. Disponível em: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/370. Acesso em: 17 dez. 2018.

EMMEL, Rúbia; KRUL, Alexandre José. A docência no ensino superior: reflexões e perspectivas. Revista Brasileira de Ensino Superior, Passo Fundo, v. 3, n. 1, p. 42-55, ago. 2017. ISSN 2447-3944. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/REBES/article/view/1732/1237. Acesso em: 26 jan. 2019. doi:https://doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v7n1p42-55.

FAVA-DE-MORAES, Flavio; FAVA, Marcelo. A iniciação científica: muitas vantagens e poucos riscos. São Paulo Perspec., São Paulo , v. 14, n. 1, p. 73-77, Mar. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392000000100008&lng=en&nrm=iso. Acesso em 04 de fev. 2019 http://dx.doi.org/10.1590/S0102-88392000000100008.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia?. 6. ed. SP: Edições Loyola, 2011. 173 p. ISBN 978-85-15-00506-2.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. 6. ed. SP:EdiçõesLoyola, 1991. 119 p. v. 13. (Coleção Educar). ISBN-13: 978-8515005253.

LÂMPERT, Ernani. O ensino com pesquisa: realidades, desafios e perspectivas na universidade brasileira. COMUNICAÇÕES, v.14, n.1. p. 71-87, 2007. ISSN 2238-121X (ON LINE). Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/628/0Acesso em: 26 jan. 2019.

PENSIN, Daniela Pederiva. O imperativo da inovação e a constituição da docência inovadora. Revista Brasileira de Ensino Superior, v. 3, n. 4, p. 23-35, dez. 2017. ISSN 2447-3944. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/REBES/article/view/2208. Acesso em: 17 dez. 2018.

PINHO, Maria José de. Ciência e ensino: contribuições da iniciação científica na educação superior. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 03, p. 658-675, nov. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v22n3/1982-5765-aval-22-03-00658.pdf Acesso em 04 de fev. 2019.

Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.